CUIABÁ

CUIABÁ

Bazar na Praça Alencastro mobiliza população em prol de crianças e mulheres vítimas de violência

Publicados

CUIABÁ

11/04/2025
Bazar na Praça Alencastro mobiliza população em prol de crianças e mulheres vítimas de violência

Ana Cláudia Fortes – Assessoria da Vereadora Maysa Leão

Na manhã desta sexta-feira (11), a Praça Alencastro foi palco de solidariedade e engajamento social por meio da terceira edição do Bazar da Lírios, iniciativa liderada pela vereadora Maysa Leão em apoio à Instituição Lírios, que atua há 11 anos no acolhimento de mulheres e crianças vítimas de violência. Toda a renda arrecadada com as vendas foi destinada integralmente à manutenção das atividades da instituição.
A ação, que já se consolidou como evento esperado pela população cuiabana, oferece peças de roupas a partir de R$ 3, tornando o acesso democrático e inclusivo. Para Maysa Leão, o bazar é mais do que uma venda beneficente é um ato de ativismo concreto.
“Estamos na terceira edição do Bazar da Lírios. É muito legal ver que as pessoas já reconhecem o bazar. Hoje, ao chegar à praça, assim que o bazar ficou pronto, todo mundo veio correndo para comprar, porque sabe que estamos ajudando crianças e mulheres vítimas de violência a serem atendidas com atendimento psicossocial de alta qualidade até a alta psicológica. Isso é uma política pública que dá resultado”, afirmou a vereadora.
A população participou ativamente. A autônoma Elenil Bruno descobriu o bazar por meio de um amigo e não perdeu a chance de colaborar:
“É a primeira vez que participo. Tem muita peça boa. Eu já tinha ouvido falar da Lírios, mas não sabia da importância do trabalho. É muito bom poder contribuir.”
Já a servidora pública Odete Silva contou que soube do evento pelas redes sociais da parlamentar e fez questão de comparecer:
“Fiquei muito satisfeita. Cheguei cedo, peguei o primeiro ônibus e vim. Peguei algumas coisinhas, mas o mais importante é o motivo: ajudar quem precisa.”
A diretora administrativa da Lírios, Eleonete Dias Dourado, reforçou o papel essencial dos bazares para manter a instituição ativa:
“Começamos ouvindo mulheres sem saber como ajudá-las após a denúncia. Com o tempo, surgiram voluntários e, depois, a necessidade de contratar profissionais. Os bazares são fundamentais para custear psicólogas, contas e até o transporte das assistidas. Quem quiser ajudar pode doar roupas, alimentos, serviços ou contribuir financeiramente pelo Instagram da Lírios.”
Instagram: @lirios.mt

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Treze pontos de Cuiabá recebem operação tapa-buraco em 2 dias

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Chico sugere comissão ao TCE e conselheiro vai incluir Legislativo de Cuiabá em grupo pós-intervenção

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA