CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Civil e Conseg ampliam videomonitoramento na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicados

POLÍCIA

A Polícia Civil, em parceria com o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Vila Bela da Santíssima Trindade, viabilizou a implantação de um importante reforço tecnológico para a segurança pública na zona rural do município: a instalação de quatro câmeras do programa Vigia Mais Mato Grosso na região da Gleba Ricardo Franco.

Os equipamentos foram instalados estrategicamente ao longo da rodovia MT-199, garantindo a vigilância de uma área considerada sensível e de grande importância operacional, situada a cerca de 100 quilômetros da zona urbana de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Segundo o delegado regional de Pontes e Lacerda, João Paulo Berté, trata-se de uma região distante, de difícil fiscalização contínua, com características de fronteira e histórico de ocorrências relevantes, incluindo apreensões de drogas oriundas da Bolívia, o que reforça a necessidade de monitoramento permanente.

As câmeras implantadas por meio da Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade possuem tecnologia avançada, com gravação contínua de imagens, além de sistema OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), capaz de realizar a captura automática de placas de veículos que transitam pelo local.

Leia Também:  Fazenda disponibiliza atendimento digital para credenciamento do Prodeic para soja a granel

O sistema conta ainda com estrutura completa para funcionamento autônomo e seguro, incluindo painel solar para suprir eventuais quedas de energia, conexão com a internet, gravação local e compartilhamento de imagens em tempo real.

Além disso, as imagens captadas são integradas ao sistema do Vigia Mais MT, com compartilhamento também junto à Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso), ampliando a capacidade de resposta das forças de segurança e fortalecendo o intercâmbio de informações de inteligência.

“A expectativa é de que o novo sistema traga impactos imediatos e positivos para a segurança pública da região, auxiliando no levantamento de informações, na produção de inteligência policial e no combate a crimes transfronteiriços, especialmente em rotas utilizadas para o tráfico de drogas e outros ilícitos”, afirmou o delegado João Paulo Berté.

O projeto teve investimento aproximado de R$ 50 mil, custeado pelo Conseg de Vila Bela da Santíssima Trindade, que patrocinou a aquisição dos equipamentos. Já a implantação operacional e a integração das imagens ao sistema estadual foram viabilizadas com apoio técnico da Sesp e da Polícia Civil, consolidando uma parceria que fortalece diretamente a atuação policial no interior do município.

Leia Também:  Polícia Civil apreende adolescente de 16 anos envolvido em homicídio em Colniza

“A expansão do sistema de videomonitoramento pretende consolidar um cinturão de vigilância capaz de fortalecer ainda mais o enfrentamento à criminalidade, garantindo maior controle de tráfego, identificação de veículos suspeitos e apoio direto às ações policiais em toda a região”, concluiu o delegado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Acusado de feminicídio é encontrado morto em cela de presídio em Várzea Grande

Publicados

em

Reprodução

Joilson Bonifácio Correia de Sousa Silva, de 44 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (17) em uma cela da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Ele era acusado de assassinar a ex-companheira, Conceição Moreira da Silva, de 31 anos, com aproximadamente 16 golpes de faca, em Chapada dos Guimarães.

Informações preliminares repassadas à reportagem indicam que Joilson estava sozinho na cela quando foi localizado. Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte nem sobre as circunstâncias em que o corpo foi encontrado. A hipótese inicial de que não houve participação de outras pessoas depende de apuração e não foi confirmada.

As autoridades deverão realizar perícia médico-legal e examinar registros da unidade prisional para esclarecer o horário e a causa do óbito, além das condições em que o detento permaneceu sob custódia do Estado.

Joilson estava preso desde a noite de 10 de outubro, quando foi detido após a morte de Conceição. O feminicídio ocorreu por volta das 21h, na Rua do Ipê, nas proximidades da Mercearia Azevedo, no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães, a cerca de 65 quilômetros de Cuiabá.

Segundo os registros policiais, Conceição havia saído do trabalho em um supermercado e seguia de bicicleta para uma pizzaria quando foi surpreendida pelo ex-companheiro. Ele teria aguardado a passagem dela e iniciado o ataque em via pública. A vítima foi derrubada e atingida por aproximadamente 16 golpes de faca.

Leia Também:  Polícia Civil leva palestras sobre enfrentamento à violência doméstica a mulheres em Nobres

A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após testemunhas relatarem que uma mulher era atacada com uma arma branca. Quando os policiais chegaram, encontraram o suspeito contido por moradores. Joilson tinha ferimentos pelo corpo e um corte na cabeça, atribuídos à reação de pessoas que presenciaram o ataque. A faca indicada como instrumento do crime foi apreendida.

Socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conceição foi encaminhada para atendimento médico, mas morreu em decorrência da gravidade dos ferimentos. O caso foi registrado no boletim de ocorrência nº 2026.343185 e passou a ser investigado pela Polícia Civil como feminicídio.

Vítima havia denunciado ameaças

Conceição havia procurado as autoridades para denunciar ameaças do ex-companheiro. Em 28 de setembro, 12 dias antes de ser morta, obteve uma medida protetiva de urgência após relatar episódios de violência e intimidação.

De acordo com informações divulgadas sobre o procedimento policial, ela havia voltado à residência onde morava com Joilson para buscar pertences, acompanhada de dois irmãos. Na ocasião, ele teria se armado com uma faca e ameaçado a mulher. Os familiares intervieram, e ela não foi atingida.

Leia Também:  Mais 20 escolas aprovam conversão para gestão cívico-militar e Rede Estadual atinge 208 unidades em MT

Depois do episódio, Conceição registrou denúncia por ameaça no contexto de violência doméstica. O procedimento apontava risco grave à integridade da vítima. Informações levantadas durante a investigação indicaram que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e perseguia a ex-companheira.

Mãe de três filhos, Conceição teve a morte lamentada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapada dos Guimarães, que também questionou a efetividade da proteção oferecida após as denúncias.

Prisão preventiva

Joilson foi preso em flagrante em 10 de outubro. No dia seguinte, durante audiência de custódia, o juiz plantonista André Barbosa Guanaes Simões converteu a prisão em flagrante em preventiva. A medida manteve o acusado sob custódia enquanto avançavam os procedimentos judiciais, mas não representava condenação definitiva.

Com a confirmação formal da morte, a Justiça poderá reconhecer a extinção da punibilidade de Joilson, nos termos do artigo 107, inciso I, do Código Penal. A morte do acusado não impede a apuração de eventuais responsabilidades de outras pessoas, caso sejam identificadas.

Até a conclusão dos procedimentos oficiais, a causa da morte de Joilson permanece indeterminada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA