CUIABÁ

MATO GROSSO

Expedição Araguaia-Xingu é premiada pela Escola Nacional de Magistrados como projeto social

Publicados

MATO GROSSO

A Expedição Araguaia- Xingu, realizada pela Coordenação Estadual da Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, foi escolhida como vencedora do Prêmio Enfam Social – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados na Categoria Alcance Social.
 
O prêmio, que faz parte das ações desenvolvidas pela disciplina Gestão de Projetos com Impacto Social Relevante (GPR), do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Direito da Enfam, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem como objetivo reconhecer e incentivar iniciativas existentes no Judiciário.
 
Além de Alcance Social, a premiação é dividida em mais duas categorias: Cidadania e Abrangência Nacional. A distinção aos vencedores vai ser declarada, de forma hibrida (presencial e virtual), no dia 30 de novembro, durante o II Simpósio de Práticas com Impacto Social Relevante no Judiciário, organizado pelo professor Marcus Vinicius Pereira Júnior, juiz de Direito, doutor em Ciências Sociais e docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 
A premiação da Expedição Araguaia-Xingu vai ser entregue ao juiz-coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, que vai fazer uma explanação sobre o projeto que vem sendo desenvolvido pelo Judiciário mato-grossense desde 2019.
 
Depois da fala do juiz-coordenador da Justiça Comunitária, a magistrada Cristhiane Trombini Puia Baggio, da 1ª Vara da Comarca de São José do Rio Claro e do Núcleo de Justiça Digital dos Juizados Especiais da Comarca de Cuiabá, vai debater o alcance social da expedição juntamente com os juízes Robert Kirchhoff Berguerand de Melo e Liliana Patrícia Amaral de Carvalho Mateus, colegas da turma do mestrado em Direito da Enfam.
 
Trajetória – A Expedição Araguaia-Xingu concluiu no sábado (19 de novembro) a 4ª edição do projeto percorrendo os municípios de São José do Xingu, Luciara, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia, Cocalinho e nove aldeias indígenas da região. Durante 14 dias, a comitiva, composta por 110 pessoas, entre parceiros e voluntários, levou, através de serviços jurídicos, sociais e de saúde, esperança, dignidade e cidadania à população dessas localidades.
 
Para o doutor José Antônio Bezerra Filho, a expedição 2022 foi um grande desafio, porque “rompemos os paradigmas com todas as dificuldades, como em todos os anos. Mas, o importante é fazer a diferença na vida de tantas pessoas e mostrar um Judiciário próximo, com a responsabilidade social que temos, junto com os parceiros”, destacou, lembrando que nada disso seria possível sem a presença do Judiciário, Legislativo e Executivo.
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Gefron apreende 72 tabletes de maconha e armas de fogo em carro que circulava na fronteira
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Em ação orientativa, Procon-MT, Ager e ANTT fiscalizam Terminal Rodoviário de Cuiabá

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA