CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de MT lança 2ª edição de programa de aceleração de negócios criativos

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) lança na terça-feira (28.03) a segunda edição do MOVE_MT, programa de aceleração de negócios criativos, de inovação e de impacto sociocultural, que é promovido em parceria com o instituto Oi Futuro. O MOVE_MT 2 será apresentado e aberto para inscrições em evento presencial no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, das 8h30 às 12h.
De acordo com o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves, essa segunda edição do MOVE_MT sinaliza a resolução do Governo de Mato Grosso em fazer políticas públicas continuadas para impulsionar a economia criativa no Estado. ;

“Damos sequência a um projeto bem-sucedido que já mudou a vida de muita gente e que avança para atender ainda mais empreendedores criativos. E não vamos parar por aí, o esforço do Governo de Mato Grosso para impulsionar o setor no Estado está em ascendência e logo teremos um fantástico Centro de Referência, que será o Grande Hotel da Criatividade”, declara Jefferson.

Por meio de edital público, o MOVE_MT 2 vai selecionar até 20 iniciativas de Mato Grosso para participarem do ciclo de aceleração para criação de negócios rentáveis e sustentáveis. Abrangendo as áreas de gestão, inovação, impacto social, criatividade e comunicação, a jornada de aprendizados tem seis meses de duração e oferece cerca de 1.700 horas de capacitação e mentorias. ;

Leia Também:  Curso online de solução de conflitos escolares será disponibilizado

Ao final do ciclo, as cinco iniciativas mais bem avaliadas receberão prêmios no valor total de cerca de R$ 350 mil e poderão realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, em que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.

Podem se inscrever empreendedores da economia criativa, incluindo setores tradicionais e emergentes, como artesanato, audiovisual, música, moda, gastronomia e design. ;
;

“Com o MOVE_MT, conseguimos levar inovação a novos territórios e concretizar nosso propósito de valorização da diversidade e da criatividade como grandes potências no desenvolvimento do país. Com o sucesso do projeto, pretendemos replicar o modelo para outros estados brasileiros e buscamos novos parceiros, que compartilhem desse sonho de impulsionar criadores e transformar futuros em todo o país”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas e Projetos do Oi Futuro.
;

Workshops gratuitos ;
;

Na etapa pré-aceleração, enquanto as inscrições estiverem abertas, o programa vai oferecer dois workshops gratuitos e abertos ao público. ;Com o tema “Estruturando um projeto social ou negócio da economia criativa para editais”, os cursos têm o objetivo de preparar os empreendedores culturais para se inscrever em editais, inclusive no MOVE_MT 2. ;
;
A primeira oficina ocorre já na próxima terça-feira (28.03), das 17h às 22h, no Palácio da Instrução, em Cuiabá. A segunda busca atender o público do interior do Estado, por isso será realizada em ambiente online, no dia 15 de abril. Inscrições por aqui.

;

ArtGi, finalista da primeira edição MOVE_MT
Primeira edição do MOVE_MT ;
;
Realizada em 2022, a primeira edição do MOVE_MT impactou 243 empreendedores na fase de pré-aceleração, com quatro workshops abertos. No edital, foram 30 iniciativas selecionadas, das quais 24 chegaram ao final do ciclo de aceleração, que totalizou 1.980 horas de capacitação coletiva e mentorias individualizadas. ;

Leia Também:  Governo de MT divulga calendário de pagamentos dos salários e 13º para 2024

Além da imersão nas redes criativas na sede do Oi Futuro, junto com outros contemplados no programa, os cinco negócios mais bem avaliados pela banca final do programa receberam investimento financeiro para ampliar seus negócios: SUMAC Records, Encontrei Brechó, Delícias da Rozi, ArtGi e Cadju Filmes. ;

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Suspeitos de roubos em Cuiabá e Campo Verde são presos em flagrante na MT-251

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA