CUIABÁ

MATO GROSSO

MPMT dá voz aos gestores da rede pública de ensino em Sinop

Publicados

MATO GROSSO


Com objetivo de firmar estratégias para a redução das diversas formas de violência escolar na rede pública, a 2ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop (a 500km de Cuiabá) promoveu uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação e com a Diretoria Regional de Educação, no dia 13 de abril. A iniciativa atende ao objetivo estratégico “exigir a redução das diversas formas de violência escolar na rede pública” previsto no Planejamento do Ministério Público do Estado de Mato Grosso para o quadriênio 2020-2023. 

Coordenada pelo promotor de Justiça Nilton César Padovan, a reunião contou com presença da secretária Municipal de Educação, Sandra da Conceição Donato Ferreira, da diretora regional de Educação Adjunta, Cristiane Valéria Costetti Zubler, de servidores da Promotoria e gestores escolares. Conforme o promotor, foram convidados representantes de todas as escolas da rede pública na cidade, totalizando aproximadamente 70 unidades. 

No encontro, foram expostos os principais problemas enfrentados nas unidades e definidas estratégias para o enfrentamento à violência. “Em vez de apresentarmos uma proposta para as escolas, fizemos diferente. Abrimos espaço para ouvi-los, para que os gestores dissessem quais são os problemas enfrentados e quais medidas devem ser adotadas para minimizá-los. Ou seja, nada foi imposto. Afinal, eles que vivenciam e conhecem a realidade da educação. Nós, do Ministério Público, estamos à disposição para trabalharmos juntos”, explicou Nilton Padovan. 

Leia Também:  Escola de Governo oferta 300 vagas para curso online de Direito Administrativo

Entre as condutas reprováveis apresentadas pelos gestores escolares estão a falta de respeito aos profissionais da educação por parte dos pais e alunos, agressividade física e verbal entre estudantes, consumo de entorpecentes e cigarros, prática de bullying, uso de aparelho celular durante as aulas e deterioração do patrimônio escolar. 

Para combater as adversidades, foram sugeridas como estratégias a criação do programa “Pais nas escolas”, visando a aproximação com a comunidade escolar por meio de reuniões e palestras, e da campanha “Quem falta faz falta”, objetivando o resgate das crianças faltosas. Também foram propostas a divulgação dos 10 vídeos orientativos e pedagógicos do projeto “Prevenção Começa na Escola”, reunião entre os representantes das escolas e integrantes do Conselho Tutelar e aumento da frequência da ronda escolar feita pela Polícia Militar.

Para cada ação sugerida foram estabelecidos prazos. Assim, no término do encontro, o promotor de Justiça Nilton Padovan notificou os presentes para que deem cumprimento ao que foi acordado.

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Unidades do Ganha Tempo passam a ter postos de atendimento da Sefaz

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA