CUIABÁ

CUIABÁ

Um dos primeiros pacientes do CTQ volta e agradece à equipe: “Tenho orgulho de ter sido internado aqui”, diz emocionado Izael Franques

Publicados

CUIABÁ

Izael Franques Ferreira, 63 anos, foi um dos primeiros pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no dia 8 de setembro de 2019, nove dias após o funcionamento do CTQ, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Inaugurado pela gestão Emanuel Pinheiro, com 20 leitos, infraestrutura moderna, equipamentos de ponta e equipe especializada. O CTQ já atendeu 659 pessoas de agosto de 2019 a novembro de 2022.

Depois de três anos de alta hospitalar, Izael, voltou ao Centro de Tratamento de Queimados para agradecer à equipe de profissionais que prestou atendimento durante o período que ele permaneceu hospitalizado. “Tenho orgulho de ter sido internado aqui, muito obrigado pelo carinho”, disse emocionado para a equipe.

Ainda, durante o agradecimento, Izael destacou que sente saudades das pessoas que cuidaram dele. “Gostei do CTQ do HMC e do tratamento, pois recuperei minha função motora e a cicatriz é quase imperceptível”, ressaltou.

Segundo Izael, ele ficou 31 dias hospitalizado, após sofrer com queimaduras de 3º graus nos braços e mãos no quilômetro 11, da Rodovia Emanuel Pinheiro, que liga os municípios de Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

Leia Também:  Vereadora Katiuscia Manteli prestigia posse da nova Mesa Diretora da ALMT

“Tentei apagar um fogo criminoso próximo à chácara que eu morava, fui socorrido pelos vizinhos, que me trouxeram rapidamente ao HMC, onde fui direcionado ao CTQ, sendo muito bem cuidado pela equipe, que me deu toda a atenção devida”, contou. 

Hoje, Izael reside no município de Rosário Oeste (distante a 124 km de Cuiabá), e após sofrer um acidente de trabalho, em uma área rural, precisou ser internado novamente no Hospital Municipal de Cuiabá no dia 15 de dezembro de 2022. “Aproveitei a oportunidade, que eu estava internado no HMC, para visitar e agradecer à equipe do CTQ”, explicou.

Izael, já recebeu alta da segunda internação. Ele foi acompanhado pela equipe da clínica geral e ortopedia. “Realizei exames de imagem e de sangue, volto para casa aliviado, pois não sinto mais dor. Aqui todos os profissionais do hospital foram educados comigo, a alimentação também é muito boa, melhor do que da casa da gente”, brincou.

Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC, sob a gestão Emanuel Pinheiro enfatizou que o CTQ é o único serviço especializado em queimaduras disponível pelo SUS no Estado, além de se situar no maior e mais moderno hospital público de Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá publica decreto que estabelece datas comemorativas para 2023

“A demanda do HMC é altíssima, pois recebe pacientes de Cuiabá e de municípios do interior, com atendimentos de diversas especialidades médicas. O HMC é hospital, referência em ortopedia, traumatologia e neurocirurgia, além dos serviços especializados. Toda essa linha do cuidado é premissa da gestão municipal, que preza pela humanização e qualidade dos serviços”, finalizou Rós.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá intensifica vacinação contra gripe neste sábado

Publicados

em

Por

Neste sábado (10), será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Cuiabá. A mobilização visa ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários que, até o momento, ainda apresentam índices abaixo do ideal. Desde o início da campanha, em 7 de abril, já foram aplicadas 21.671 doses da vacina, o que representa pouco mais de 20% do público-alvo estimado.

A campanha segue até o fim do mês e é fundamental para proteger a população mais vulnerável contra os três principais tipos de vírus da gripe, Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A vacina está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

O público prioritário inclui, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, idosos (60 anos ou mais), povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários, e dos Correios, pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Leia Também:  Coral formado por servidores da Educação retoma atividades em abril

A vacinação anual é recomendada devido à capacidade de mutação do vírus influenza. A imunização ajuda a prevenir complicações graves, internações e óbitos causados pela gripe, especialmente em pessoas com maior risco.

A secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, destacou a importância do Dia D como uma oportunidade de acesso à vacinação para quem não consegue se imunizar durante a semana.

“Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado, com equipes completas e preparadas para atender a população. O Dia D é uma estratégia essencial para alcançar aquelas pessoas que têm dificuldades em buscar a vacina nos dias úteis. Precisamos aumentar essa cobertura para garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis”.

Além disso, a secretária, que toma a vacina anualmente, reforça a eficácia da imunização. “Já tive gripe mesmo vacinada, mas nunca uma forma grave. A vacina ajuda a evitar complicações sérias da doença”.

Para se vacinar, basta comparecer a uma UBS com documento de identificação, caderneta de vacinação e, quando necessário, um comprovante de pertencimento ao grupo prioritário, como laudo médico ou documento funcional.

Leia Também:  Dilemário cobra aprovação de projeto de lei que institui Programa de Enfrentamento ao Feminicídio em Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é segura, gratuita e salva vidas. Mobilize-se, proteja-se e incentive quem está ao seu redor a fazer o mesmo. Neste sábado, vá até a UBS mais próxima e garanta sua dose contra a gripe.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma enfermeira vacinando uma idosa contra a influenza. A idosa veste roupas azuis e a enfermeira, jaleco branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA