CUIABÁ

PROTEÇÃO ÀS MULHERES

Governo de Mato Grosso lança programa para formar lideranças e fortalecer a proteção às mulheres

Publicados

MATO GROSSO

Foto João Reis/SETASC-MT

O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da primeira-dama Virginia Mendes, lançou nesta segunda-feira (10/11) o programa SER Família Mulher Na Comunidade, com o objetivo de formar lideranças comunitárias para atuar na prevenção da violência doméstica e no fortalecimento do protagonismo feminino em todos os municípios do estado.


O programa prevê capacitação para identificação de diferentes formas de agressão — física, psicológica, patrimonial — e criação de uma “rede de proteção” mais próxima da realidade local.
Cinco pontos-chave da iniciativa:

  • A capacitação de cidadãos e lideranças para atuarem como multiplicadores em suas comunidades.

  • A articulação com forças de segurança pública e com a rede de atendimento local para ampliar o acesso das vítimas ao acolhimento.

  • A realização de rodas de conversa e espaços de escuta ativa para troca de experiências e fortalecimento da autonomia feminina.

  • A meta de levar o programa para os 142 municípios do estado, com envolvimento das secretarias municipais e coordenadorias de políticas para mulheres.

  • A estruturação do programa em quatro eixos principais: combate à violência; prevenção; prestação de serviços; e suporte às vítimas.

Leia Também:  Nova carteira de habilitação começa a ser emitida a partir de junho

Com essa ação, o governo estadual reforça seu compromisso de promover dignidade, autonomia e segurança para as mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo uma mudança de modelo — de atendimento reativo para prevenção comunitária.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Setasc promove última reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite para alinhar ações e pactuações do Suas

Publicados

em

Foto João Reis/SETASC-MT

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) promoveu nesta quinta-feira (13.11) a última reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em Cuiabá. O encontro reuniu gestores municipais, representantes estaduais e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para pactuações, alinhamento de ações e debates sobre a execução das políticas públicas em Mato Grosso.

A reunião, organizada pela Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas), encerra o ciclo de 2025 com a consolidação de importantes avanços nos processos de gestão, qualificação dos serviços e fortalecimento da parceria entre estado e municípios.

Foto João Reis/SETASC-MT

A abertura do evento foi conduzida pelo secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, que destacou o compromisso da gestão estadual com a melhoria contínua dos serviços ofertados à população.

“Encerrar o ano com mais uma edição da CIB é reafirmar que o diálogo e a pactuação são fundamentais para o fortalecimento do Suas em Mato Grosso. Temos trabalhado de forma integrada, respeitando as especificidades de cada município e garantindo que as políticas públicas cheguem com qualidade às famílias que mais precisam. Esse é um trabalho conjunto, alinhado com a orientação da primeira-dama, Virginia Mendes, que não mede esforços para ampliar e fortalecer a assistência social em nosso estado”, afirmou.

Leia Também:  Cuiabá abre II Festival de Robótica 2025 com mais de 500 estudantes e foco em tecnologia e futuro

A secretária adjunta de Assistência Social (Saas) Miranir Oliveira reforçou a importância da participação ativa dos municípios nas discussões e pactuações.

“A CIB é um espaço democrático, onde construímos soluções de forma colaborativa. Cada reunião representa a oportunidade de escutarmos as demandas dos municípios, construirmos estratégias conjuntas e ampliarmos a eficácia das políticas sociais. Encerramos este ciclo com a certeza de que avançamos muito, e de que o trabalho seguirá ainda mais forte em 2026”, ressaltou.

Foto João Reis/SETASC-MT

Durante a reunião, secretários municipais e técnicos participaram da apresentação de relatórios, análise de indicadores, pactuação de ações e debates estruturantes sobre a rede socioassistencial. Entre os participantes, a secretária municipal da Família, Assistência Social e Cidadania de Sapezal, Telma Ribeiro, destacou a relevância do espaço para o fortalecimento do trabalho local.

“Os momentos que temos como secretários municipais na CIB são essenciais para apresentarmos as realidades de nossos municípios, nossas dificuldades e expectativas. A abertura proporcionada pela Setasc e pela coordenação é de suma importância para que possamos definir novas diretrizes e continuarmos avançando no processo de aprimoramento contínuo dos nossos atendimentos e serviços assistenciais da CIB, em nossos municípios. Sem esse apoio, certamente não conseguiríamos desenvolver um trabalho de qualidade em nossos municípios. Só temos a agradecer ao secretário de Estado, a toda a equipe e, especialmente, à primeira-dama, Virginia Mendes. Nosso município se sente muito apoiado, acolhido e fortalecido para desenvolver nossas políticas de assistência social”, disse.

Foto João Reis/SETASC-MT

A assistente social de Chapada dos Guimarães, Andressa Figueiredo, também participou da reunião e reforçou a relevância do espaço técnico para aprimorar a execução das políticas públicas.

Leia Também:  Primeira-dama de MT lidera programa inovador SER Família CNH Social na inclusão de pessoas de baixa renda

“Participar da CIB é ter a oportunidade de compartilhar experiências, discutir desafios e construir soluções coletivas. Esse espaço nos fortalece enquanto técnicos, amplia nossa visão e nos ajuda a levar um serviço cada vez mais qualificado à população. Saímos daqui com novas perspectivas e com a certeza de que estamos construindo um SUAS mais forte e eficiente”, afirmou.

Ao final do encontro, a Setasc reforçou o compromisso de manter o diálogo permanente com os municípios e de continuar oferecendo suporte técnico, capacitações e ferramentas que promovam o fortalecimento da política de assistência social em todo o estado.

Fonte SETASC MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA