CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeitura promove Dia Mundial da Água com vasta programação

Publicados

CUIABÁ

O Dia Mundial da Água celebrado em 22 de março será comemorado com uma vasta programação voltada para a reflexão sobre o assunto. Trata-se do Projeto Água Viva, idealizado pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMURB), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). A maioria das que acontecerão no Parque das Águas.

Atividades alusivas ao tema já estão em andamento em parceria com outras secretarias municipais, como a Educação, que encampou a proposta para desenvolver o concurso de desenho para incentivar a conscientização ambiental nas escolas. Já na semana do Dia Mundial da Água as ações serão intensificadas, com palestras, exposições e oficinas.

O objetivo é sensibilizar comunidade em geral sobre a importância da água para a vida, estimular práticas de uso consciente, incentivar a participação da sociedade na conservação e “abordar a relação de uso consciente da água e divulgar informações sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos”, explicou de secretário adjunto de Meio Ambiente, Valdenir Piazza Topanotti, que também é arquiteto e urbanista. “Nosso público-alvo abrange os estudantes e a comunidade em geral. Todos nós temos responsabilidades com o Meio Ambiente”, frisa.

Especialmente no dia 22, haverá atividades lúdicas para as crianças no Parque das Águas. A ação proporciona um aprendizado interativo e divertido sobre o uso consciente dos recursos hídricos.

Leia Também:  Ranalli vai propor lei que proíbe licença para eventos com artistas que promovam apologia ao crime organizado em Cuiabá

Em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria de Serviços Urbanos (Limpurb) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), também serão desencadeadas ações de limpeza de área verde e plantio de mudas nativas e frutíferas da região.

A iniciativa, segundo Piazza, visa reforçar a relação entre a conservação dos espaços públicos urbanos naturais e o bem-estar da população, incentivando práticas sustentáveis que refletem sobre o solo, reduz a poluição e valoriza os recursos no ambiente urbano.

O secretário da SMURB, José Afonso Portocarrero, também defende mudanças de comportamentos da sociedade. “Ao proteger e recuperar, estaremos prevenindo impactos ambientais negativos. As pessoas precisam ter em mente que o Meio Ambiente é o reflexo das nossas ações. Essa conscientização é primordial para causarmos menos danos e colhermos melhorias”.

PREMIAÇÃO

Haverá premiações e medalhas para os 10 melhores trabalhos do concurso de desenhos das escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A definição dos melhores será feita por uma comissão envolvendo profissionais das Secretarias de Meio Ambiente, idealizadora da ação, e da Educação, responsável pela execução da proposta junto aos estudantes.

Leia Também:  Nota de Pesar | Eulália da Silva Soares

Após a análise da comissão, público poderá votar para escolher os melhores. Todos os desenhos finalistas serão expostos no site oficial da Prefeitura de Cuiabá e também das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação e das entidades parceiras para amplo conhecimento e votação, no Dia Mundial da Água, no Parque das Águas.

PROGRAMAÇÃO

– Concurso de Desenho em andamento nas escolas municipais.

21/03 – Período matutino

– Limpeza e plantio de árvores no bairro Nova Esperança

– Limpeza do Rio Cuiabá

– Oficinas de artes no Museu de História Natural

22/03 – Período matutino – No Parque das Águas

– Atividade lúdica com pintura livre sobre o tema “Água Viva”

– Exposição Mosaico de “Águas em Cuiabá, sobre “Água Viva”

– Distribuição de mudas frutíferas

– Exposição dos desenhos do concurso “Água Viva” das escolas municipais

– Entrega da premiação aos vencedores do concurso

#PraCegoVer

A imagem mostra uma das pistas do Parque das Águas. O enquadramento mostra parte da ciclovia e a pista de caminhada, além do lago ao fundo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá intensifica vacinação contra gripe neste sábado

Publicados

em

Por

Neste sábado (10), será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Cuiabá. A mobilização visa ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários que, até o momento, ainda apresentam índices abaixo do ideal. Desde o início da campanha, em 7 de abril, já foram aplicadas 21.671 doses da vacina, o que representa pouco mais de 20% do público-alvo estimado.

A campanha segue até o fim do mês e é fundamental para proteger a população mais vulnerável contra os três principais tipos de vírus da gripe, Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A vacina está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

O público prioritário inclui, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, idosos (60 anos ou mais), povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários, e dos Correios, pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Leia Também:  Prefeitura testa robô que desentope bueiros na região da Prainha

A vacinação anual é recomendada devido à capacidade de mutação do vírus influenza. A imunização ajuda a prevenir complicações graves, internações e óbitos causados pela gripe, especialmente em pessoas com maior risco.

A secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, destacou a importância do Dia D como uma oportunidade de acesso à vacinação para quem não consegue se imunizar durante a semana.

“Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado, com equipes completas e preparadas para atender a população. O Dia D é uma estratégia essencial para alcançar aquelas pessoas que têm dificuldades em buscar a vacina nos dias úteis. Precisamos aumentar essa cobertura para garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis”.

Além disso, a secretária, que toma a vacina anualmente, reforça a eficácia da imunização. “Já tive gripe mesmo vacinada, mas nunca uma forma grave. A vacina ajuda a evitar complicações sérias da doença”.

Para se vacinar, basta comparecer a uma UBS com documento de identificação, caderneta de vacinação e, quando necessário, um comprovante de pertencimento ao grupo prioritário, como laudo médico ou documento funcional.

Leia Também:  Semob realiza leilão de veículos apreendidos, removidos e recolhidos há mais de 60 dias no próximo dia 6 de dezembro

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é segura, gratuita e salva vidas. Mobilize-se, proteja-se e incentive quem está ao seu redor a fazer o mesmo. Neste sábado, vá até a UBS mais próxima e garanta sua dose contra a gripe.

#PraCegoVer

A imagem mostra uma enfermeira vacinando uma idosa contra a influenza. A idosa veste roupas azuis e a enfermeira, jaleco branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA