CUIABÁ

Rondonópolis

Cidade enviará para Ministério da Justiça documento para melhoria de vida dos migrantes

Publicados

Rondonópolis

O auditório do Paço Municipal recebeu na tarde desta sexta-feira (01) imigrantes haitianos, venezuelanos e em menor número, peruanos e colombianos para participarem e aprovarem sugestões que serão enviadas ao Ministério da Justiça, em Brasília, que, caso aprovadas, irão compor as políticas públicas de imigração. A aprovação das sugestões elencadas resultam das discussões da 1ª Conferência Municipal de Migrações, Refúgio e Apatridia – Comigrar: Cidadania em Movimento.

O documento aprovado que será encaminhado para o Ministério da Justiça, em Brasília, elenca ações para minimizar as barreiras linguística, cultural e econômica para quem vem de outros países; igualdade de tratamento e acesso aos serviços públicos, redução na burocracia para entrada de imigrantes que já tenham parentes no Brasil, facilitação no reconhecimento dos estudos por parte do Ministério da Educação, ampliar para os imigrantes o sistema de cotas para ingresso nas universidades, garantia de um intérprete em caso de internação, tendo em vista, falta de domínio da língua portuguesa, assim como inserção de atividades de cultura e esporte e lazer com participação daqueles que escolheram nosso país para viverem. A reorganização da lei do voto para quem não é brasileiro, também foi destaque no texto.

Leia Também:  Virada Sustentável terá atividades também em Rondonópolis

Representantes de Rondonópolis também participarão com encaminhamentos e sugestões para reorganização de políticas públicas para estes povos nas conferências estadual e nacional. Neste contexto, serão encaminhadas propostas para serem executadas no Estado, como acesso a aulas de português, atenção especial para quem vem de outro país e estuda nas redes públicas, palestras sobre legislações e direitos dessas pessoas e organização de atividades que as incluam nas comunidades. Ter cartilhas bilíngues sobre assuntos relevantes para quem chega em Mato Grosso em Rondonópolis.

Na Conferência, os imigrantes também ouviram noções de legislação do trabalho e de como se protegerem dos patrões que ofertam a vaga, mas não condições de trabalho, assim como, os órgãos aonde podem fazer denúncias e procurar ajuda. A explanação foi feita pelo procurador do Ministério do Trabalho, Pedro Henrique Godinho Faccioli, que atuou na região de fronteira com a Venezuela em Roraima. Ele destacou que a cidade carece de iniciativas de acolhimento a essas pessoas e salientou que a necessidade de quem chega de outro país, vai desde a ajuda para aprender a língua, cursos profissionalizantes para prepará-los para mercado de trabalho.

Leia Também:  Saúde alerta sobre tentativa de golpe de "falso fiscal" no comércio local

Um dos quesitos para validar as propostas e conferência seria o montante de 30% das pessoas de migrantes, a cota foi alcançada e com presença de cerca de cem pessoas no evento. Participaram das discussões, a Pastoral da Mulher Marginalizada, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, profissionais da assistência social (Cras, Creas, Centro Pop), representantes do Socioeducativo, Centro de Reabilitação Nilmo Júnior, representantes de igrejas evangélicas e católica, Ministério Público do Trabalho, universidades locais, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Prefeitura assume gestão temporária de asilo privado em Rondonópolis

Publicados

em

A Prefeitura de Rondonópolis assumiu de forma temporária nesta quinta-feira (11) a administração do Sossego Lar dos Idosos (atual Recanto Bom Jesus Lar dos Idosos), uma instituição privada situada no Globo Recreio. A ação cumpre decisão judicial da 1ª Vara Cível da Comarca de Rondonópolis, que constatou que cerca de 40 idosos viviam em situação insalubre e de grave abandono na instituição.

Atendendo uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Mato Grosso, a Justiça determinou o afastamento imediato do administrador da entidade e a entrega temporária da gestão ao Município. “O foco principal do nosso trabalho é garantir a segurança e a vida dos acolhidos que aqui estão”, explicou a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Perez.

A equipe municipal encontrou no local uma realidade chocante. Idosos abandonados, com feridas abertas, em meio a forte mau cheiro e a um ambiente insalubre, com a maioria dos acolhidos apresentando quadros de saúde agravados pela falta de cuidado. A situação era tão grave que um dos idosos precisou ser removido pelo SAMU e encaminhado para internação.

Leia Também:  Justiça julga improcedente ação que cobrava R$ 12,8 milhões de atrasados

Para entrar no local, a Prefeitura montou uma força-tarefa multidisciplinar. Estiveram presentes equipes da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde — com médico, enfermeiros, dois técnicos da Vigilância Sanitária, assistente social, além da Procuradoria Geral do Município, que realizaram a verificação das condições da entidade e o acompanhamento individual de cada acolhido.

A atuação jurídica do Município foi imediata. No mesmo dia da decisão judicial, a Procuradoria-Geral do Município fez um pedido nos autos requerendo a habilitação da Prefeitura como parte no processo, ao lado do Ministério Público (pedido que foi deferido pela Justiça). Na manifestação, o Município assumiu o compromisso de disponibilizar toda a sua equipe e oferecer integral suporte à intervenção, em defesa dos idosos acolhidos.

As irregularidades na entidade não eram novas. A Vigilância Sanitária do Município já havia flagrado uma série de inconformidades em fiscalizações anteriores, que resultaram inclusive em termo de ajustamento de conduta. As determinações, porém, não foram cumpridas.

Leia Também:  Beneficiários devem realizar pesagem obrigatória para não perder o benefício

A partir de agora, com a administração temporária do Município, as famílias dos idosos estão sendo localizadas e notificadas, com o objetivo de reintegrar cada acolhido a um ambiente seguro e digno. A Prefeitura de Rondonópolis já está elaborando um relatório completo sobre a situação da instituição e a condição de cada idoso, que será entregue ao Poder Judiciário na próxima semana.

Nova administração

A servidora pública municipal Marielle Barbosa de Brito foi nomeada pelo Poder Judiciário como a administradora temporária do Sossego Lar dos Idosos (atual Recanto Bom Jesus Lar dos Idosos). Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Coordenação Jurídica, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA