CUIABÁ

MATO GROSSO

Seciteci abre inscrições para curso técnico gratuito de iluminação e som em Barra do Garças e Cáceres

Publicados

MATO GROSSO

Estão abertas as inscrições para o Curso da Tecnologia do Som e da Luz, ofertado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), para turmas em Barra do Garças e Cáceres. Ao todo são oferecidas 100 vagas. A capacitação é inteiramente gratuita e gera certificado de conclusão para todos os participantes.

Realizado em parceria com o Instituto Brasil e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o curso tem como objetivo potencializar a formação de trabalhadores da setor cultural, e visa atender uma demanda crescente diante da abertura de diversos editais de fomento à cultura no Estado.

As inscrições seguem até o preenchimento total das vagas disponibilizadas. As aulas em Barra do Garças começam no dia 19 de fevereiro. Já em Cáceres, o início está marcado para o dia 25 de fevereiro.

Durante os 6 dias de aulas, o curso oferece a oportunidade de desenvolver habilidades para atuação nos setores mais dinâmicos da indústria cultural, que são o audiovisual, a música e o design.

Ao todo, o curso possui 56 horas e pode ser realizado de forma híbrida. Não é necessário ter conhecimento prévio ou estar atuando na área, e todo o material utilizado na formação será disponibilizado pelo curso.

Leia Também:  Justiça mantém Prefeitura proibida de criar obstáculos à implementação do BRT em Cuiabá

O editor de vídeo e cinegrafista Jefferson Patrick participou do curso ofertado em Rondonópolis. Ele destacou a qualidade dos professores e contou que aproveitou as aulas para aprimorar seu conhecimento.

“O curso me deu muitos detalhes de aprendizado. Aproveitei a experiência dos professores para tirar dúvidas específicas. Eles foram ótimos, 100% prestativos e eu consegui sanar todas as dúvidas que eu tinha sobre iluminação e ajustes de sonorização”, afirmou o participante.

Vale destacar que, em Barra do Garças, a oferta conta com apoio da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), e em Cáceres, com a colaboração do Núcleo de Produção Digital da UFMT.

A formação também conta com professores do Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC). Participarão das aulas o professor Renato Muñoz, que já trabalhou com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Marisa Monte, e que foi premiado como melhor profissional de PA do ano em 1997; e o mestre João Vicente, que atua há 24 anos no mercado como técnico de P.A. e monitor, além de técnico de gravação, mixagem e masterização.

Leia Também:  Força Tática prende membro de organização criminosa com drogas em Tangará da Serra

Também serão realizadas mentorias com outros professores com vasta atuação no cenário audiovisual cuiabano, como Agnel Velozo, especialista em captação de iluminação do estúdio.

Inscrições abertas

Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição até o final. Após o envio total das respostas, a inscrição será cadastrada automaticamente. Serão aceitas as solicitações de pessoas com idade a partir de 16 anos.

As inscrições para Tangará da Serra e Cuiabá serão disponibilizadas em breve.

CLIQUE AQUI para as inscrições em Barra do Garças;
CLIQUE AQUI para as inscrições em Cáceres.

Para mais informações: (65) 9 9815-7268.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  Força Tática prende membro de organização criminosa com drogas em Tangará da Serra

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros divulga gabarito preliminar das provas de seletivo para bombeiros temporários em MT

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA