CUIABÁ

MATO GROSSO

São José dos Quatro Marcos realiza projeto Educação, Cinema & Justiça com alunos do município

Publicados

MATO GROSSO

A Comarca de São José dos Quatro Marcos (a 315 km de Cuiabá) elaborou o projeto ‘Educação, Cinema e Justiça – A Escola no Judiciário’, com o objetivo de levar os alunos das escolas municipais e estaduais para participarem de palestras e sessões de cinema no Fórum da Comarca no município.
 
A intenção é aproximar o Poder Judiciário da comunidade escolar, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e de outras redes de apoio estudantil, com a reflexão e o diálogo sobre temas importantes para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes e por meio da emoção e magia do cinema.
 
Parceria – Idealizado pelo diretor do Foro da Comarca de São José dos Quatro Marcos, juiz Rafael Siman Carvalho, o projeto é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e Ministério Público local. As palestras são realizadas nas escolas e a estrutura para o cinema é montada e acomodada no Plenário do Tribunal do Júri no Fórum do município.
 
Exibição de filmes – O cinema é considerado o instrumento ideal para que os alunos reflitam sobre as mensagens transmitidas em cada sessão ou palestra do projeto, além de uma ferramenta de acesso à arte e cultura para adolescentes e crianças.
 
Para isso, são exibidos filmes atuais, com sucesso de crítica, relacionados aos temas como violência doméstica, bullying, consumo de álcool e drogas, gravidez na adolescência, abuso sexual, entre outros.
 
Palestras – Também são realizadas palestras sobre assuntos jurídicos de forma humanizada, promovendo os direitos humanos e incentivando nos(as) alunos(as) a empatia e a tolerância.
 
Tudo isso para auxiliá-los a reconhecer os seus direitos e a provocar os sistemas de justiça e de segurança para tutelá-los quando necessário.
 
Outro propósito do projeto é despertar nos alunos, crianças e adolescentes a conscientização sobre padrões de condutas e comportamento para um bom convívio em sociedade, assim como direitos e deveres sob cada contexto das leis, como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Maria da Penha.
 
O juiz diretor do Foro da Comarca de São José dos Quatro Marcos, Rafael Siman Carvalho, afirma que a ideia do projeto nasceu a partir de outra ação idealizada também pelo magistrado, à época na Comarca de Marcelândia. “Aqui desenvolvemos o projeto de uma forma um pouco diferente, trazendo as crianças e adolescentes para conhecerem o fórum, o magistrado e assistirem aos filmes no Plenário do Júri.”
 
O magistrado destaca que as quatro primeiras sessões realizadas na segunda quinzena de março foram um sucesso, com os alunos do 5º, 4º, 3º e 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos. “Nós conversamos com eles antes das sessões, falamos sobre cidadania, respeito contra bullying, empatia e passamos os filmes ‘Luca’ e ‘Gato de Botas 2’, que têm essa mensagem de diversidade, opiniões diferentes, amizade e respeito.”
 
O juiz Rafael Siman Carvalho também ressalta a procura de alunos e de outras instituições de ensino pelo projeto. “Inicialmente seriam apenas duas sessões por semana, mas dada a empolgação e procura dos alunos, que até mesmo ligaram para o gestor da comarca quando ficaram sabendo, abrimos mais sessões para atender a todos.”
 
De acordo com o diretor do Foro, o nome do projeto foi escolhido para contemplar os três pilares essenciais a serem trabalhados: “a educação, pelo seu poder transformador; o cinema, por ser uma arte que humaniza e que permite o respeito por outras culturas; e a Justiça, para que possamos formar cidadãos mais preparados para exercerem a cidadania em sociedade”.
 
Vivência transformadora – Com a experiência aproximada de um cinema (telão e som de qualidade), a finalidade é introduzir os alunos neste universo artístico, com a expectativa de que isto se torne rotineiro em suas vidas, para pensarem a realidade através da arte, de uma maneira não convencional.
 
A partir do cinema é possível ter contato com outras culturas e ideias diferentes, mundos diversos, até mesmo aqueles que só existem na imaginação, quebrando barreiras e permitindo ao espectador não só conhecer, mas entender e discutir outras ideias de mundo.
 
Os alunos recebem alimentação, com pipoca e suco, durante as sessões de cinema e a merenda ao retornarem à escola. Os direitos autorais dos filmes exibidos foram respeitados e adquiridos (diretamente pelo magistrado) pelo período de um ano para as sessões na Comarca.
 
Semear a Paz e Fortalecer a Justiça – O projeto ‘Educação, Cinema e Justiça – A Escola no Judiciário’ vai ao encontro do conceito de Semear a Paz e Fortalecer a Justiça, da atual gestão do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: alunos uniformizados posando para foto em frente à fachada do Fórum de São José dos Quatro Marcas. Segunda imagem: sessão de cinema no Plenário do Juri, com telão ao fundo da imagem e alunos assistindo ao filme. Terceira imagem: alunos sentados nas cadeiras do Plenário do Júri, ouvindo as palavras do diretor do Foro, juiz Rafael Siman Carvalho.
 
Marco Cappelletti/ Fotos: Comarca de São José dos Quatro Marcos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Segunda edição do EduMotivacão teve participação de mais de 21 mil profissionais da Rede Estadual 
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Presidente do Tribunal de Justiça participa da aula inaugural do curso de formação da PM

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA