CUIABÁ

INOVAÇÃO E EDUCAÇÃO

Cuiabá abre II Festival de Robótica 2025 com mais de 500 estudantes e foco em tecnologia e futuro

Publicados

Cidades

Foto SEDUC

Cuiabá se transforma, a partir desta quinta-feira (13.11), no centro das atenções da robótica educacional com o início do II Festival de Robótica 2025, realizado nos espaços do Sesi Papa e Sesi Escola Cuiabá, no bairro Morada do Ouro.

O evento segue até domingo (16) e deve atrair cerca de 3 mil pessoas, entre estudantes das redes pública e privada, profissionais da educação, entusiastas da tecnologia e voluntários vindos do Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

A programação, totalmente gratuita, ocorre das 8h às 18h e traz uma série de atividades voltadas ao aprendizado criativo e ao estímulo de novas competências entre jovens de Mato Grosso e de outros estados.

Ao longo de quatro dias, os visitantes poderão acompanhar disputas da FIRST® LEGO® League Challenge (FLLC); Campeonato de Cubo Mágico; Mostra Científica e apresentações da FIRST® Robotics Competition (FRC), considerada uma das maiores competições de robótica do mundo.

O festival é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em parceria com o Sesi-MT e o Senai-MT, reforçando o papel das instituições públicas e industriais na formação de talentos para as áreas de ciência e tecnologia.

Leia Também:  Representatividade feminina é essencial para coibir violência de gênero, indica debate

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o festival reafirma o potencial da escola pública na formação de jovens preparados para os desafios contemporâneos.

“A robótica educacional é uma das maiores ferramentas de transformação do nosso tempo. Ver nossos estudantes competindo lado a lado com escolas privadas mostra que a educação pública está viva, criativa e inovadora. Quando constroem robôs, os alunos também constroem confiança, propósito e futuro”, destacou.

A secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Jéssyca Campos, ressaltou que o evento consolida a aposta do Estado em metodologias modernas de aprendizagem.

“É um orgulho realizar um festival que representa o futuro da educação. A parceria entre Governo e Sesi-Senai amplia oportunidades e mostra que, quando unimos forças, preparamos melhor nossos jovens para os desafios do amanhã”, afirmou.

O superintendente do Sesi-MT, Alexandre Serafim, lembrou que o torneio abre portas para novas trajetórias acadêmicas e profissionais.

“Os melhores classificados vão representar Mato Grosso na etapa nacional, em Brasília, e podem chegar até o mundial. A robótica é mais do que uma competição, é um caminho para despertar vocações em engenharia, física e matemática. Aqui, estamos formando as mentes que vão transformar nossa sociedade”, pontuou.

Leia Também:  Juizado Ambiental de Rondonópolis mobiliza voluntários para Mutirão de Limpeza do Rio Arareau

Presente na abertura, o coordenador técnico das competições FIRST no Brasil, Marcos Sousa, elogiou a estrutura montada para o festival. “A preparação está muito linda e vamos ter disputas gigantes. É uma alegria estar de volta a Cuiabá para prestigiar esse megaevento”, disse.

As atividades seguem na sexta (14) e sábado (15), das 8h às 17h, com provas e premiações da FLL. Já o Campeonato de Cubo Mágico encerra o festival no domingo (16), com final marcada para as 16h45.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Entrega de 80 casas é adiada em Cuiabá

Publicados

em

Reprodução MTPAR

A entrega de 80 casas do Programa SER Família Habitação em Cuiabá, que estava prevista para quarta-feira (12.11), foi adiada e uma nova data será divulgada. Os imóveis fazem parte do Residencial Villagio Gran Pietra, localizado no Pedra 90.

Os imóveis são construídos por meio de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso e Governo Federal. Eles têm 51,27 m² de área útil, divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Na área externa, o empreendimento tem toda a infraestrutura, bem como área de lazer.

Além do benefício estadual, as famílias beneficiadas puderam acessar as vantagens do programa federal de habitação, bem como os referentes ao uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), cujas regras são estabelecidas pela Caixa Econômica Federal (CEF), que também é agente financiador do empreendimento.

No âmbito estadual, o Programa SER Família Habitação já atendeu 14.626 famílias com subsídios, somando um investimento estadual de R$ 249 milhões.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Presidente do Ibama diz que órgão não atrapalha a Petrobras
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA