CUIABÁ

POLITÍCA NACIONAL

Chico Rodrigues pede reconhecimento do diabetes como deficiência e critica veto

Publicados

POLITÍCA NACIONAL

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (12), defendeu a derrubada do veto presidencial ao projeto de lei que reconhece o diabetes mellitus como uma deficiência (VET 4/2025). Segundo ele, a equiparação legal da doença a uma deficiência garantiria mais direitos e assistência às pessoas que convivem com a enfermidade.

O parlamentar destacou que o Brasil possui cerca de 20 milhões de pessoas com diabetes e que a tendência global aponta para um aumento expressivo nos próximos anos. Ele chamou a atenção para os impactos da doença na qualidade de vida e ressaltou a necessidade de políticas públicas mais efetivas.

— É uma doença terrível, de que, inclusive, sou portador, e que já vitimou milhões de pessoas. Quando não leva ao óbito, a traiçoeira doença pode levar à invalidez, a amputações, à insuficiência de órgãos, à cegueira, entre outros impactos que ceifam a qualidade de vida dos doentes — descreveu.

Chico Rodrigues lamentou o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei 2.687/2022, que reconhecia o diabetes mellitus como deficiência, permitindo o acesso a benefícios legais e a uma assistência ampliada aos portadores da doença. O senador declarou que votará pela derrubada do veto.

Leia Também:  DF e STF recebem autorização para novos cargos públicos

— Sei na pele o que é ser diabético e conheço a dor da minha gente que enfrenta esse desafio, assim como eu, e que pesa ainda mais para as famílias mais humildes de Roraima e do Brasil.

Roraima

Chico Rodrigues também registrou a criação de um projeto em Roraima para acelerar diagnósticos e garantir tratamento adequado aos pacientes de diabetes mellitus. A Carreta do Acolhimento, Prevenção, Diagnóstico e Atendimento ao Diabético é uma iniciativa da prefeitura de Boa Vista e poderá ser expandida para outras regiões do estado.

O senador disse que ações concretas são essenciais para enfrentar a doença. Ele também pediu ao Senado e ao governo federal uma atenção maior ao tema, e reforçou a necessidade de mais investimentos em prevenção e tratamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLITÍCA NACIONAL

Pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes aponta dificuldades na candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência

Publicados

em

Foto Mayke Toscano

O ex-governador de Mato Grosso e pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (23) que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República enfrenta um cenário de instabilidade e incertezas para as eleições de 2026. Segundo Mendes, os rumores sobre uma possível desistência e disputas internas têm afetado a imagem do projeto político da direita.

Em entrevista à imprensa, Mendes afirmou que há “muitos ruídos” nos bastidores envolvendo o nome de Flávio Bolsonaro, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para representar o grupo político na corrida presidencial. “O cenário hoje ainda está muito indefinido. Existem muitos rumores de eventual desistência, muito fogo amigo e fogo inimigo”, declarou.

Apesar de avaliar negativamente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mauro Mendes disse que a direita ainda enfrenta dificuldade para consolidar uma liderança nacional. Para ele, a falta de um nome forte aumenta a incerteza sobre a disputa de 2026. “Existe um vácuo de grandes lideranças. O Flávio está tentando se firmar, mas essa névoa de expectativa não é positiva”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Projeto prevê incentivo fiscal para expansão da conectividade na Amazônia
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA