TIRA TEIMA
Setor atacadista reúne especialistas e empresários para discutir impactos da reforma tributária
ECONOMIA
A Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor de Mato Grosso (Sincad-MT) estão realizando o evento “Tira Teima da Reforma Tributária”, voltado à discussão dos principais pontos da nova legislação fiscal. O encontro começou nesta terça (11) e segue até quinta-feira (13), na sede das entidades, em Várzea Grande.
O evento gratuito disponibiliza 60 vagas para cada dia, com turmas diferentes, com adesão maciça dos associados. A programação, das 14h às 16h30, reúne especialistas da TOTVS, advogados tributaristas e consultores contábeis com o objetivo de orientar o setor sobre as mudanças que passam a valer a partir de 2026.
O advogado tributarista José Lombardi, mediador do encontro, explica que o evento foi estruturado em três pilares: legislação, contabilidade e tecnologia. “Estamos discutindo a legislação da reforma tributária, o efeito dessa reforma na parte contábil e a integração tecnológica necessária para o novo sistema. Reunimos aqui uma difusão prática da legislação voltada ao comércio atacadista e varejista, aliada à aplicação contábil e à adequação dos documentos fiscais ao novo modelo tributário”, afirma.
O vice-presidente da AMAD e vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli, ressaltou a relevância da iniciativa durante a abertura. “A reforma tributária nos assusta, pois será uma mudança total no sistema brasileiro. Por isso, é essencial que entidades como a AMAD e o Sincad realizem esses eventos para conscientizar e treinar empresários e contadores, minimizando prejuízos e retrabalhos. Parabenizo as entidades por essa contribuição ao setor”, afirmou.

Para o presidente do Sincad-MT, Oscar Prado Filho, compreender os impactos da reforma tributária é essencial para o dia a dia das empresas. “A AMAD e o Sincad trazem aos associados um dos temas de maior importância e preocupação dos empresários em todo o Brasil. Queremos oferecer conhecimento e ferramentas para que as empresas, que serão impactadas em 2026, possam se preparar e se adaptar. Faz parte do nosso papel capacitar o setor, e ficamos felizes em oferecer essa oportunidade”.
Segundo o diretor-executivo da AMAD e do Sincad-MT, Marcos Taveira, o foco é esclarecer dúvidas práticas. “Esse evento visa tirar as dúvidas dos empresários, tanto atacadistas quanto varejistas, contabilistas e demais pessoas, para que tenham noção do que precisam fazer para começar bem com a reforma tributária em janeiro de 2026”, pontuou.
Fato Relevante
O advogado tributarista Eduardo Berbigier classificou a reforma como o maior fato relevante para o Brasil desde a Constituição de 1988. Ele esclarece que o país passará por uma mudança total no sistema tributário, sendo que instituições como a AMAD e o Sincad tomam a iniciativa de trazer informações aos gestores, contadores e advogados das empresas associadas. “O objetivo é entender o que irá mudar, como se adaptar e quais serão os impactos práticos no dia a dia dos negócios”, salienta.
Conforme o gerente de produtos da TOTVS para Varejo e Distribuição, Fernando Machado, a empresa tem se preparado há dois anos para o novo cenário fiscal. “Nesse evento, conseguimos apresentar de forma dinâmica o que será aplicado, como irá funcionar e o que já está disponível aos nossos clientes. A TOTVS tem promovido encontros como esse em todo o Brasil, mostrando os próximos passos da reforma, que começa a valer em 2026”.
O consultor contábil Vinícius Braga destacou que esse momento é muito importante para a revisão de preços, fornecedores, tecnologia empregada e os softwares, se estão atendendo a expectativa das mudanças tributárias. “O principal impacto com certeza está na formação do preço, porque a metodologia é diferente. Antes o imposto era por dentro, agora é por fora. Então, isso vai impactar a questão do fluxo de caixa dos clientes”, concluiu.
Também participa como palestrante Flavianny Aguiar, Product Owner da TOTVS e especialista em direito tributário.
ECONOMIA
Procon-MT participa de mutirão nacional para renegociação de dívidas até 30 de novembro
Consumidores de Mato Grosso com dívidas bancárias têm a oportunidade de renegociar seus débitos até o dia 30 de novembro, durante o Mutirão Nacional de Dívidas e Orientação Financeira, do qual o Procon-MT é um dos participantes.
A ação, que começou no sábado (1º), é uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e Procons de todo o país.
De acordo com a secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Cristiane Vaz, os consumidores podem negociar diretamente com as instituições financeiras ou de forma on-line, por meio da plataforma Consumidor.gov.br, monitorada pelos Procons.
“Os bancos participantes oferecem condições especiais, como descontos, parcelamentos e juros reduzidos, conforme a política de crédito de cada instituição. Podem ser renegociadas dívidas em atraso e sem garantia real”, explicou a secretária. Ainda segundo ela, dívidas prescritas ou com parcelas em dia não podem ser incluídas no mutirão.
Para participar, o consumidor deve se cadastrar no site Consumidor.gov.br ou acessar o portal com sua conta Gov.br (nível prata ou ouro). No sistema, é preciso selecionar a instituição credora, registrar a reclamação e informar o valor e as condições desejadas para a renegociação.
O Procon-MT orienta que os participantes verifiquem cuidadosamente seus dados de contato — como telefone e e-mail — para que as instituições consigam enviar as propostas de acordo durante o processo.
Fonte: SETASC-MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásConciliadora Ana Rachel Gomes assume Procon de Mato Grosso
-
ESPORTES3 dias atrásInauguração do Autódromo de MT terá quatro categorias e corridas noturnas
-
Cidades4 dias atrásInscrições abertas para o 2º Selo Nacional de Alfabetização 2025
-
TECNOLOGIA3 dias atrásNubank enfrenta crise interna
-
POLITÍCA NACIONAL3 dias atrásInvasão na COP30 constrange governo federal e levanta alerta sobre segurança e imagem internacional
-
MATO GROSSO3 dias atrásGoverno de Mato Grosso lança programa para formar lideranças e fortalecer a proteção às mulheres
-
MATO GROSSO4 dias atrásSine disponibiliza mais de 2,6 mil vagas de emprego em Mato Grosso nesta semana
-
Meio Ambiente4 dias atrásParceria entre Seaf, Sema e Intermat impulsiona regularização no MT Produtivo


