MATO GROSSO
Projeto de cuidados com a saúde em cadeia pública beneficia reeducandos e servidores
MATO GROSSO
A nutricionista da unidade, Juliana Nunes Ramos, com o apoio de alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário do Vale do Araguaia, liderou sessões sobre “Alimentação Saudável” e “Higiene Pessoal”. O projeto visa promover a saúde e prevenir doenças, além de reduzir o desperdício alimentar, enfatizando a importância de uma dieta balanceada e práticas de higiene, principalmente para os reeducandos envolvidos na distribuição de alimentos, garantindo assim a qualidade sanitária das refeições.
“Essas ações vão conscientizar e fazer uma educação nutricional com os reeducandos, com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças. E as palestras levam a eles educação nutricional, esclarecem e mostram a importância que tem o consumo de vegetais, frutas, verduras, salada, para a saúde como um todo”, destacou a nutricionista.
De acordo com o diretor, Maicon da Costa Oliveira, as apresentações feitas pela equipe de nutrição tiveram como objetivo principal estimular o consumo de legumes e verduras entre os reeducandos. “A falta de hábito de consumo e o desconhecimento valor nutricional e importância à saúde humana fazem com que muitos descartem esses produtos das refeições que são oferecidas na unidade prisional”, explicou.
Além disso, a iniciativa inclui o projeto “Saúde X Vida Ativa” para os servidores, que começará na próxima segunda-feira (13.04), promovendo saúde e bem-estar por meio de atividades físicas e orientação nutricional. Incluirá exames de bioimpedância e orientações personalizadas para aprimorar a qualidade de vida e a eficiência dos servidores.
Serão realizados cinco exames de bioimpedância por dia, para os servidores que quiserem participar. Ele visa calcular a composição corporal da pessoa, analisando a massa magra, gordura corporal, e outros elementos que indicam o que deve ser feito para auxiliar na saúde do examinado.
Após o exame, serão feitas orientações de acordo com os seus resultados, incluindo educação sobre hábitos saudáveis e esclarecimento de dúvidas sobre práticas a serem adotadas.
Juliana Ramos afirmou que as avaliações também colaboram para maior eficiência dos servidores. “É uma forma de melhorar o trabalho deles aqui dentro da unidade porque, com certeza, uma pessoa com saúde e mais disposta consegue trabalhar melhor”, pontou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Ordem Pública e Procon oferecem atendimento no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte
A Prefeitura de Cuiabá ampliou o acesso aos serviços públicos com a disponibilização de guichês de atendimento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e do Procon Municipal na nova sede do Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), instalada em frente ao Palácio Alencastro, na região central da capital.
A iniciativa tem como objetivo descentralizar os atendimentos presenciais facilitando o acesso da população aos serviços municipais. Com a nova estrutura, os cidadãos passam a contar com mais um ponto de atendimento além das sedes já existentes dos órgãos.
No espaço destinado ao Procon Municipal, os consumidores podem receber orientações sobre seus direitos, registrar reclamações, consultar o andamento de processos, obter retorno de demandas já protocoladas e realizar o agendamento de audiências de conciliação.
Já os serviços da Secretaria de Ordem Pública, antes concentrados na sede da pasta, localizada na Avenida Érico Preza, nº 1.101, no bairro Jardim Itália, dentro do Parque Tia Nair, também passam a ser oferecidos no CIAC. A medida beneficia principalmente moradores e trabalhadores da região central, que terão acesso facilitado aos protocolos e processos administrativos da secretaria.
Entre os serviços disponíveis estão pedidos de devolução de materiais apreendidos, juntada de documentos, solicitação de cópias de processos, emissão e renovação de Termo de Permissão de Uso (TPU), solicitação de licença especial de eventos, solicitação de autorização de poda de árvore, apresentação de defesa administrativa, cumprimento e contestação de notificações, além de pedidos de desembargo de obras, desinterdição e levantamento de suspensão ou redução de atividades.
Durante o atendimento no CIAC, o cidadão receberá orientações sobre a documentação necessária para o serviço solicitado. Quando o atendimento for realizado por terceiros, será obrigatória a apresentação de procuração assinada pelo interessado, acompanhada de cópia do documento de identificação do procurador.
Além do atendimento presencial, o cidadão pode utilizar o sistema Web Denúncias, disponível no Portal SORP, no endereço https://sorp.cuiaba.mt.gov.br, para comunicar situações que demandem a atuação da fiscalização. Para denúncias de poluição sonora, também está disponível o Disque-Silêncio pelo telefone (65) 99341-3000. O atendimento em regime de plantão ocorre às sextas-feiras e aos sábados, a partir das 22h, e aos domingos, a partir das 19h.
-
MATO GROSSO6 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu5 dias atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão cheio de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
POLÍCIA18 horas atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
MATO GROSSO6 dias atrásDr. João anuncia implantação em MT da carteira digital durante 1º Encontro de Fibromiálgicos


