CUIABÁ

CUIABÁ

Cuiabá começa a aplicação de Coronavac em crianças de 8 a 11 anos

Publicados

CUIABÁ


Reprodução

Clique para ampliar

A Coronavac, primeira vacina contra o coronavírus que o Brasil recebeu para começar a campanha de imunização em janeiro de 2020, foi liberada recentemente pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde para ser utilizada também em crianças de 6 a 11 anos. Em Cuiabá essa aplicação começou nesta segunda-feira (31) inicialmente em crianças de 8 a 11 anos, que é a faixa etária que está sendo imunizada no momento.

“Ainda não abrimos a imunização para todo o público infantil para evitarmos aglomerações nos locais de vacinação. Na segunda, 31, começamos a aplicação da Coronavac em crianças de 8 a 11 anos, mas em breve vamos liberar para 6 e 7 anos também. Apenas crianças de 5 anos não poderão receber a Coronavac, porque os estudos com essa vacina não foram realizados nessa faixa etária. Neste caso, a vacina a ser aplicada continua sendo a Pfizer pediátrica”, explicou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar.

A coordenadora informou ainda sobre os outros grupos que não podem receber Coronavac. “Também não foram realizados estudos com a Coronavac em crianças imunossuprimidas e com comorbidades, por isso esses grupos só podem receber a dose da Pfizer pediátrica”.

Leia Também:  Cuiabanco oferece curso gratuito sobre como elaborar um plano de negócios; faça a inscrição

Ao chegar no local de vacinação, no momento do registro os pais de crianças de 6 a 11 anos poderão optar entre a Pfizer pediátrica e a Coronavac. A diferença principal entre as duas vacinas é a tecnologia com qual cada uma foi feita. A Coronavac é feita com o vírus inativado, técnica utilizada nas vacinas de rotina (aquelas que as crianças tomam desde que nascem). A Pfzer, tanto adulta quanto pediátrica, é feita com uma tecnologia inédita: a do RNA Mensageiro. Outro diferencial é em relação ao intervalo para a segunda dose. APfizer pediátrica deve ser tomada após 60 dias da aplicação da primeira. Já da Coronavac, após 28 dias da primeira dose.

Os adolescentes de 12 a 17 anos também foram liberados para receber a Coronavac, nos mesmos moldes das vacinas das crianças: adolescentes com comorbidade ou imunossuprimidos não podem receber o imunizante. Neste caso a vacina que será aplicada é a Pfizer de adulto. “Importante ressaltar que se o adolescente foi vacinado com a primeira dose de Pfizer, ele tem que completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante”, pontuou Valéria.

Leia Também:  A  emoção e o orgulho de ser cuiabano de 500 estudantes da rede pública municipal de educação

Confira os locais de vacinação de crianças

Unic Beira Rio – 8h às 16h30 (segunda a sábado)

UBS Quilombo – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)

UBS Jd Vitória – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)

UBS Parque Cuiabá – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)

UBS Pedra 90 I e II – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)

UBS Guia – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  A  emoção e o orgulho de ser cuiabano de 500 estudantes da rede pública municipal de educação

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA