CUIABÁ

MATO GROSSO

TCE-MT recebe contas do Governo do Estado e autoriza publicação de editais do BRT

Publicados

MATO GROSSO

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, recebe as contas do Governo do Estado de 2024. Clique aqui para ampliar.

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, recebeu do governador Mauro Mendes as contas anuais do Governo do Estado referentes ao exercício de 2024. Durante a entrega, realizada nesta quarta-feira (2), o presidente também autorizou a publicação de editais para a contratação de empresas responsáveis pela continuidade das obras do BRT em Cuiabá.

“Como sempre, o Tribunal vai fazer um trabalho técnico e responsável de análise das contas, porque nosso compromisso é zelar pela correta aplicação dos recursos públicos. Como mato-grossense, espero que os resultados de 2024 sejam ainda melhores que os de 2023. Já reconhecemos que o atual governo apresenta indicadores diferentes de administrações anteriores”, afirmou Sérgio Ricardo.

Na ocasião, o governador destacou o cumprimento dos índices constitucionais e a manutenção da nota A junto à Secretaria do Tesouro Nacional. Também ressaltou o elevado patamar de investimentos registrado no sexto ano de mandato, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. “Reafirmamos nosso compromisso com a gestão fiscal e a responsabilidade administrativa”, pontuou.

Leia Também:  Capacitação do TCE-MT sobre aplicação da LGPD é concluída com mais de 800 inscritos
Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Governador Mauro Mendes afirmou que o cenário positivo das contas do Estado contou com a participação do TCE-MT

O cenário positivo, segundo Mauro Mendes, também contou com a contribuição do TCE-MT. “O Tribunal tem sido parceiro na construção de soluções importantes para o Estado. Não apenas como fiscalizador das contas, mas como agente comprometido com o desenvolvimento”, acrescentou o governador.

Obras do BRT

Em março, o TCE-MT já havia dado aval ao acordo de rescisão consensual com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, diante de atrasos e falhas na implantação do modal. Desde então, o presidente Sérgio Ricardo vem cobrando agilidade na retomada dos trabalhos. Ele defende que as frentes de serviço atuem em três turnos e também aos fins de semana, para garantir a conclusão dentro do novo prazo.

“Se o modelo anterior não deu certo, vamos buscar empresas com capacidade real de concluir essa obra. Empresas grandes, estruturadas, com força técnica e operacional. O Tribunal não vai mais aceitar atrasos, paralisações ou descumprimento dos cronogramas. O BRT precisa ser finalizado com urgência”, reforçou o presidente ao autorizar a retomada do processo de contratação.

Para garantir o andamento da obra, Sérgio Ricardo designou um grupo de auditores que irá monitorar permanentemente o andamento físico e financeiro da construção. “Essa obra tem que terminar, no máximo, até janeiro de 2025. Vamos exigir três turnos, trabalho nos fins de semana e estrutura para garantir eficiência. O Tribunal vai acompanhar de perto e cobrar resultados”, afirmou.

Leia Também:  Primeira-dama de MT coordena reunião de lançamento do Programa SER Família Fé e Vida

De acordo com Mauro Mendes, as contratações terão início ainda nesta semana. “Formulamos e encaminhamos à área técnica do TCE um pleito sobre essa questão e agora o presidente já autorizou que publiquemos e iniciemos imediatamente a contratação dos novos trechos, conforme o modelo proposto pelo Governo. Caso haja necessidade de ajustes, faremos depois. Com base na confiança entre as instituições, já nesta semana vamos iniciar as publicações das novas contratações”, afirmou.

A reunião também contou com a participação do vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf; do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar; do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo; do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; e do titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Primeira-dama de MT coordena reunião de lançamento do Programa SER Família Fé e Vida

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA