CUIABÁ
Rede pública municipal de Educação avança no resultado da Prova Cuiabá
CUIABÁ
Estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal obtiveram média de 62,72, na Prova Cuiabá. A média geral da rede, envolvendo estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, foi de 70,4. O anúncio foi feito pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, na terça-feira (13).
Em Cuiabá, mais de 35 mil estudantes participam da Prova Cuiabá realizada no mês de novembro, entre os dias 17 e 21. A avaliação reuniu questões de Língua Portuguesa e de Matemática e foi aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º Ano), e da Educação de Jovens e Adultos (Alfabetização, 2ª e 3ª Fases).
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, as avaliações externas são fundamentais para que a Secretaria e as unidades educacionais possam nortear o planejamento das ações pedagógicas com vistas a oferecer um ensino de qualidade, a partir dos investimentos pedagógicos e em estruturas físicas adequadas.
“A gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria de Educação, vem avançando de forma consistente nessa estratégia. As avaliações externas são instrumentos capazes de indicar as necessidades e potencialidades da rede de ensino e contribuem para obtenção de dados e a produção de informações sobre o rendimento escolar. A partir dessas informações são definidas as medidas de intervenção pedagógica essenciais, a fim de garantir o direito de aprendizagem aos estudantes. Esses resultados obtidos pelos estudantes refletem os investimentos feitos pela gestão”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.
A Prova Cuiabá é realizada nas unidades da rede pública municipal de Educação desde 2009. A estratégia está inclusa no Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei nº 5949/2015.
A partir da aplicação da Prova Cuiabá são definidas as políticas públicas com foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, na formação continuada adequada às necessidades formativas dos professores e, a proposição de investimentos em ações que busquem a equidade e a qualidade da prática educativa implementada nas escolas.
Os resultados obtidos nas avaliações externas serão discutidos pela Secretaria Municipal de Educação com os gestores e profissionais da rede durante a Semana Pedagógica, evento que abre o Ano Letivo, a fim de auxiliar no planejamento pedagógico.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT


CUIABÁ
Cuiabá intensifica vacinação contra gripe neste sábado

Neste sábado (10), será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Cuiabá. A mobilização visa ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários que, até o momento, ainda apresentam índices abaixo do ideal. Desde o início da campanha, em 7 de abril, já foram aplicadas 21.671 doses da vacina, o que representa pouco mais de 20% do público-alvo estimado.
A campanha segue até o fim do mês e é fundamental para proteger a população mais vulnerável contra os três principais tipos de vírus da gripe, Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A vacina está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
O público prioritário inclui, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, idosos (60 anos ou mais), povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários, e dos Correios, pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacinação anual é recomendada devido à capacidade de mutação do vírus influenza. A imunização ajuda a prevenir complicações graves, internações e óbitos causados pela gripe, especialmente em pessoas com maior risco.
A secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, destacou a importância do Dia D como uma oportunidade de acesso à vacinação para quem não consegue se imunizar durante a semana.
“Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado, com equipes completas e preparadas para atender a população. O Dia D é uma estratégia essencial para alcançar aquelas pessoas que têm dificuldades em buscar a vacina nos dias úteis. Precisamos aumentar essa cobertura para garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis”.
Além disso, a secretária, que toma a vacina anualmente, reforça a eficácia da imunização. “Já tive gripe mesmo vacinada, mas nunca uma forma grave. A vacina ajuda a evitar complicações sérias da doença”.
Para se vacinar, basta comparecer a uma UBS com documento de identificação, caderneta de vacinação e, quando necessário, um comprovante de pertencimento ao grupo prioritário, como laudo médico ou documento funcional.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é segura, gratuita e salva vidas. Mobilize-se, proteja-se e incentive quem está ao seu redor a fazer o mesmo. Neste sábado, vá até a UBS mais próxima e garanta sua dose contra a gripe.
#PraCegoVer
A imagem mostra uma enfermeira vacinando uma idosa contra a influenza. A idosa veste roupas azuis e a enfermeira, jaleco branco.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT