CUIABÁ

CUIABÁ

Katiuscia e Ilde vão debater melhorias para ACS e ACE em audiência na Câmara de Cuiabá

Publicados

CUIABÁ

01/04/2025
Katiuscia e Ilde vão debater melhorias para ACS e ACE em audiência na Câmara de Cuiabá
Carolina Miranda – Assessoria de Imprensa da Vereadora Katiuscia Manteli
A Câmara Municipal de Cuiabá vai realizar uma audiência pública para discutir melhorias para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE). O evento, marcado para o próximo dia 14, foi requerido pelos vereadores do PSB, Katiuscia Manteli e Ilde Taques, que buscam oferecer melhores condições de trabalho e valorização profissional para essas categorias.
“Vamos discutir questões fundamentais, como a equiparação salarial, o auxílio-transporte e o adicional de insalubridade. Atualmente, os agentes de combate às endemias recebem 40% desse auxílio, enquanto os agentes comunitários de saúde recebem apenas 20%, mesmo estando expostos aos mesmos riscos. Precisamos corrigir essa disparidade”, destacou Katiuscia.
A vereadora também enfatizou que a revisão da legislação de 1992 e a adequação dos benefícios para os ACS e ACEs beneficiariam não apenas essas categorias, mas todo o funcionalismo público de Cuiabá.
“Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias enfrentam grandes desafios. Atualmente, não recebem vale-transporte de forma adequada, o que constitui um desrespeito à legislação federal. Os agentes de combate às endemias, por exemplo, recebem apenas dois vales por dia, quando seriam necessários quatro para cobrir seus deslocamentos. Já os agentes comunitários de saúde não recebem nenhum auxílio para transporte, o que contraria a legislação vigente”, explicou.
Além dessas demandas, Katiuscia informou que já solicitou uma reunião com o prefeito Abílio Brunini para tratar da convocação de profissionais aprovados no último processo seletivo.&nbsp
“Estamos enfrentando uma epidemia de dengue e chikungunya, e temos agentes aprovados aguardando convocação. Precisamos resolver essa questão com urgência”, pontuou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Van do Sine da Gente atua no bairro Bela Vista nesta sexta-feira (10)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Comissão discute plano municipal de cultura e governança para centro histórico

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA