CUIABÁ

POLÍTICA MT

CST dos Zebuínos discute genética e capacitação técnica

Publicados

POLÍTICA MT

A terceira reunião da Câmara Setorial Temática (CST) da Genética de Zebuínos, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizada nesta segunda-feira (5), teve como foco discutir o melhoramento genético, paisagens, nutrição, manejo e sanidade do setor pecuarista para todos os 142 municípios do estado.

Para discutir os avanços e desafios nessas áreas, a CST convidou o zootecnista especialista em suplementação de bovinos de corte, Flávio de Rezende, e a supervisora da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MT, Jéssica Lemos Gonçalves.

Segundo Rezende, Mato Grosso apresenta grande potencial de crescimento com o uso estratégico da suplementação e genética. Já Jéssica destacou que o setor precisa integrar mais tecnologia e capacitação técnica para avançar de forma sustentável.

O zootecnista Flávio de Rezende, que participou da reunião de forma on-line, destacou que o principal desafio para o pecuarista, nos dias atuais, é mais operacional do que nutricional. Por isso, segundo ele, o alinhamento entre genética e práticas adequadas de manejo é fundamental para garantir eficiência e retorno econômico para as propriedades.

“Não adianta investir na genética sem investir no manejo. Isso possibilita produzir um animal cada vez mais jovem. Os animais que nascem cedo, eles são mais pesados, têm menos tempo de cocho (que é um recipiente onde se oferece alimento a animais de criação, principalmente bovino), explicou Rezende.

Leia Também:  Janaina Riva participa da abertura da Acricorte 2023

Flávio de Rezende destacou ainda que a nutrição está aliada ao melhoramento genético de zebuínos em Mato Grosso e em todo o Brasil. “Não adianta ter um animal geneticamente superior se ele não recebe os nutrientes certos nas fases críticas de desenvolvimento. Em Mato Grosso, temos clima e estrutura favoráveis, mas ainda é preciso avançar na aplicação prática dessas tecnologias a campo”, afirmou.

Também participou do encontro a supervisora da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MT, Jéssica Lemos Gonçalves. Ela reforçou a necessidade de capacitação técnica e gestão eficiente para elevar os padrões da pecuária mato-grossense. “O grande desafio é levar conhecimento de forma acessível e prática. Quando o produtor entende o impacto da genética associada a um manejo correto, os ganhos são expressivos tanto na produtividade quanto na sustentabilidade da propriedade”, afirmou.

O integrante da CST, Juliano Latorraca, disse que entre os objetivos da câmara é “trazer luz e a partir dessas informações, desses pontos críticos que foram abordados a gente consiga tirar alguns pontos e, com isso, desatar alguns nós, dessas informações dessas dificuldades que o produtor tem no campo. O foco é evoluir, não só a pecuária de Mato Grosso, mas a nacional”, disse.

Leia Também:  Thiago Silva cobra pagamento a médicos e atendimento na Santa Casa em Rondonópolis

“Estamos criando um espaço técnico e democrático para construir soluções baseadas em ciência, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da pecuária mato-grossense”, afirmou o presidente da CST, José Lacerda, durante a abertura dos trabalhos.

A CST da Genética dos Zebuínos foi criada e instalada pela ALMT, por intermédio do primeiro secretário, deputado Doutor João (MDB), com o objetivo de subsidiar o Parlamento e os diversos setores envolvidos com informações técnicas e sugestões que contribuam para o desenvolvimento sustentável da pecuária em Mato Grosso, que é um dos maiores produtores de carne bovina do país.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Max Russi oficializa apoio do Podemos a Pivetta após consenso entre lideranças do partido

Publicados

em

Reprodução

O presidente estadual do Podemos, deputado Max Russi, afirmou que o partido desistiu de lançar candidatura própria ao Governo de Mato Grosso por não reunir, em tempo hábil, as condições políticas necessárias para viabilizar o projeto. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5), durante a oficialização do apoio da legenda à candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

Segundo Russi, a intenção inicial da maioria da militância era disputar o Palácio Paiaguás, mas, após consultas à base partidária, prevaleceu o entendimento de que o cenário favorecia a manutenção da aliança com o grupo governista.

“Tempo exíguo, as condições não foram reunidas e isso fez com que a gente optasse por um projeto ao governo nos próximos quatro anos”, afirmou.

O deputado destacou que a decisão foi construída em conjunto com prefeitos, candidatos e lideranças do partido, e que o Podemos apresentou ao grupo governista uma série de pautas consideradas prioritárias, como valorização dos servidores públicos e políticas voltadas ao desenvolvimento do Estado.

De acordo com Russi, o histórico de alinhamento entre o Podemos e o Governo de Mato Grosso também pesou na decisão. “A nossa militância entendeu que o melhor caminho era caminhar com os Republicanos e com Otaviano Pivetta”, declarou.

Leia Também:  Parceria contempla estrada Nanci, em Sinop, com R$ 30 milhões

Com a definição, o Podemos encerra o projeto de candidatura própria e passa a integrar oficialmente a base de apoio à reeleição de Pivetta nas eleições de 2026.

CLICK AQUI e veja o video completos nas redes sociais do Deputado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA