CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá realiza primeira reunião de alinhamento com equipes de transição
CUIABÁ

O secretário de Governo e coordenador de transição, Júnior Leite, recebeu na tarde desta terça-feira (12), a equipe de transição do prefeito eleito, Abílio Brunini. Durante o encontro, foi definido um calendário de trabalho e entregues os documentos exigidos pela Resolução Normativa 19/2016 do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que estabelece as diretrizes do Manual de Transição Municipal. O objetivo é assegurar que o processo ocorra de forma pacífica e transparente.
Com o cronograma estabelecido, serão realizadas reuniões periódicas semanais, permitindo o desenvolvimento do trabalho de transição, bem como o esclarecimento de dúvidas e atendimento das demandas das equipes de forma objetiva.
A transição municipal visa fornecer um conjunto de informações essenciais para o planejamento da próxima gestão, abrangendo dados como orçamento municipal, despesas, organograma e informações sobre servidores ativos e aposentados.
Este foi o primeiro encontro após a apresentação formal das equipes de transição do prefeito Emanuel Pinheiro e do prefeito eleito, Abílio Brunini.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


CUIABÁ
Cuiabá intensifica vacinação contra gripe neste sábado

Neste sábado (10), será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Cuiabá. A mobilização visa ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários que, até o momento, ainda apresentam índices abaixo do ideal. Desde o início da campanha, em 7 de abril, já foram aplicadas 21.671 doses da vacina, o que representa pouco mais de 20% do público-alvo estimado.
A campanha segue até o fim do mês e é fundamental para proteger a população mais vulnerável contra os três principais tipos de vírus da gripe, Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A vacina está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
O público prioritário inclui, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, idosos (60 anos ou mais), povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários, e dos Correios, pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacinação anual é recomendada devido à capacidade de mutação do vírus influenza. A imunização ajuda a prevenir complicações graves, internações e óbitos causados pela gripe, especialmente em pessoas com maior risco.
A secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, destacou a importância do Dia D como uma oportunidade de acesso à vacinação para quem não consegue se imunizar durante a semana.
“Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado, com equipes completas e preparadas para atender a população. O Dia D é uma estratégia essencial para alcançar aquelas pessoas que têm dificuldades em buscar a vacina nos dias úteis. Precisamos aumentar essa cobertura para garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis”.
Além disso, a secretária, que toma a vacina anualmente, reforça a eficácia da imunização. “Já tive gripe mesmo vacinada, mas nunca uma forma grave. A vacina ajuda a evitar complicações sérias da doença”.
Para se vacinar, basta comparecer a uma UBS com documento de identificação, caderneta de vacinação e, quando necessário, um comprovante de pertencimento ao grupo prioritário, como laudo médico ou documento funcional.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é segura, gratuita e salva vidas. Mobilize-se, proteja-se e incentive quem está ao seu redor a fazer o mesmo. Neste sábado, vá até a UBS mais próxima e garanta sua dose contra a gripe.
#PraCegoVer
A imagem mostra uma enfermeira vacinando uma idosa contra a influenza. A idosa veste roupas azuis e a enfermeira, jaleco branco.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT