MATO GROSSO
Escola Estadual Adalgisa de Barros inaugura busto de educadora em comemoração aos 58 anos da unidade
MATO GROSSO
A solenidade contou com apresentação cultural e inauguração de um busto da homenageada, e reuniu os estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nos três turnos, professores, a gestão educacional, coordenadores, demais trabalhadores da Educação e outros convidados.
Fundada em 1965, a instituição tem desempenhado um papel fundamental na formação de milhares de estudantes ao longo de sua história. Por mais de cinco décadas, tem se mostrado um verdadeiro celeiro de histórias de sucesso, proporcionando oportunidades educacionais para jovens e adultos.
Atualmente a escola atende 1.346 estudantes do centro e de outros 50 bairros da cidade com suas 14 salas de aula divididas em dois pisos, demais dependências e quadra poliesportiva.
Muitos de seus ex-estudantes convidados para a homenagem conseguiram alcançar seus sonhos e ingressar em faculdades, tornando-se profissionais bem-sucedidos nas mais diversas áreas no município, além de várias personalidades e políticos.
“Essas conquistas refletem o compromisso da Rede Estadual de Ensino em proporcionar uma educação de qualidade e preparar os estudantes para os desafios do presente e do futuro”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Para a diretora da unidade, professora Valdelice de Oliveira Holanda, a escola é um caso de sucesso e desenvolve vários projetos, dentre eles, a banda de música que já se tornou referência no meio cultural.
“Recentemente, fizemos uma reforma na estrutura física, no paisagismo e na rede elétrica. Uma melhoria que se completa em sala de aula com Chromebooks para os estudantes, SmartTVs, amplo auditório, laboratório de biologia, biblioteca e todos os demais recursos tecnológicos e pedagógicos disponibilizados pela Seduc”, disse.
A diretora afirmou que, desde que assumiu a direção, em fevereiro deste ano, focou os esforços em melhorar os indicadores de aprendizagem garantindo 100% de participação dos estudantes nas avaliações do Sistema Estruturado de Ensino, CAED e SAEB. “Todas essas ações foram possíveis graças ao apoio que tivemos da Seduc, da Diretoria Regional de Educação, dos professores, do Grêmio Estudantil e dos pais, principalmente”, garantiu.
A diretora destacou, ainda, que a escola mantém diversas parcerias com a Prefeitura de Várzea Grande, universidades, Senai e Sesi, por exemplo.
“O trabalho realizado pela atual gestão da escola é exemplar. A unidade foi reciclada e está bem cuidada, bem orientada e com uma equipe de profissionais altamente qualificados. Ganha os nossos estudantes, ganha a educação pública e ganha o município. Só tenho que comemorar por este momento tão especial na história da Adalgisa de Barros”, avaliou Maria Denize, diretora regional de Educação do polo Várzea Grande.
Quem também comemorou os 58 anos da escola foi o vice-presidente do Grêmio Força Jovem, José Lima de Moraes Neto, do 3º ano do Ensino Médio.
“Nossa escola é muito mais do que um lugar de estudo. Desde o dia em que entrei nesta instituição, ela se eternizou em meu coração. O busto que o Grêmio Estudantil e todos os alunos dedicaram à brilhante educadora será um marco em Várzea Grande e em todo o Estado, sendo a primeira homenagem desse tipo em uma escola”, manifestou.
“Minha família tem uma longa história com a Adalgisa de Barros, com meus pais, irmãos e tios estudando aqui desde o início. Sempre tive o sonho de fazer parte dessa comunidade, e, quando finalmente entrei, senti que estava no lugar certo. A educação oferecida aqui é de qualidade excepcional, e a disciplina é valorizada, o que torna o ambiente ainda mais propício para o aprendizado e o crescimento pessoal”, completou José Lima.
Adalgisa Gomes de Barros
A educadora que deu nome à escola nasceu em 2 de junho de 1886, na cidade de Rosário Oeste, distante 105 km de Cuiabá. Além de importante representante do magistério, Adalgisa de Barros também desempenhou papel político para que a rede de energia elétrica fosse implantada em Várzea Grande, por volta do ano de 1948, além de outras ações de interesse público. Ela deixou um grande legado como professora e faleceu em 14 de março de 1975, aos 89 anos.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.
O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.
De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.
Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.
“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.
A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.
Etapas anteriores
O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.
Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.
-
ESPORTES4 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES4 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
ESPORTES4 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina


