POLÍCIA
Polícia Civil prende dono de distribuidora em Cáceres por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo
POLÍCIA
Com foco no enfrentamento às facções criminosas e retirada de integrantes e apoiadores da rede logística do crime, a Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (4.2), a Operação Entreposto, para cumprimento de mandados de busca e apreensão em Cáceres.
Um homem, responsável por uma distribuidora localizada em um ponto estratégico da cidade foi preso em flagrante por tráfico de drogas posse ilegal de arma de fogo e munições.
A operação foi deflagrada com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Cáceres e contou com apoio das equipes da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Canilfron e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Durante as buscas no interior do estabelecimento, os policiais apreenderam munições, reforçando os indícios de atuação criminosa. Diante da suspeita de que o investigado teria dispensado a arma de fogo nos fundos do imóvel, a equipe deu continuidade às buscas, realizando varredura na área adjacente, localizando e apreendendo o armamento em um terreno situado atrás da residência.
Na mesma ocasião, foram apreendidas porções de drogas já fracionadas e prontas para a comercialização, evidenciando a prática do tráfico.
O delegado Mauro Apoitia, coordenador da operação, ressaltou que a Polícia Civil tem atuado firmemente no enfrentamento às facções criminosas, sendo uma das principais frentes de investigação e ação da delegacia. “Enquanto estiver ocorrendo crimes graves no município de Cáceres, especialmente homicídios, todos que possuem vínculos com facções serão identificados e responsabilizados pelos atos praticados”, disse o delegado.
Operação Entreposto
A operação tem como objetivo desarticular a base de apoio das facções criminosas, atingindo pontos de armazenamento, distribuição e financiamento ilícito, bem como retirar de circulações pessoas diretamente ligadas à logística do crime.
A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.
Denúncias
A colaboração da sociedade é fundamental para o sucesso das investigações. Denúncias anônimas permitem identificar pontos de apoio, rotas e integrantes de organizações criminosas, ampliando a eficácia das ações policiais.
As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa pelo Disque 197 ou diretamente nas unidades da Polícia Civil.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia Civil deflagrou operação contra investigados por homicídio ligado a facção em Tabaporã
A Polícia Civil deflagrou, nessa sexta-feira (29.5), a Operação Imperium Remotum, com o objetivo de cumprir ordens judiciais relacionadas à investigação de um homicídio ocorrido em Americana do Norte, distrito de Tabaporã.
A ação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão domiciliar, além da prisão em flagrante de três pessoas pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores.
A operação decorreu de investigação conduzida pela Delegacia de Tabaporã para apurar o homicídio de um homem, de, 19 anos, ocorrido no dia 10 de maio de 2026, no distrito de Americana do Norte. Durante a ação criminosa, a vítima morreu e outras quatro pessoas ficaram sob restrição de liberdade dentro da residência.
As investigações apontaram que o crime apresentou características dos chamados “tribunais do crime”, prática utilizada por facções criminosas para impor punições ilegais. Segundo a apuração, a execução, por meio de facadas e de um tiro, ocorreu por determinação de integrantes de uma facção criminosa.
Durante a operação, os policiais civis cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 21 anos, investigado por participação nos crimes de homicídio qualificado, cárcere privado e favorecimento ao domínio social estruturado.
No distrito de Nova Fronteira, durante o cumprimento da prisão preventiva, os policiais localizaram drogas prontas para comercialização, dinheiro, anotações relacionadas ao tráfico e aparelhos celulares. Diante do material apreendido, uma mulher, de 30 anos, foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico ilícito de drogas.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão em uma residência em Tabaporã, os policiais apreenderam porções de pasta base de cocaína, cocaína, maconha, balanças de precisão e aparelhos celulares. No local, uma mulher, de 24 anos, e um homem, de 21 anos, receberam voz de prisão em flagrante pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores.
Na mesma residência, os policiais conduziram quatro adolescentes, de 15, 17, 16 e 15 anos para a delegacia. Eles responderão por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Tabaporã após representação da Polícia Civil e manifestação favorável do Ministério Público.
O nome da operação, Imperium Remotum, faz referência ao exercício de poder à distância, em alusão à dinâmica investigada, na qual integrantes da organização criminosa coordenavam decisões e determinações por meio de chamadas de vídeo e aplicativos de comunicação.
As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e concluir a apuração dos fatos.
-
CUIABÁ2 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Militar prende homem com revólver e seis tabletes de cocaína e pasta base
-
POLÍCIA4 dias atrásOperação investiga grupo por produção e venda de pornografia falsa com imagens de adolescentes em MT
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil apreende arma de fogo e munições em investigação sobre ameaça e extorsão
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásSamara Souto anuncia saída da Banda Magníficos e relembra trajetória: ‘Especial’
-
CUIABÁ3 dias atrásSUNPET 5 une rock, solidariedade e ajuda para animais em situação de vulnerabilidade


