CUIABÁ

POLÍTICA MT

Espetáculo da Orquestra CirandaMundo faz homenagem aos 305 anos de Cuiabá

Publicados

POLÍTICA MT

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros vai ser palco de uma homenagem pelos 305 anos de Cuiabá, no próximo dia 7 abril, com o espetáculo “O Coreto de Mestre Albertino”, um concerto da Série Araguaia, da Orquestra CirandaMundo. A apresentação, que começa às 20h, integra as comemorações do aniversário da capital mato-grossense, celebrado em 8 de abril. 

 “O Coreto de Mestre Albertino” é um resgate de parte da obra de José Albertino da Silva, compositor cuiabano e entusiasta da música regional, que ficou popularmente conhecido como Mestre Albertino. O espetáculo apresentará novos arranjos de suas composições, incluindo rasqueados, valsas e dobrados, interpretados por uma formação específica da Orquestra CirandaMundo, apenas com sopros e percussão, ao estilo das tradicionais bandas marciais.

Idealizador do projeto e presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves explica que esse trabalho de resgate foi realizado em parceria com uma das filhas de Mestre Albertino, que disponibilizou partituras, anotações e outros materiais do compositor. “São obras que estavam se perdendo na história, então além de prestar essa homenagem, a ideia é incentivar para que as músicas do Mestre Albertino voltem a ser tocadas, especialmente nesse contexto das bandas”, resume Alves.

Mestre Albertino nasceu no ano de 1906, em Cuiabá. Já na adolescência, ingressou na Força Pública do Estado de Mato Grosso (Polícia Militar), onde aprendeu a tocar bombardino e trombone. Na carreira militar, além de atuar como instrumentista, ajudou a formar bandas e fanfarras, contribuindo para a formação de jovens músicos mato-grossenses. Falecido no ano de 1995, deixou um vasto repertório, composto de valsas, choros, sambas, polcas e o tradicional rasqueado cuiabano.

Leia Também:  CCJR realiza a 17ª reunião ordinária e aprecia 31 projetos de lei

Na avaliação de Luiz Ipolito, regente responsável pela condução desse concerto, Mestre Albertino foi um grande ícone da música cuiabana, deixando um importante legado, que abrange diversos estilos musicais. “Sua habilidade em escrever e organizar arranjos marcou época, influenciando várias gerações. Além de sua contribuição musical, Albertino dedicou-se ao ensino em diversas instituições, formando bandas e fanfarras e deixando um impacto duradouro no cenário musical de Mato Grosso”, analisa.

Durante a apresentação, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a história, a vida e outras curiosidades desse grande expoente da música cuiabana. O ator Sandro Lucose será o responsável por trazer memórias e informações, que vão enriquecer ainda mais essa experiência sonora, em homenagem a Cuiabá e ao saudoso Mestre Albertino.

O concerto especial em homenagem aos 305 anos de Cuiabá é uma apresentação da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel). Os ingressos custam R$ 2,00 mais um brinquedo, novo ou usado (em bom estado de conservação), e podem ser retirados na Casa de Bembem, sede do Instituto Ciranda, na Rua Barão de Melgaço, nº 3963.

Cultura e cidadania – O Instituto Ciranda – Música e Cidadania se dedica a fomentar ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania e transformação. São duas décadas de atuação e mais de 800 alunos, atendidos nos polos do Instituto Ciranda das cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Poconé e Sonora (MS). Somente na capital Cuiabá, são cerca de 400 alunos, que têm aulas de diversos instrumentos no Centro Histórico da cidade, na emblemática Casa de Bembem.

Leia Também:  Deputados e equipe econômica do governo começam a debater o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária 2023

Parceiros – Para manter todos os programas e atividades, em Cuiabá e nos demais polos mencionados, o Instituto Ciranda conta com importantes parcerias. A empresa Bom Futuro, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Prefeitura Municipal de Sonora, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e o Instituto Sicoob são alguns destes parceiros.

Acessibilidade – Os concertos do Instituto Ciranda dispõem de acessibilidade para pessoas com deficiência (audiodescrição e intérprete de libras).

Serviço:

Orquestra CirandaMundo apresenta “O Coreto de Mestre Albertino”

Quando: 07/04

Onde: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

Horário: 20h00

Valor: R$ 2,00 + um brinquedo

Ponto de troca dos ingressos: Sede do Instituto Ciranda – Casa de Bembem, Rua Barão de Melgaço, número 3963, Centro Norte, Cuiabá

Com informações da assessoria do Instituto Ciranda


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Deputados debatem em audiência pública o PLDO/2027

Publicados

em

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, de segunda-feira (19) a quinta-feira (22), audiências públicas e reuniões para discutir as metas fiscais do Estado, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentaria – PLDO/2027, as contas da Saúde e as melhorias na travessia urbana da BR-163, em Nobres. A programação inclui ainda sessões plenárias e reuniões de comissões.

Segunda-feira (19)

Às 13 horas, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública para a apresentação das Metas Fiscais 2º Quadrimestre 2026 da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Às 14 horas, os integrantes da Grupo de Trabalho da Mineração voltam a se reunir. A reunião ordinária remota e presencial acontece na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227. A indicação do GT é de autoria do presidente e deputado Max Russi (Pode).

Às 15h30, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública com representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária – PLDO/2027. O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Leia Também:  Assembleia aprova projeto para tornar o jiu-jítsu patrimônio cultural de Mato Grosso

Terça-feira (20)

Às 10 horas, tem reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Recursos Minerais e Direitos dos Animais Domésticos de Companhia. Ela acontece na sala de reuniões das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Às 10 horas, a Comissão de Saúde, Previdência, e Assistência Social realiza reunião ordinária para a deliberação de matérias sob análise da comissão. Ela será na sala Deputada Sarita Baracat, 226.

À tarde, às 14h30, tem reunião hibrida da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR). Ela será na sala das comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Quarta-feira (21)

Às 9 horas e às 13 horas, os deputados realizam duas sessões ordinárias – presencial e remota. Elas estão previstas para acontecer no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Já às 14 horas tem reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Saúde. Ela foi criada para investigar atos praticados pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, ante a diversas denúncias de irregularidades em Licitações no período de 2019 a 2022. A reunião será na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Leia Também:  CPI da Previdência aprova relatório final

Em Nobres, às 19 horas, o deputado Gilberto Cattani (PL) realiza audiência pública para debater a situação atual e as melhorias das necessárias na travessia urbana da BR 163 no perímetro do município de Nobres. O debate será na Câmara Municipal de Nobres.

Quinta-feira (22)

Às 9 horas, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social realiza audiência pública para discutir os balancetes financeiros da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A reunião está marcada para a sala Deputada Sarita Baracat, 226.

Às 10 horas, será instalada a CST de Atenção à Obesidade. A Câmara Setoriais Temática tem a finalidade de estudar, diagnosticar, discutir, acompanhar e propor medidas, políticas, ações legislativas e estratégias de atenção integral às pessoas com obesidade. A reunião será sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Sexta-feira (23)

Sem agenda para esse dia.

A Agenda da ALMT pode sofrer alterações ao longo da semana.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA