CUIABÁ

Rondonópolis

Virada Sustentável terá atividades também em Rondonópolis

Publicados

Rondonópolis

A população de Rondonópolis vai poder participar durante a semana do meio ambiente de um dos principais eventos que abordam o tema da sustentabilidade no Brasil. Está previsto para os dias 31 de maio e 1º de junho a Virada Sustentável em Rondonópolis, primeira cidade do interior do Mato Grosso que recebe as atividades do evento.

Organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades já puderam inscrever seus projetos para integrarem às atividades da Virada que estão prevista para acontecer no Parque das Águas, Horto Florestal, praça dos Carreiros, praça Bom Jesus na Vila Operaria e na praça Por do Sol no bairro Parque das Rosas, cada uma com uma atividade diferente.

A Prefeitura é parceira do evento e por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária vai deixar os espaços públicos preparados para receber as atividades e também o público, principal ator no processo da conscientização da sustentabilidade.

Além do Meio Ambiente, outros setores do município como a Educação, Cultura, Esporte e Lazer também estão trabalhando prestando todo o suporte que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), realizadora do evento em Mato Grosso, necessita para as atividades na cidade.

Leia Também:  Sete das 11 entidades investigadas pela PF ou CGU foram denunciadas no Procon

Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Número de atividades dispensadas de alvarás ou licenças mais que dobra em Rondonópolis

Publicados

em

O novo decreto municipal, publicado nesta semana pelo prefeito Cláudio Ferreira, que regulamentou a classificação de risco das atividades econômicas em Rondonópolis, com base na Lei da Liberdade Econômica, vem facilitar o licenciamento e a liberação de funcionamento das empresas em âmbito local.

Conforme o decreto, o número de atividades econômicas classificadas de baixo risco (Risco I) passa de 216 para 504 em Rondonópolis. São atividades que poderão iniciar o funcionamento após o registro empresarial, o deferimento da viabilidade de localização e a realização do cadastro fiscal municipal, sem necessidade de obtenção prévia de alvarás ou licenças de funcionamento.

A secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, avalia que a ampliação das atividades classificadas como de baixo risco, alinhada ao decreto municipal nº 13.463, de 03 de julho de 2026, representa um avanço importante para o ambiente de negócios em Rondonópolis.

“Ao reduzir a burocracia para atividades que apresentam baixo potencial de risco à saúde, ao meio ambiente e à segurança, o Município cria condições para que pequenos empreendedores iniciem ou ampliem seus negócios com mais rapidez e menor custo, sem abrir mão da responsabilidade e da fiscalização quando necessárias”, ressalta.

Leia Também:  Prefeitura e Governo do Estado intensificam parcerias em Rondonópolis

As atividades classificadas como de baixo risco e dispensadas de atos públicos prévios de liberação não precisam obter posteriormente um alvará de funcionamento. A dispensa permanece válida enquanto forem mantidas as atividades, as características e as condições que fundamentaram o enquadramento como baixo risco.

Entretanto, Rane Curto observa que essa dispensa não significa ausência de fiscalização. A empresa continua obrigada a cumprir a legislação sanitária, ambiental, urbanística, tributária e de segurança aplicável; a permitir a fiscalização posterior pelos órgãos competentes; e devendo solicitar licenciamento ou alvará caso altere sua atividade para uma classificação de médio ou alto risco, ou deixe de atender aos requisitos legais.

Vale informar ainda que, com a lei nº 14.925, de 09 de julho de 2026, sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (14), as atividades classificadas como de médio risco (Risco II) passam a ter um aumento de prazo para resolverem a burocracia e obterem o licenciamento definitivo. Nesse caso, o prazo de vigência do Alvará de Localização e Funcionamento Provisório foi ampliado de 60 dias para 180 dias.

Leia Também:  Ação do Sanear promove conscientização junto à população local

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA