CUIABÁ

CUIABÁ

Museu da Imagem e Som funcionará em novo horário a partir do dia 6 de março

Publicados

CUIABÁ

O Museu e Imagem e Som de Cuiabá (MISC) Lázaro Papazian, localizado no coração de Cuiabá, na Rua Voluntários da Pátria, proporciona muito mais que uma viagem no tempo.

Além de seu rico acervo distribuídos pelo espaço, como do fotógrafo Lázaro Papazian, do músico Mestre Inácio, que marcou seu tempo com o Rasqueado do Baú; do comunicador do rádio Deodato Monteiro, que ficou conhecido como “o fofoqueiro da cidade” pela irreverência como revelava os acontecimentos; do jornalista, ator, professor e músico Liu Arruda, do historiador e cineasta Aníbal Alencastro, também possui particularidades que impressionam por existirem há mais de 200 anos.

Entre tais preciosidades que marcaram épocas está um gramofone tocado a corda, que tinha a função de uma caixa de som, e um piano que era abrilhantado por iluminação em castiçais.

Para melhor atender o público, a partir do dia 06 de março, o Misc, que é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, funcionará em novo horário, das 9h às 17h, sem pausa para o almoço.

Leia Também:  Diretora do Bem-Estar Animal apresenta plano de ações para 2023; Meta é fortalecer ações com ONGs protetoras

“O Misc é uma ebulição de informações, riquezas da nossa história sendo um espaço voltado para a arte e cultura regionais num dos casarões do Centro Histórico da Capital, onde recebe visitantes de todos os cantos, inclusive do exterior. Também temos espaços para realização de eventos e divulgação de trabalhos artísticos, exposições diversas”, explicou o músico e coordenador do Misc, Neto Morais.

Há verdadeiras relíquias temporâneas, como fotos dos carnavais dos séculos passados, de diferentes décadas de 20, 30, 50. Um acerco de disco de vinil com mais de 1.200 unidades; fotos de Cuiabá de muitos anos atrás e da atualidade, ambas registradas do mesmo ponto e ângulo da cidade para marcar o avanço do progresso sem perder a origem de tudo. Há ainda uma maquete reproduzindo a cidade nos tempos da Vila Real do Bom Jesus de Cuyabá, ajuda a memorizar um período da história cuiabana.

E, nessa linha do tempo, a evolução do telefone, incluindo os primeiros aparelhos de celulares lançados no mercado e que eram fenomenais para a época.

Leia Também:  Investimento per capita feito por Cuiabá na saúde pública está acima da média das capitais brasileiras

No pátio do Misc existe um dos 23 poços que ainda funcionam no Centro Histórico de Cuiabá.

Em meio a este cenário há um estúdio novo, moderno e equipado para gravações pensado para atender os artistas locais gratuitamente. As tratativas estão sendo estudadas para em breve lançar as diretrizes para uso.

E ainda o Cine Misc destinado a eventos como saraus, lançamentos de trabalhos artísticos e literários, e demais eventos culturais.

“No Misc o passado e o presente convergem em harmonia. Aqui o tempo não passa, ele se revela”, pontuou o músico, servidor público e intermediador do Misc, Luiz Oliveira.

#PraCegoVer

A foto mostra o pátio interno do casarão que abriga o Museu de Imagem e Som de Cuiabá. Ao centro do espaço está localizado um dos 23 poços que ainda estão em funcionamento no Centro Histórico da cidade. A estrutura física do prédio exibe construção antiga e bem conservada, sendo de dois andares com varanda para apreciar o espaço.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Prefeito mantém compromisso com os servidores e pagamento da folha salarial de agosto será efetuado nesta quinta-feira (31)

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA