CUIABÁ
Culminância do projeto vai reunir mais de 400 estudantes em apresentações culturais
CUIABÁ
O Projeto Educando para Cuiabania, em comemoração aos 304 anos de Cuiabá, terá uma programação especial nesta quarta e quinta-feira (dias 26 e 27). A culminãncia será realizada no Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação, com apresentação das atividades realizadas por estudantes, professores de Arte e Educação Física e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI) da rede pública municipal de ensino. Ao todo 450 estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, estarão participando das apresentações culturais.
A secretária Municipal de Educação Edilene de Souza Machado falou sobre o projeto que é realizado desde 2015. “O Educando para Cuiabania visa proporcionar à comunidade escolar da rede pública Municipal de ensino de Cuiabá conhecimentos da História e Cultura regionais, que constituem a identidade do povo cuiabano, valorizando as manifestações presentes neste território e contribuindo para o desenvolvimento de identidade, orgulho e cidadania”, salientou.
O projeto é realizado em etapas, com encontros formativos para professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), e a culminância para os estudantes. Nas formações continuadas os profissionais participam de encontros com temáticas relacionadas a História e Cultura de Cuiabá e os estudantes expressam os conhecimentos adquiridos na troca de saberes, contemplando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil e as habilidades dos componentes curriculares do Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e a Política Educacional da Escola Cuiabana, por meio das ações propostas.
As formações continuadas foram iniciadas na Semana Pedagógica e envolveram aulas de campo, com a Rota da Ancestralidade, no centro histórico da Capital; dança abordando história, ritmo e movimento no contexto da Cuiabania, Siriri, e Rasqueado e orientações teórico-prático dos festivais de Dança Regional, Desenhos e Talentos Cuiabanos.
A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins contou que a formação continuada foi inserida no Projeto a partir de 2019. “A formação proporciona aos profissionais da rede, conhecimentos e vivências da História e Cultura cuiabana, que vão além das práticas artísticas culturais mediáticas pois o protagonismo do processo histórico de territorialidade e suas implicações no desenvolvimento local, marcam o jeito de ser e viver do cuiabano e suas transformações, e valorizam a diversidade fomentando o sentimento de pertencimento e respeito a esta cidade”, disse a coordenadora.
O Educando para Cuiabania está alinhado à Política Educacional da Rede Pública Municipal de Educação – a Escola Cuiabana fundamentada em um Projeto Pedagógico ancorado na História e Cultura cuiabana, sem perder a conexão com as transformações ocorridas na sociedade global. Uma proposta que respeita os tempos de vida ou ciclos da vida humana, pela educação como direito humano, pela cultura e inclusão.
A sétima edição do projeto teve adesão de 51 unidades educacionais, inscritas em 03 categorias, o Festival de Dança Regional (siriri e rasqueado) para os estudantes da 1ª, 2ª e 3ª infância, a Exposição de Desenhos (Cuiabá e Seus Monumentos) para os estudantes dos 3º e 4º Anos e o Show de Talentos Cuiabanos (apresentação musical, peça teatral ou declamação de poema) para os estudantes do 5º ao 9º Anos.
SERVIÇO:
Culminância do VII Educando para Cuiabania
Data: 26 e 27 de abril
Hora: manhã e tarde
Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Primavera do Leste2 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop5 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop7 dias atrásFestival de Praia reúne famílias, atrai turistas e encerra quatro dias de programação com show de Xanddy Harmonia
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste se destaca no judô estadual e recebe a decisão do Campeonato Mato-Grossense


