MATO GROSSO
Diego Guimarães destaca lançamento do ‘MT Trifásico’ e relembra pioneirismo de projeto apresentado na Assembleia
MATO GROSSO
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) participou, nesta quinta-feira (28), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, do lançamento oficial do programa MT Trifásico. A iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizada em parceria com a concessionária Energisa, tem como objetivo expandir a rede elétrica trifásica nas áreas rurais do estado, promovendo a modernização do setor produtivo.
Durante o evento, Guimarães celebrou a consolidação da pauta e relembrou seu pioneirismo na discussão. No dia 27 de novembro de 2024, o parlamentar havia apresentado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 1857/2024 , que propunha exatamente a criação do programa MT Trifásico para modernizar a infraestrutura energética rural. Segundo o deputado, a proposta nasceu de um amplo diálogo com produtores, representantes do setor produtivo e lideranças governamentais.
“Energia hoje é sinônimo de desenvolvimento. O homem do campo precisa de infraestrutura robusta para crescer, investir, gerar empregos e produzir ainda mais. Fico muito feliz em ver que essa pauta, que defendemos na Assembleia, avançou e agora ganha dimensão de política de Estado de Mato Grosso”, afirmou Diego Guimarães.
Investimento –O programa lançado pelo Poder Executivo prevê um investimento de R$ 1,4 bilhão entre os anos de 2026 e 2030. A meta é implantar aproximadamente 5 mil quilômetros de rede elétrica trifásica em Mato Grosso, beneficiando diretamente o agronegócio, a agricultura familiar, os sistemas de irrigação, a capacidade de armazenagem e a agroindustrialização regional.
“É papel do Estado fazer investimentos em todos os setores. Nos últimos sete anos e meio, o Governo investiu em habitação, rodovias, pontes, e também precisamos da energia. O Estado de Mato Grosso faz hoje esse investimento com a certeza de que milhares vão ser beneficiados. Assim, os mato-grossenses terão, além do consumo doméstico, a oportunidade para desenvolver ainda mais suas atividades econômicas”, afirmou o governador Otaviano Pivetta.
Para o parlamentar, o MT Trifásico coloca a energia no mesmo patamar de prioridade que as grandes obras de logística viária do estado. “Mato Grosso já avançou muito em rodovias e ferrovias; agora, damos um passo crucial na segurança energética para manter o estado na vanguarda da produção”, pontuou.
Turismo –Em seu pronunciamento, Diego Guimarães também apresentou uma demanda estratégica: a extensão do programa para a região da Transpantaneira. O deputado defendeu que a chegada de energia de qualidade é fundamental para estruturar a hotelaria e impulsionar o turismo sustentável no Pantanal mato-grossense.
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) aprovou a sugestão do deputado para fomentar o turismo na região de Poconé. Por fim, o deputado colocou a Assembleia Legislativa à disposição para atuar ativamente na fiscalização, no mapeamento das demandas regionais e no suporte necessário para garantir que os investimentos cheguem de forma ágil a quem mais precisa nos próximos anos.
“A parceria com o Governo de Mato Grosso vai acelerar a modernização da rede de distribuição, reforçando nosso compromisso de fornecer energia com qualidade, estabilidade e segurança a 1,7 milhão de clientes em todo o estado, com menor impacto tarifário e observando as prioridades regionais”, afirma Marcelo Vinhaes, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso.
Para gerir os recursos públicos que a Energisa vai empregar, foi também criado um Conselho Gestor com membros da Casa Civil, das Secretarias de Estado de Fazenda, de Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Econômico e Assembleia Legislativa.
O ato de lançamento e criação do programa contou com o respaldo do governador Otaviano Pivetta e reuniu lideranças políticas como a suplente de senadora Margareth Buzetti e os deputados estaduais Diego Guimarães e Dr. João, além dos secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Fábio Pimenta (Fazenda), Flávia Emanoelle (Educação), Andreia Fujioka (Agricultura Familiar) e Mayran Beckman (Desenvolvimento Econômico). A força do setor produtivo e de energia foi representada pelos presidentes Silvio Rangel (Fiemt), Wenscelau Júnior (Fecomércio) e Vilmondes Sebastião (Famato), junto ao diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Marcelo Vinhaes, e demais representantes do setor elétrico.
MATO GROSSO
Setasc divulga sorteados do Camarote do Autista para jogo entre Cuiabá e CRB na Arena Pantanal
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou os nomes dos 10 portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA), sorteados para assistir à partida entre o Cuiabá Esporte Clube e o Clube de Regatas Brasil (CRB), no Camarote do Autista. A partida é válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O jogo será neste sábado (31.5), às 19h30, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
A iniciativa faz parte do programa SER Família Inclusivo, com o apoio do Cuiabá Esporte Clube. A ação prevê a utilização de um camarote exclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando mais conforto, segurança e acessibilidade no evento esportivo. Os sorteados têm ainda direito a dois acompanhantes, gratuitamente.
O sorteio é realizado a partir dos nomes inscritos por meio de um formulário específico para a ação, disponibilizado no site da Setasc. Um dos campos do formulário exige o número da Carteira do Autista.
Após o sorteio, a equipe da secretaria verifica se o sorteado possui cadastro na Carteira do Autista. Caso não possua, um novo sorteio é realizado para ocupar a vaga aberta. Além da Carteira de Identificação do Autista, é necessário também realizar o cadastro no FacePass para acessar a Arena Pantanal no dia do jogo.
FacePass
A entrada no estádio será permitida apenas mediante o cadastro prévio no sistema FacePass, disponível no site facepassbrasil.com.br/cadastrar-se. O processo exige o preenchimento de dados pessoais e o envio de uma imagem facial, garantindo um controle de acesso seguro e personalizado à Arena Pantanal.
Confira os nomes dos sorteados:
– Saymon Frederico Matheus do Carmo
– Daniel Gomes Carvalho
– Daniel Tamashiro de Oliveira Sato
– Neohan Nelson Pereira da Silva
– Arthur Sempio Gomes
– Aurora Maria Anjos Costadelli Rodrigues
– Tales Oliveira Parrião
– Benicio Eduardo Souza Silva
– Pedro Max Correa Oliveira
– Azael Nascimento de Brito
-
POLÍCIA17 horas atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA15 horas atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA2 dias atrásOperação investiga grupo por produção e venda de pornografia falsa com imagens de adolescentes em MT
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásEm dias de descanso, Paolla Oliveira curte praia em viagem pela Itália: ‘Ciao, bella’
-
Rondonópolis7 dias atrásPrefeitura regulariza moradias de mais quatro bairros
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásAmaury Nunes mostra primeiras fotos de casamento com Gabriela Buraick: ‘Casados’
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásO Mandaloriano e Grogu chega nos cinemas: ‘A espera acabou, chegou o grande dia
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásAmamentação ganha destaque em ‘Tempo Para Amar’ com Rafa Kalimann: ‘Emocionou’


