CUIABÁ
Australiano se encanta por Cuiabá e é recebido pelo prefeito Emanuel Pinheiro no Palácio Alencastro
CUIABÁ
Simpatia, sorriso largo, português com sotaque, entusiasmo e paixão pelo Brasil servem como uma rápida apresentação do turista australiano Simon Gurney. Há dez dias ele visita Cuiabá e já se tornou o gringo queridinho dos cuiabanos. O encantamento pela capital ganhou as redes sociais e em agradecimento pelo carinho, Simon foi recebido pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na tarde de segunda-feira (26).
No Palácio Alencastro, ao lado do gestor, ele pode conhecer mais de Cuiabá, assim como um pouco da história política da capital mato-grossense.
“Eu como prefeito da capital só posso agradecer por tanto carinho pela nossa cidade. Trabalhamos de forma incansável para fomentar o turismo. Seja muito bem-vindo”, disse.
Os parques Mãe Bonifácia, Tia Nair e Parque das Águas foram os primeiros pontos de visitação de Simon, que gravou vídeos contando a experiência. O encanto pelos animais foi grande já que ele contou nunca ter visto de perto macaco, cutia, capivara e acreditem nem pato. Não pensou duas vezes pegou o celular e começou a gravar com euforia sobre este primeiro contato direto com a natureza.
Segundo Simon Gurney, a paixão pelo Brasil começou quando, em Sydnei, ele dividiu uma casa com brasileiros. Curioso, passou a buscar a aprender o idioma e um pouco mais da cultura.
“Eu decidi fazer este tour pelo Brasil em 2020, mas devido a pandemia acabei protelando, porém depois que percebi que a situação da pandemia já estava controlada decidir partir. Estou há dois meses no país e já conheço São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e agora, Mato Grosso. Estou amando a cidade, as pessoas e, principalmente, a comida”, afirma.
Simon define os cuiabanos como simpáticos e educados. Relata que também lhe chama à atenção à disposição das pessoas em ajudá-lo. Conta que precisava achar um endereço e parou em uma barbearia para perguntar, o barbeiro deixou o que estava fazendo e explicou detalhadamente como ele chegaria no lugar.
“Não que o povo australiano seja mal educado, eles são muito educados, mas não tem essa simpatia, eles são bem mais fechados. Para você ter ideia eu passei o Natal na casa de uma família cuiabana, isso nunca aconteceria na Austrália”, explica.
Outra paixão que o australiano desenvolveu por Cuiabá foi pela culinária, em especial pelo prato batizado como ‘Maria Isabel’ e o tradicional baguncinha.
“Além da comida espetacular, me chama à atenção as praças no centro da cidade. Todas às vezes em que saio do hotel percebo que a cidade mantém alguma atração acontecendo nelas”, ressaltou.
De acordo com o turista australiano, a ideia inicial seria ficar em Cuiabá uma semana, porém ele está há dez dias e ainda não sabe quando irá para o seu próximo destino, que será Rondônia.
“Quero conhecer todo Brasil, mas por enquanto vou aproveitar o Mato Grosso e sem data para ir embora”, finaliza.
Para quem quiser acompanhar o tour do australiano Simon Gurney, podem acessar a rede social dele @simongurney, onde ele vem mostrando seu dia a dia, pela terra mais quente do Brasil.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Primavera do Leste2 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop5 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop7 dias atrásFestival de Praia reúne famílias, atrai turistas e encerra quatro dias de programação com show de Xanddy Harmonia
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste se destaca no judô estadual e recebe a decisão do Campeonato Mato-Grossense


