MATO GROSSO
Procon Estadual participa de Ciclo de Palestras sobre direitos do consumidor
MATO GROSSO
Servidores do Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), participaram nesta semana do Ciclo de Palestras organizado pelo Procon Municipal de Barra do Garças em comemoração ao Mês do Consumidor. Durante o evento, comerciantes, estudantes da rede pública municipal de ensino e alunos dos cursos de Administração e Direito da UniCathedral Centro Universitário e do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), puderam acompanhar palestras ministradas pelo Procon-MT.

A ação, formulada em cooperação técnica entre o Procon Municipal de Barra do Garças e as coordenadorias de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado, Gestão de Processos e Documentos e Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo do Procon Estadual, teve como propósito orientar e conscientizar o público acerca de temas como consumo consciente e direitos e legislações de defesa dos consumidores.

O secretário adjunto do Procon Estadual, Edmundo Taques, lembra que as palestras educativas são ações permanentes do Procon Estadual e estão sob a gestão da Coordenadoria de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo.
“Uma das principais atribuições do Procon é promover a Educação para o Consumo. Escolas, universidades, instituições da sociedade civil organizada e até fornecedores podem requerer palestras do Procon Estadual. São atendidos públicos de todas as idades, de crianças a idosos, da Capital e do interior”, informou o secretário.
No total, os servidores do Procon-MT realizaram três palestras em Barra do Garças. No dia 29 de março, às 19h, alunos dos cursos de Direito e Administração das Universidades UniCathedral e Univar acompanharam a palestra sobre Adequação do Comércio à Legislação de Proteção e Defesa do Consumidor, ministrada pelo coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon Estadual, Ivo Vinícius Firmo.

Ivo Firmo destacou a harmonização nas relações de consumo e importância das ações do Procon neste sentido. “O objetivo da palestra foi orientar consumidores e fornecedores sobre seus direitos e as principais normas de proteção e defesa do consumidor, assim como sobre as ações e serviços prestados pelos Procons em prol do consumidor, visando garantir a harmonia no mercado de consumo no dia-a-dia”, explica.
No dia 30 de março, foram realizadas duas palestras: na primeira, que ocorreu às 8h, o coordenador de Gestão de Processos e Documentos, Maurel de Castro Amorim, falou sobre Consumo Consciente e Direitos e Deveres do Consumidor para alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. A segunda palestra, realizada pelo coordenador Ivo Vinícius Firmo, ocorreu às 19h, tratou sobre Tutela Administrativa do Consumidor com comerciantes e acadêmicos do curso de Administração da Faculdade Uni Cathedral.
Segundo Amorim é importante bordar temáticas que envolvem consumo com crianças e adolescentes e salienta o papel que este público possui na conscientização de seus pais e responsáveis.

“Consumo consciente envolve não somente a compra de produtos e serviços de forma adequada, mas também o uso correto e econômico dos mesmos. Ser um consumidor cidadão significa comprar somente o que é necessário, evitando desperdício e ajudando o meio ambiente”, explica Maurel, pontuando que durante a palestra os estudantes são orientados a ajudar seus familiares a se conscientizarem de que é imprescindível a compra e utilização dos produtos e serviços com responsabilidade e respeito ao meio ambiente.
A coordenadora do Procon Municipal de Barra do Garças, Selma Borba, que organizou o Ciclo de Palestras com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), considera que esse tipo de ação é importante para levar informação e fortalecer o consumidor nas relações de consumo, de forma especial em março, mês em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor.
“As palestras têm o objetivo de orientar os consumidores sobre seus direitos e deveres. Também de reforçar o papel do Procon, que é de proteger e defender os consumidores e seus interesses. Podemos, ainda, mostrar para os fornecedores que o papel do Procon não é somente fiscalizar e punir, mas principalmente educar e orientar para que todos atuem em conformidade com a legislação”, salientou.

Agendamento de palestras
Para agendar palestras com o Procon Estadual, basta enviar um e-mail de solicitação para o endereço: [email protected] .
Dia Mundial do Consumidor
Comemorado em 15 de março, o dia mundial do consumidor se oficializou após pronunciamento do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 1962, sobre direitos essenciais dos consumidores, como o direito à segurança, informação, opção e a ser ouvido. A partir daí, o mundo, incluindo o Brasil, preocupou-se em assegurar nas suas legislações e no seu cotidiano direitos básicos para o cidadão que adquire produtos e contrata serviços para atender suas necessidades.
INDÍGENA
Governo de MT leva assistência emergencial no Parque Nacional do Xingu, após incêndio destruir moradias
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realizou nesta sexta-feira (3.10) uma ação emergencial na aldeia Tanguro, no município de Querência, Território Indígena do Xingu, etnia Kalapalo.
A iniciativa levou apoio às famílias atingidas por incêndio registrado nesta semana. O fogo começou após uma criança brincar com um isqueiro, o que rapidamente provocou a queima de duas ocas e duas motocicletas, além de todos os pertences que estavam dentro. A idosa Kanualu Kalapalo sofreu queimaduras no braço, mas está sendo cuidada pela comunidade e passa por recuperação.
Para minimizar os prejuízos materiais, o Governo do Estado entregou 27 cestas básicas, 39 kits de limpeza, 20 redes de dormir, 10 caixas d’água, dois rolos de lona grossa e dezenas de sacos de roupas doadas.

Ação levou apoio às famílias atingidas por incêndio registrado nesta semana, na aldeia Tanguro, em Querência – Foto por: Junior Silgueiro
A primeira-dama de Mato Grosso e madrinha dos povos indígenas, Virginia Mendes, destacou a sensibilidade do Governo em atender prontamente às demandas sociais, especialmente em territórios tradicionais.
“Desde o primeiro momento, pedi que nossa equipe se mobilizasse para levar ajuda às famílias da aldeia Tanguro. Nosso papel é cuidar das pessoas, especialmente nos momentos mais difíceis, e garantir que os povos indígenas de Mato Grosso sejam sempre acolhidos com respeito e solidariedade”, afirmou Virginia.

Foto Junior Silgueiro
Durante a ação, Kemeya Kalapalo, filho da idosa, destacou a importância do apoio recebido.
“Foi muito bom que vocês trouxeram as cestas básicas, caixas d’água e roupas para ajudar. Meu sobrinho estava brincando com isqueiro, tocou no palha da oca e pegou fogo, queimando todos os objetos, redes e pertences. Eram duas famílias, cerca de 16 pessoas morando na casa. Minha mãe também se queimou no braço, mas já está melhorando com remédio tradicional. Agradeço ao Governo do Estado pela ajuda e apoio que recebemos”, disse Kemeya.

Foto Junior Silgueiro
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, ressaltou que a Setasc tem atuado de forma rápida para apoiar comunidades em situações emergenciais.
“Nosso compromisso é estar presente quando a população mais precisa. Essa entrega é uma forma de amenizar os danos materiais causados pelo incêndio e garantir que as famílias tenham suporte para recomeçar com dignidade”, afirmou o secretário.
A ação emergencial da Setasc, em parceria com a Defesa Civil de Mato Grosso, demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso em garantir apoio imediato às comunidades tradicionais em momentos de dificuldade, reafirmando o respeito e a parceria com os povos indígenas do Xingu.
Fonte SETASC


