CUIABÁ

MATO GROSSO

Assessores da FGV iniciam segunda etapa de capacitação para auxiliar diretores regionais na gestão da aprendizagem

Publicados

MATO GROSSO


Os assessores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que vão auxiliar as Diretorias Regionais de Educação (DREs) na supervisão do Sistema Estruturado de Ensino nas escolas estaduais de Mato Grosso, estão participando da segunda etapa da formação realizada pela empresa. O grupo é formado por 15 assessores contratados pela FGV e que devem atuar sob a coordenadoria da gestão pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Eles vão trabalhar questões estatísticas, indicadores, avaliação, intervenção pedagógica e resultados relacionados à gestão da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental e médio. A formação foi iniciada nesta quarta-feira (16.03) e segue até esta sexta-feira (18.03), em Cuiabá.

O sistema estruturado inclui material didático, plataforma digital, banco de perguntas, aplicativo, avaliações, exercícios complementares, e formação continuada dos professores, com duração de 120 horas por ano. O conteúdo programático é regionalizado, seguindo os padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT).

Os programas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e estão organizados de acordo com as necessidades de cada ano, considerando a progressão da aprendizagem. Os investimentos são de R$ 549 milhões com recursos do Governo de Mato Grosso, por meio do Programa Mais MT.

Leia Também:  Três faccionados são presos em flagrante pela PM com arma e drogas

“Este método de ensino possui vários pontos a serem trabalhados e envolve todo um processo de preparação das equipes para que os alunos e professores consigam obter bons resultados com a utilização do novo material. Além de aprender a analisar os índices, esses assessores vão auxiliar a compreender as dificuldades de aprendizagem dos nossos alunos e ajudar as escolas a propor estratégias de solução”, explicou a técnica responsável pela Frente de Planejamento e Gestão do Sistema Estruturado, Ana Paula Moreira.

O material didático desenvolvido pela FGV possui a metodologia já aplicada na rede particular e visa auxiliar professores e estudantes no processo de recomposição da aprendizagem, sendo considerado um dos melhores métodos de ensino do Brasil. O material apresenta 13 componentes curriculares e também atende demandas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), escolas Quilombolas, Indígenas e do Campo.

“Esta segunda etapa é presencial e traz oficinas de operacionalização do circuito de gestão – metodologia para que a gestão dos três níveis (escolar, regional e central), possam de fato desenvolver um processo de melhoria contínua da aprendizagem, potencializando os projetos, a política educacional e todas as ações com foco na melhoria dos resultados”, destacou Inacélia Calixto, consultora Sênior da FGV no eixo Gestão da Aprendizagem.

Leia Também:  Intervenção no município de Cuiabá é requerida pelo MPMT
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Três faccionados são presos em flagrante pela PM com arma e drogas

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA