CUIABÁ

PROTEÇÃO ÀS MULHERES

Governo de Mato Grosso lança programa para formar lideranças e fortalecer a proteção às mulheres

Publicados

MATO GROSSO

Foto João Reis/SETASC-MT

O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da primeira-dama Virginia Mendes, lançou nesta segunda-feira (10/11) o programa SER Família Mulher Na Comunidade, com o objetivo de formar lideranças comunitárias para atuar na prevenção da violência doméstica e no fortalecimento do protagonismo feminino em todos os municípios do estado.


O programa prevê capacitação para identificação de diferentes formas de agressão — física, psicológica, patrimonial — e criação de uma “rede de proteção” mais próxima da realidade local.
Cinco pontos-chave da iniciativa:

  • A capacitação de cidadãos e lideranças para atuarem como multiplicadores em suas comunidades.

  • A articulação com forças de segurança pública e com a rede de atendimento local para ampliar o acesso das vítimas ao acolhimento.

  • A realização de rodas de conversa e espaços de escuta ativa para troca de experiências e fortalecimento da autonomia feminina.

  • A meta de levar o programa para os 142 municípios do estado, com envolvimento das secretarias municipais e coordenadorias de políticas para mulheres.

  • A estruturação do programa em quatro eixos principais: combate à violência; prevenção; prestação de serviços; e suporte às vítimas.

Leia Também:  Polícia Civil prende personal trainer por tráfico de drogas em Cuiabá

Com essa ação, o governo estadual reforça seu compromisso de promover dignidade, autonomia e segurança para as mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo uma mudança de modelo — de atendimento reativo para prevenção comunitária.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Sedec e Metamat vão apresentar políticas públicas para o setor mineral na 2ª Expominério

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA