MATO GROSSO
Sedec, IPEM-MT e Inmetro promovem diálogo com setor produtivo em Mato Grosso
MATO GROSSO
O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM-MT), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizou, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a 7ª edição do Diálogo com o Setor Produtivo nesta terça-feira (24.3). O evento ocorreu na nova sede do órgão mato-grossense em Cuiabá.
Criado em 2023, o programa tem como objetivo aproximar o Ipem e o Inmetro da indústria, ouvir demandas e construir soluções conjuntas. A iniciativa busca fortalecer a relação com o setor produtivo, reduzir burocracias, otimizar custos e contribuir para um ambiente regulatório mais favorável.
A programação contou com a presença de autoridades estaduais, representantes de entidades de classe e integrantes de diversos segmentos produtivos. O encontro incluiu exposições técnicas e espaço aberto para participação dos presentes, promovendo o diálogo direto entre o poder público e o setor produtivo.
Durante o evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou o papel do Instituto de Pesos e Medidas na garantia da qualidade e na segurança das relações de consumo. Ele ressaltou a importância do órgão como parceiro do setor produtivo e como instrumento de credibilidade no mercado.
“O Ipem realiza um trabalho efetivo e de qualidade, o que já foi amplamente demonstrado, e é parceiro de quem trabalha. Sua atuação tem como objetivo garantir a proteção ao consumidor, mas também assegura aos bons empresários que eles estão devidamente certificados e que possuem qualidade para oferecer aos seus clientes”, afirmou.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, abordou a evolução do programa ‘Diálogo com o Setor Produtivo’ ao longo das edições, enfatizando os avanços obtidos a partir da escuta ativa dos diferentes segmentos. Para ele, o diálogo tem contribuído para a resolução de demandas históricas.
“O diálogo com o setor produtivo nasce justamente na esteira de reunir os diretores de mercado, ouvir os segmentos, encontrar soluções e definir prazos para respostas. Ao longo das seis edições, avançamos significativamente. Pleitos históricos, de mais de 15 anos, passaram a ser atendidos, com soluções construídas de forma conjunta neste ambiente. E não diferente das últimas edições, hoje sairemos daqui com encaminhamentos concretos”, disse.
A presidente do IPEM-MT, Tatiana Soares, ressaltou que o evento representa uma oportunidade de integração entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento econômico. Ela destacou a importância de aproximar o setor produtivo dos órgãos reguladores e decisórios.
“Esse evento foi pensado para aproximar quem produz de quem regulamenta, de quem decide e de quem constrói o futuro. Estamos construindo um ambiente em que os desafios deixam de ser individuais e passam a ser tratados de forma estratégica e coletiva. Trazer esse movimento para Mato Grosso tem um significado ainda maior, porque estamos falando de um estado que é potência, que produz e impulsiona o desenvolvimento brasileiro”, declarou.
Entre os participantes, representantes do setor produtivo destacaram a importância do espaço para apresentação de demandas e discussão de entraves enfrentados no dia a dia. Cleiton Gauer, superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), apontou que o diálogo contribui para dar visibilidade a questões técnicas que impactam diretamente a atividade econômica. Segundo ele, o encontro é uma oportunidade de expor as demandas, as dificuldades enfrentadas pelo setor e situações que muitas vezes passam despercebidas ao longo das transações.
“Isso pode, por vezes, gerar um prejuízo oculto que o produtor nem percebe. Assim, esse diálogo e a oportunidade de falar um pouco sobre o setor e sobre as dificuldades que enfrentamos são de suma importância para que possamos construir uma agenda positiva e sair daqui, de fato, com um plano de ação e prioridades a serem solucionadas”, afirmou.
Participaram do encontro representantes dos setores de extintores de incêndio, agronegócio (cadeia da soja), distribuição de combustíveis, comércio, indústria, setor orizícola, setor moveleiro, instrumentos de pesagem e meio acadêmico, com a participação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Pivetta prepara mudança na Casa Civil e aposta em articulador de campanha para comandar pasta
O governador reeleito de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), deve anunciar o empresário Eduardo dos Santos Manciolli como novo secretário-chefe da Casa Civil. A mudança, prevista para ser oficializada nesta terça-feira (13), marca a chegada de um dos articuladores de sua campanha eleitoral ao comando de uma das principais pastas do Executivo estadual. As informações são do Estadão Mato Grosso.
Manciolli substituirá Adjaime Ramos de Souza, que deverá retornar ao cargo de secretário-adjunto da Casa Civil. A secretaria tem papel estratégico na articulação política e institucional do governo, atuando na interlocução com órgãos públicos, lideranças políticas e diferentes setores da administração estadual.
Durante a campanha que garantiu a reeleição de Pivetta, o empresário integrou o grupo de articulação política coordenado pelo ex-secretário de Fazenda Rogério Gallo. Sua atuação ocorreu principalmente nos bastidores da disputa eleitoral, contribuindo para as estratégias políticas do grupo.
Natural de Barra do Garças, Manciolli acumula experiência na administração pública e no Legislativo mato-grossense. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), foi coordenador da Escola do Legislativo em 2019, superintendente da instituição em 2023 e secretário de Escola e Memória do Legislativo em 2025.
O empresário também chefiou o Gabinete do Governador, no Palácio Paiaguás, sede do Executivo estadual. Ele deixou a função em agosto de 2026, após exoneração a pedido.
Na política partidária, Manciolli disputou uma vaga na Câmara Municipal de Barra do Garças nas eleições de 2012, pelo então Partido Republicano Brasileiro (PRB). Mais recentemente, exerceu a função de primeiro-tesoureiro do Republicanos em Mato Grosso.
A possível nomeação reforça a presença de nomes ligados à articulação política de Pivetta em posições estratégicas do governo. Caso confirmada, a mudança colocará Manciolli à frente das negociações institucionais e da coordenação política entre o Executivo estadual e os demais setores da administração pública.
-
ARTIGOS5 dias atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
JURÍDICO5 dias atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
Rondonópolis6 dias atrásTrecho interditado na Lions Internacional para implantação de rotatória
-
JURÍDICO2 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
ESPORTES4 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO


