MATO GROSSO
Palestra do TCE-MT sobre Nova Lei de Licitações alcança gestores de todo país
MATO GROSSO
![]() |
Com mais de 2 mil inscritos, a palestra sobre dispensa e inexigibilidade de licitações garantiu a gestores de Mato Grosso e de outros estados ferramentas para que atuem em conformidade com a Nova Lei 14.133/21. A capacitação foi realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nesta quarta-feira (15).
Dividido em ciclos, o curso faz parte da proposta de gestão do presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, que prioriza a prevenção de erros por meio da capacitação de gestores. Para isso, uma extensa programação vem sendo desenvolvida pela Escola Superior de Contas, sob supervisão conselheiro Waldir Teis.
“Temos que buscar o máximo de compreensão e esclarecimento sobre a nova lei, que é bastante extensa e abriu muitas possiblidades diferentes da antiga. Só assim estaremos contribuindo efetivamente para uma boa gestão pública, que é o que o Brasil precisa hoje”, afirmou o supervisor na abertura do encontro.
No mesmo sentido se pronunciou o palestrante, Renato Fenili. “Essa tem que ser uma concepção adotada pelos órgãos de controle. Não é de hoje para amanhã que o Brasil vai implantar todos os artefatos de governança que a lei pede. O que se desenha é que vamos ter avanços ao longo do tempo.”
Pós doutorando em Administração, Fenili tem larga experiência no setor público, tendo sido secretário adjunto de Gestão do Ministério da Economia e analista do Legislativo na Câmara dos Deputados. Ao observar a participação de representantes de diferentes estados, ele avaliou que a capacitação do TCE-MT garantirá resultados por todo o país.
“De modo geral, o Brasil não se preparou bem para esta transição. O maior sintoma disso é que discutimos pouco a qualidade da regulamentação. Criou-se uma corrida para regulamentar, mas ninguém discute a qualidade destas regulamentações, que às vezes trazem menos concretude que a própria lei, quando deveria ser o contrário”, avaliou.
Os detalhes sobre a nova legislação que modificou, radicalmente, o sistema de contratação pública no Brasil ao revogar a Lei Geral de Licitações (nº 8.666/1993), a Lei do Pregão (nº 10.520/2002) e a Lei do RDC (nº 12.462/2011) podem ser revistos na palestra, disponível no Canal da Corte de Contas no YouTube – clique aqui.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui
Fonte: TCE MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade



