CUIABÁ
Gestão Emanuel Pinheiro foi a que mais implantou iniciativas inéditas para tratamento adequado do lixo
CUIABÁ
Garantir um tratamento adequado ao lixo produzido em Cuiabá tem sido uma política contínua da gestão Emanuel Pinheiro. Desde 2017, diversas ações foram implementadas na rotina da cidade, avançando da tradicional coleta domiciliar “porta a porta” para atividades que potencializam o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Em seis anos, ao menos dez iniciativas inéditas foram implantadas.
A lista possui, por exemplo, a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que ajuda no planejamento, pelos próximos 20 anos, de ações voltadas aos cuidados com resíduos sólidos. Foi com base nesse documento técnico, por exemplo, que o Município conseguiu efetuar, de maneira histórica, a desativação do antigo aterro sanitário, que há cerca de 30 anos funcionava incorretamente.
Somado à desativação, era necessário adoção de uma nova medida para garantir um local adequado para depósito correto dos resíduos de coleta e limpeza urbana. Sendo assim, a Prefeitura de Cuiabá realizou a licitação para implantação do Ecoparque Pantanal. A estrutura já está em operação e recebe aproximadamente 20 mil toneladas de lixo por mês, de forma ambientalmente correta e segura.
“Desde que nossa gestão assumiu a administração da Prefeitura, temos a sustentabilidade como bandeira. E o tratamento adequado do lixo é uma prática sustentável. Entendemos a importância de seguir essa política não só como cuidado ao meio ambiente, mas também de melhoria à saúde pública. São ações que funcionam integradas, garantindo os avanços necessários”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.
Além dessas três ações, foi a partir da gestão Emanuel Pinheiro também que a capital mato-grossense passou a contar com a coleta fluvial, com a utilização da Balsa Ecológica. Esse serviço retira, por ano, uma média de 120 toneladas de lixo do Rio Cuiabá. Junto com a balsa, foram implantadas ainda três conjuntos de lixeiras subterrâneas, no Centro Histórico, com compartimentos para resíduos recicláveis e não recicláveis.
Outra importante ação realizada nos últimos anos é a renovação da frota de veículos da coleta de lixo domiciliar, garantindo maior segurança aos trabalhadores e eficiência na prestação do serviço. A coleta seletiva, igualmente, recebeu uma atenção especial, por meio da entrega de caminhões e fortalecimento das equipes coordenadas por quatro cooperativas de reciclagem parceiras da Prefeitura.
“Tivemos ainda a criação do programa Cata-treco, que recolhe gratuitamente materiais inservíveis na porta dos moradores, a implantação de quase 50 pontos de coleta de vidro, e as máquinas do Recicla Cuiabá, que por um período incentivou o cidadão a trocar materiais recicláveis por benefícios. É um planejamento contínuo, que resultará em muitas outras ações nos próximos anos”, pontua o prefeito.
Ações implantadas pela gestão Emanuel Pinheiro:
– Atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
– Desativação do aterro sanitário (cerca de 30 anos funcionando incorretamente)
– Licitação para implantação do Ecoparque Pantanal
– Balsa Ecológica
– Lixeiras subterrâneas
– Renovação da frota de caminhões da coleta domiciliar
– Caminhões para coleta seletiva
– Quase 50 Pontos de coleta de vidro
– Recicla Cuiabá (pontos de coleta de recicláveis)
– Criação do programa Cata-treco
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Primavera do Leste3 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop3 dias atrásParque Florestal de Sinop recebe programação especial neste sábado (19) em comemoração ao Dia da Árvore
-
Sinop6 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)
-
Rondonópolis3 dias atrásCom apoio da Prefeitura, seis mil mudas de árvores são doadas aos moradores


