CUIABÁ
Turismo realiza reunião com comerciantes da região do Rio dos Peixes e finaliza preparativos para 3ª edição do Festival da Pamonha
CUIABÁ
Os secretários de Turismo, Zito Adrien, e de Agricultura, Trabalho e Lazer, Francisco Vuolo, se reuniram com os comerciantes da região do Rio dos Peixes, na noite dessa segunda-feira (11), e debateram os últimos detalhes para realização da 3º edição do Festival da Pamonha.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, será realizado no período de 21 a 24 de abril, como parte da programação de aniversário da Capital.
Temas como à decoração do ambiente, disposição das barracas, o estacionamento, precificação dos produtos a serem comercializados, criação de mascotes, e a segurança dos comerciantes e visitantes foram pauta das discussões.
“O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu carta branca e, total, apoio para realizar essa terceira edição do Festival da Pamonha. “Tudo caminhou bem até agora e todas as dúvidas serão sanadas hoje. Queremos a participação deste evento que sempre nos surpreendeu. Vamos fomentar o turismo, valorizar o comércio e fazer com que esse evento seja o mais conhecido do nosso Estado. Estamos fazendo contato com os municípios vizinhos para que todos participem”, comentou o gestor da pasta do Turismo.
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vuolo, lembra que a cada ano, o Festival da Pamonha cresce.
“Dessa vez será excepcional. O prefeito Emanuel Pinheiro solicitou que esse evento seja um dos melhores da nossa região. Essa união das Secretarias, receberá um público bem maior e vai superar as nossas expectativas”, comentou.
Também estão envolvidas na organização do Festival as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer; de Mobilidade Urbana e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).


CUIABÁ
Cuiabá intensifica vacinação contra gripe neste sábado

Neste sábado (10), será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Cuiabá. A mobilização visa ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários que, até o momento, ainda apresentam índices abaixo do ideal. Desde o início da campanha, em 7 de abril, já foram aplicadas 21.671 doses da vacina, o que representa pouco mais de 20% do público-alvo estimado.
A campanha segue até o fim do mês e é fundamental para proteger a população mais vulnerável contra os três principais tipos de vírus da gripe, Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A vacina está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
O público prioritário inclui, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, idosos (60 anos ou mais), povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários, e dos Correios, pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacinação anual é recomendada devido à capacidade de mutação do vírus influenza. A imunização ajuda a prevenir complicações graves, internações e óbitos causados pela gripe, especialmente em pessoas com maior risco.
A secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, destacou a importância do Dia D como uma oportunidade de acesso à vacinação para quem não consegue se imunizar durante a semana.
“Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado, com equipes completas e preparadas para atender a população. O Dia D é uma estratégia essencial para alcançar aquelas pessoas que têm dificuldades em buscar a vacina nos dias úteis. Precisamos aumentar essa cobertura para garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis”.
Além disso, a secretária, que toma a vacina anualmente, reforça a eficácia da imunização. “Já tive gripe mesmo vacinada, mas nunca uma forma grave. A vacina ajuda a evitar complicações sérias da doença”.
Para se vacinar, basta comparecer a uma UBS com documento de identificação, caderneta de vacinação e, quando necessário, um comprovante de pertencimento ao grupo prioritário, como laudo médico ou documento funcional.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é segura, gratuita e salva vidas. Mobilize-se, proteja-se e incentive quem está ao seu redor a fazer o mesmo. Neste sábado, vá até a UBS mais próxima e garanta sua dose contra a gripe.
#PraCegoVer
A imagem mostra uma enfermeira vacinando uma idosa contra a influenza. A idosa veste roupas azuis e a enfermeira, jaleco branco.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT