MATO GROSSO
INSS alerta para golpes que usam informação falsa sobre biometria
MATO GROSSO
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nota para informar que são falsas informações que circulam na internet e nas redes sociais sobre o bloqueio de benefícios. Os conteúdos falsos dizem que seria necessário realizar um cadastro biométrico para impedir que o benefício fosse suspenso.
No entanto, o INSS informa que essa exigência só é válida para novos pedidos feitos desde 21 de novembro de 2025. O órgão reforça que os beneficiários não precisam comparecer às agências do INSS para fazer cadastro biométrico.
“Em realidade, nem sequer existe essa opção. Pois o registro biométrico significa que o cidadão precisa ter sua identidade confirmada por meio de uma biometria cadastrada em uma base oficial do governo”, diz a nota.
Esse cadastramento é feito quando o cidadão emite algum documento público , como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou título de eleitor.
Golpe
O INSS alerta para tentativas de fraude que utilizam informações falsas sobre biometria para obter dados pessoais das vítimas. O órgão ressalta que não envia servidores à casa dos cidadãos para fazer a comprovação de vida, nem solicita senhas, dados bancários ou transferências de dinheiro.
Também orienta para não clicar em links desconhecidos, uma vez que os golpistas usam páginas falsas para capturar dados e aplicá-los em outras fraudes.
Isenção
Mesmo entre quem solicitou o benefício após 21 de novembro do ano passado, nem todos precisam de documento com biometria. A legislação estabelece algumas exceções, como idosos com mais de 80 anos, migrantes, refugiados, apátridas, pessoas impossibilitadas de se deslocar por mais de 30 dias por motivo de saúde, entre outros.
Além disso, também estão isentos da obrigatoriedade do registro biométrico os pedidos de salário-maternidade, benefícios por incapacidade e pensão por morte.
Em caso de dúvida sobre a situação do benefício, o cidadão deve consultar o Meu INSS ou ligar para o 135.
MATO GROSSO
Diego Guimarães destaca acordo que prevê novos quartéis da PM e Bombeiros
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) destacou, durante sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (28), a inclusão de Guarantã do Norte, Colíder e Peixoto de Azevedo no projeto de construção de quartéis integrados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. As três cidades do Nortão estão entre os 22 municípios contemplados por um acordo de R$ 130 milhões firmado pelo Governo de Mato Grosso para investimentos em segurança pública.
A implantação das unidades nos três municípios está entre as demandas defendidas pelo parlamentar junto ao governador Otaviano Pivetta (Republicanos). A iniciativa busca ampliar a estrutura das forças de segurança no Nortão, região estratégica para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso.
“Guarantã do Norte, Colíder e Peixoto de Azevedo são cidades que têm uma importância enorme para o nortão e para Mato Grosso. São municípios que crescem, geram empregos e movimentam nossa economia. Precisamos garantir que esse desenvolvimento venha acompanhado de investimentos em segurança pública, oferecendo mais proteção às famílias e melhores condições de trabalho aos nossos policiais e bombeiros”, destacou Diego Guimarães.
Durante seu pronunciamento na Assembleia, o parlamentar parabenizou o governador Otaviano Pivetta (Republicanos) pela iniciativa e ressaltou a importância da parceria entre os órgãos estaduais para viabilizar os investimentos.
“Quero parabenizar o governo do estado, o governador Otaviano Pivetta, pela solução inteligente construída com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público e com a Secretaria de Segurança Pública, que levou ao anúncio de investimentos para a construção de 22 unidades do Corpo de Bombeiros em conjunto com a Polícia Militar”, afirmou.
O acordo foi oficializado na terça-feira (27), com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo governador Otaviano Pivetta, pelo procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca, e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo.
Novos quartéis –Pelo projeto, cada quartel integrado terá aproximadamente 1.200 metros quadrados de área construída, com investimento estimado de R$ 2,5 milhões por unidade. As estruturas serão destinadas ao funcionamento conjunto da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, ampliando a capacidade de atendimento à população.
Ao comentar a iniciativa, Diego Guimarães citou Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Colíder e Colniza entre os municípios beneficiados e ressaltou que a instalação das unidades representa um avanço na interiorização dos serviços de segurança pública.
Segundo o deputado, os novos quartéis integrados vão contribuir para ampliar a presença das forças de segurança nos municípios, “trazendo segurança, trazendo rapidez no atendimento e trazendo também a expansão do Corpo de Bombeiros no estado de Mato Grosso”.
“O Nortão precisa continuar avançando. Temos uma região forte, produtiva e formada por pessoas trabalhadoras, que merecem segurança e qualidade de vida. Nossa atuação é justamente para levar essas demandas ao Governo do Estado e buscar investimentos que atendam às necessidades da população”, afirmou o parlamentar.
Em Guarantã do Norte, Diego já havia adiantado, em junho, a existência de tratativas para a construção de uma nova sede do Corpo de Bombeiros, após articulações junto ao Governo do Estado. A inclusão do município no acordo reforça a previsão de investimentos na estrutura de segurança pública da cidade.
Além de Guarantã do Norte, Colíder e Peixoto de Azevedo, o projeto Quartel Integrado PM-BM contempla outros 19 municípios de Mato Grosso. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), a iniciativa deverá beneficiar aproximadamente 460 mil moradores das 22 cidades.
Conforme o Governo do Estado, também serão contemplados os municípios de Diamantino, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Arenápolis, Colniza, Itiquira, Brasnorte, Nova Bandeirantes, Vila Bela da Santíssima Trindade, Campinápolis, Poxoréu, São Félix do Araguaia, Alto Garças, Marcelândia, Cotriguaçu, Porto Alegre do Norte, Confresa e Juara.
Investimentos –O acordo também prevê a aquisição de equipamentos e soluções tecnológicas para as forças de segurança, incluindo computadores para a Polícia Judiciária Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica do estado (Politec), equipamentos para os centros de operações da Polícia Militar e sistemas de modernização do sistema prisional.
Durante a assinatura, o governador Otaviano Pivetta destacou que os investimentos buscam oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais e atendimento de qualidade à população.
“Essas unidades integradas têm como finalidade dar condições para que o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar tenham dignidade e a população encontre um bom serviço. É para eles que nós queremos dirigir o nosso trabalho e garantir uma segurança pública de qualidade”, afirmou o governador.
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio em Novo Santo Antônio
-
ESPORTES5 dias atrásPrêmio TV Brasil Petrobras Para Elas anuncia zagueiras finalistas
-
ESPORTES7 dias atrásPrêmio TV Brasil Petrobras Para Elas anuncia finalistas entre goleiras
-
ESPORTES6 dias atrásPrêmio TV Brasil Petrobras Para Elas: as 3 melhores laterais-direitas
-
MATO GROSSO6 dias atrásWilson Santos propõe nome de ex-governador para ponte ferroviária sobre o rio Vermelho
-
ESPORTES4 dias atrásEx-jogadoras da seleção de futebol incentivam alunas em escolas do Rio
-
MATO GROSSO5 dias atrásCattani cobra solução para sistema florestal e cancelamentos de CAR de pequenos produtores
-
ESPORTES4 dias atrásRádio Nacional transmite neste sábado Internacional x Botafogo


