CUIABÁ

CUIABÁ

Vereadora Michelly Alencar faz apelo em plenário pela continuidade da Intervenção na Saúde Cuiabá

Publicados

CUIABÁ

Diante dos avanços e desafios enfrentados durante a intervenção na saúde em Cuiabá, a vereadora reforça a importância da continuidade da intervenção.
Tudo que a população precisa é de uma saúde pública que funcione, e a intervenção provou que é possível restabelecer o direito dos cidadãos, o que não vinha acontecendo com a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.
A equipe nomeada para tocar as ações da saúde em Cuiabá está promovendo transformações significativas e duradouras no sistema de saúde, temos presenciado avanços concretos na capacidade de atendimento.
A Vereadora Michelly Alencar, na sua fala na sessão do dia 01/06, deu um breve balanço sobre as ações da intervenção durante estes 70 dias de exercício:
– Aumento de 50% na realização de cirurgias, o número aumento de 1.281 para 1.915 cirurgias, em apenas 70 dias
– Início do mutirão para as cirurgias de final de semana, no antigo Pronto Socorro, com 60 cirurgias só no final de semana e chegando no total de 150 durante a semana
– Conseguiu zerar a fila de cirurgias de laqueadura que constavam mulheres na espera desde 2015
– Retomada do Raio X nas três UPAs de Cuiabá
– Comprometimento com a entrega da UPA Leblon
– Aumento de quase 50% dos médicos nas UPAs, com um salto de 67 para 100 profissionais
– Restabelecimento do abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde, com um estoque para 30 dias
– Diminuição do tempo de espera no atendimento nas unidades de saúde
– 86% da vacinação da população com o restabelecimento de 20 unidades que estavam com a aplicação de vacina desativada.
“Tenho uma lista imensa de dados que comprovam que a saúde avançou muito em apenas 70 dias de intervenção, por isso, apoio cem por cento que a intervenção tenha o prazo ampliado, e que ela continue para finalizar as ações que ainda estão em curso e que precisam ser finalizadas.”, afirma a vereadora.
&nbsp
A continuidade da intervenção permitirá um maior fortalecimento da atenção primária à saúde, que é a base de um sistema de saúde eficiente. O trabalho realizado até o momento é apenas o começo de uma jornada rumo a um sistema de saúde eficiente, acessível e de qualidade em Cuiabá. É imprescindível a prorrogação da intervenção para consolidar os avanços já alcançados e enfrentar os desafios remanescentes.
“Sou uma das vereadoras que sempre defendeu a saúde, e sempre defendo os resultados para a população, vou continuar lutando e acredito que para a população ter a saúde que merece a intervenção precisa continuar!”, declara a parlamentar.
A vereadora Michelly Alencar finalizou a sua fala fazendo um apelo ao tribunal de contas e ao tribunal de justiça para que deem um parecer a respeito do prosseguimento da intervenção na saúde de Cuiabá, além de reafirmar o seu compromisso em lutar para tal avanço, em estreita colaboração com a população e demais partes interessadas.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Praça 8 de Abril é palco do 1º Festival Pau Rodado neste sábado (29)
Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá intensifica vacinação contra gripe neste sábado

Publicados

em

Por

Neste sábado (10), será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Cuiabá. A mobilização visa ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários que, até o momento, ainda apresentam índices abaixo do ideal. Desde o início da campanha, em 7 de abril, já foram aplicadas 21.671 doses da vacina, o que representa pouco mais de 20% do público-alvo estimado.

A campanha segue até o fim do mês e é fundamental para proteger a população mais vulnerável contra os três principais tipos de vírus da gripe, Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A vacina está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

O público prioritário inclui, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, idosos (60 anos ou mais), povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários, e dos Correios, pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Leia Também:  Natal Luz Cuiabá é aberto na Praça 8 de Abril pela primeira-dama Márcia Pinheiro; Confira fotos e a programação

A vacinação anual é recomendada devido à capacidade de mutação do vírus influenza. A imunização ajuda a prevenir complicações graves, internações e óbitos causados pela gripe, especialmente em pessoas com maior risco.

A secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, destacou a importância do Dia D como uma oportunidade de acesso à vacinação para quem não consegue se imunizar durante a semana.

“Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado, com equipes completas e preparadas para atender a população. O Dia D é uma estratégia essencial para alcançar aquelas pessoas que têm dificuldades em buscar a vacina nos dias úteis. Precisamos aumentar essa cobertura para garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis”.

Além disso, a secretária, que toma a vacina anualmente, reforça a eficácia da imunização. “Já tive gripe mesmo vacinada, mas nunca uma forma grave. A vacina ajuda a evitar complicações sérias da doença”.

Para se vacinar, basta comparecer a uma UBS com documento de identificação, caderneta de vacinação e, quando necessário, um comprovante de pertencimento ao grupo prioritário, como laudo médico ou documento funcional.

Leia Também:  Prefeitura publica lei que rege a LDO 2023 e entra na fase de elaboração do PPA 2022/2025

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é segura, gratuita e salva vidas. Mobilize-se, proteja-se e incentive quem está ao seu redor a fazer o mesmo. Neste sábado, vá até a UBS mais próxima e garanta sua dose contra a gripe.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma enfermeira vacinando uma idosa contra a influenza. A idosa veste roupas azuis e a enfermeira, jaleco branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA