CUIABÁ

POLITÍCA NACIONAL

Teresa Leitão propõe educação midiática nas escolas contra riscos on-line

Publicados

POLITÍCA NACIONAL

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (9), a senadora Teresa Leitão (PT-PE) alertou sobre os perigos da exposição precoce de crianças e adolescentes à internet. A senadora apresentou dados que revelam um aumento expressivo no uso da rede por jovens brasileiros, e destacou que apresentou o Projeto de Lei 1.010/2025, que propõe a inclusão da educação midiática e digital nas escolas. A proposta tem o objetivo preparar os estudantes para lidar de forma crítica, ética e consciente com o universo on-line.

De acordo com a senadora, cerca de 25 milhões de crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos acessam a internet no país — número que representa quase a totalidade dessa faixa etária. O uso entre os mais novos também preocupa: 44% das crianças de até 2 anos já estão conectadas.

— Os dados mostram o que é inegável aos nossos olhos. Quem convive com crianças e adolescentes sabe que a internet e o celular se tornaram companhias constantes. Porém, há muito que nossos olhos não veem. O celular virou um universo próprio, muitas vezes inacessível para os adultos. Isso nos obriga, como sociedade, a identificar o problema e buscar soluções — declarou. 

Leia Também:  Comissão aprova projeto que prevê prazo de até 60 dias para decisões do Conselho de Recursos da Previdência Social

A senadora citou os principais riscos associados ao uso irrestrito da internet: exposição a conteúdos impróprios como pornografia, violência e drogas; vulnerabilidade a golpes e aliciamentos; casos de cyberbullying e pressão por padrões irreais de beleza, além da dependência tecnológica que afasta os jovens do convívio familiar.

— Vivemos o risco real de crianças e adolescentes manterem contato com desconhecidos mal-intencionados, enquanto se tornam emocionalmente distantes de seus pais. Quantas famílias relatam que seus filhos não conseguem mais largar o celular? — questionou a parlamentar.

Teresa Leitão também destacou o impacto nocivo de conteúdos digitais de ódio e misoginia, mencionando a repercussão da série Adolescentes, da Netflix, que aborda a influência de discursos extremistas no ambiente virtual. Segundo ela, plataformas como o YouTube continuam a hospedar canais que promovem violência e preconceito, muitos com bilhões de visualizações, o que evidencia a necessidade de maior responsabilidade das empresas de tecnologia na remoção de conteúdos ilegais.

— Precisamos encarar o desafio de promover a alfabetização digital, discutir o uso ético da inteligência artificial e estimular a curiosidade investigativa e a capacidade crítica de nossos jovens. Isso deve ser feito de forma sistemática, estruturada e contínua.

Leia Também:  Marcio Bittar se manifesta contra projeto que legaliza jogos de azar

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLITÍCA NACIONAL

Pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes aponta dificuldades na candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência

Publicados

em

Foto Mayke Toscano

O ex-governador de Mato Grosso e pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (23) que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República enfrenta um cenário de instabilidade e incertezas para as eleições de 2026. Segundo Mendes, os rumores sobre uma possível desistência e disputas internas têm afetado a imagem do projeto político da direita.

Em entrevista à imprensa, Mendes afirmou que há “muitos ruídos” nos bastidores envolvendo o nome de Flávio Bolsonaro, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para representar o grupo político na corrida presidencial. “O cenário hoje ainda está muito indefinido. Existem muitos rumores de eventual desistência, muito fogo amigo e fogo inimigo”, declarou.

Apesar de avaliar negativamente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mauro Mendes disse que a direita ainda enfrenta dificuldade para consolidar uma liderança nacional. Para ele, a falta de um nome forte aumenta a incerteza sobre a disputa de 2026. “Existe um vácuo de grandes lideranças. O Flávio está tentando se firmar, mas essa névoa de expectativa não é positiva”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Comissão aprova projeto que prevê prazo de até 60 dias para decisões do Conselho de Recursos da Previdência Social
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA