MATO GROSSO
Professoras da rede estadual são semifinalistas de prêmio nacional de arte
MATO GROSSO
O evento é considerado o maior de arte-educação do Brasil e objetiva dar visibilidade a projetos com potencial para transformar estudantes, cidadãos e comunidades por meio da arte. A seleção nacional está prevista para o final de setembro.
A educadora Rosana Zanete Steinke, que concorre na categoria Ensino Fundamental com o “Projeto em Revitalização: Culturas e identidades Amazônicas”, explica que o tema foi trabalhado na escola para que os estudantes “pudessem refletir sobre a identidade plural e aspectos histórico-geográficos que estão postos no local onde vivem”.
Segundo ela, o projeto atingiu seu objetivo e proporcionou resultados positivos à escola, entre eles a ampliação do conhecimento sobre a história da arte e de práticas artísticas que passaram a ser incorporadas no cotidiano dos estudantes.
“O grande diferencial foi o olhar crítico e questionador da comunidade estudantil, para o que está sendo representado em uma imagem, quais seus efeitos na sociedade e nos espaços escolares”, observou Steinke ao destacar como importante o aporte financeiro aprovado pelo Afluentes – edital de Incentivo para Ações Culturais nos Municípios.
Já a professora Milene Maria dos Santos, que concorre na categoria Ensino Médio com a iniciativa “A festa do boi: canto, dança, escrita, indumentária, pintura e cenário”, afirma que a proposta foi uma forma de valorizar a história da região. “Nossa cidade é uma mistura de muitos povos. Fazer uma festa voltada para a cultura nordestina e também amazônica foi uma forma de prestigiar a nossa própria história”, conta.
Conforme a professora, além de estar na região amazônica, parte da população de Marcelândia é oriunda dos estados do Pará, Maranhão e Piauí. “É uma experiência incrível para a nossa cultura, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas”, completou.
Na avaliação de Jackeline Bregoli, diretora Regional de Educação do polo de Matupá, no qual está inserida a Escola Estadual de Tempo Integral Pedro Bianchini, a unidade é um exemplo por estar sempre envolvida com projetos pedagógicos que viabilizam a participação juvenil.
“Quando os estudantes estão envolvidos nas atividades, percebemos neles o despertar do sentimento de pertencimento. Quando trabalhamos temas vigentes na realidade onde estão inseridos, também proporcionamos, além da formação pedagógica, a formação cidadã. Dessa forma, o estudante se torna autor do seu próprio conhecimento”, afirma.
Confira aqui a lista dos selecionados para a semifinal do prêmio.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.
Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.
Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.
“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.
O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.
Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.
Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.
Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT


