CUIABÁ

Sinop

Vacinação antirrábica itinerante avança para oito bairros de Sinop nesta semana

Publicados

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde – Centro de Combate às Endemias, segue com a vacinação antirrábica itinerante nos bairros do município e, nesta semana, entre hoje (16) e sábado (20), equipes percorrerão oito regiões da cidade para imunizar cães e gatos contra a raiva. A estratégia busca ampliar a cobertura vacinal, facilitar o acesso da população ao serviço e fortalecer a prevenção da doença no município.

Nesta etapa da campanha, os atendimentos ocorrerão nos bairros Jardim das Acácias, Jardim dos Ipês, Jardim Novo Estado, Jardim Santa Rita, Jardim Nossa Senhora Aparecida, Jardim das Nações, Jardim Portinari e Aquarela Brasil. As equipes do Centro de Combate às Endemias realizarão a vacinação diretamente nas residências, nos períodos da manhã – das 8h às 10h30 e da tarde – das 14h às 16h30.

Para garantir que os moradores sejam informados sobre a passagem das equipes, haverá carro de som circulando previamente nos bairros atendidos. Os agentes estarão devidamente uniformizados, facilitando a identificação e garantindo mais segurança aos moradores durante a ação.

Leia Também:  Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico

A vacinação antirrábica é gratuita, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e deve ser aplicada em cães e gatos a partir dos 90 dias de vida. A imunização é considerada a principal forma de prevenção da raiva, doença viral grave que pode ser transmitida aos seres humanos por mordidas, arranhaduras ou contato com a saliva de animais infectados.

Mais de 10 mil animais imunizados

Na semana passada, entre os dias 8 e 13 de junho, a vacinação itinerante passou pelos bairros Boa Esperança, Jardim Conquista, Jardim Vitória Régia, Jardim Delta, Jardim Europa, Jardim Imperial e Jardim Violetas, reforçando o atendimento descentralizado promovido pela Prefeitura.

Com o avanço da estratégia, os números da campanha seguem crescendo. Até o dia 6 de junho, haviam sido imunizados 8.270 animais, sendo 6.158 cães e 2.112 gatos. Já no balanço atualizado, entre os dias 8 e 13 de junho, o município alcançou a marca de 10.206 animais vacinados, sendo 7.676 cães e 2.530 gatos, demonstrando a adesão da população e a efetividade da ação itinerante.

A Secretaria de Saúde orienta os moradores dos bairros contemplados que mantenham os animais em locais de fácil acesso no momento da visita das equipes, contribuindo para maior agilidade no atendimento e ampliação da cobertura vacinal.

Leia Também:  Polícia Militar prende três faccionados suspeitos de homicídio e decapitação em Barra do Garças

Além da vacinação itinerante, os tutores também podem procurar o Centro de Endemias Ivaldo José da Silva “Bill”, localizado na Avenida André Maggi, nº 660, no Residencial Nossa Senhora Aparecida, ao lado do Cemitério Municipal. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem pausa para almoço, e aos sábados, das 7h às 12h.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop cobra execução do contrato e estabelece prazo para medidas emergenciais

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop cobrou, na manhã desta terça-feira (6), da empresa responsável pelas obras de pavimentação e drenagem do pacote de investimentos em 13 pontos do município, medidas para acelerar os serviços e reduzir os transtornos enfrentados pelos moradores. A reunião foi realizada na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e contou com a participação do vice-prefeito, Paulinho Abreu; do diretor de Planejamento da CTA Empreendimentos, Fábio Souza; do secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves; do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida; e dos fiscais do contrato.

A reunião ocorre após a Prefeitura receber e acompanhar reclamações de moradores sobre as condições de algumas vias, especialmente em trechos onde as obras de drenagem e pavimentação ainda estão em fase inicial. Com a aproximação de um período de chuvas mais intensas, a Administração Municipal reforçou que, além da continuidade das obras, é necessário garantir condições mínimas de circulação para moradores e serviços essenciais, como ambulâncias e coleta de resíduos.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que a Prefeitura de Sinop tem recebido cobranças da população sobre a situação das vias onde a empresa deu início à terraplanagem. Segundo ele, a prioridade neste momento é assegurar a trafegabilidade e evitar que a intensificação das chuvas agrave os problemas já registrados.

“Não é a primeira vez que a Prefeitura chama a empresa que está executando a obra dos 13 bairros para medidas paliativas. A primeira preocupação nossa era a velocidade das obras. Agora, com a iminência do período de chuvas, nós cobramos a empresa que faça as ações mitigatórias para dar trafegabilidade nos bairros e garantir o direito de ir e vir da população”, afirmou.

Paulinho também ressaltou que a Prefeitura está limitada pelas obrigações e responsabilidades estabelecidas no contrato, mas tem utilizado os instrumentos de fiscalização disponíveis para cobrar a execução dos serviços. A empresa deverá apresentar um plano de finalização de ano e um cronograma físico consolidado, além de executar medidas emergenciais nos trechos considerados mais críticos.

Leia Também:  Sorriso realiza Operação Tolerância Zero Carnaval

Entre os pontos destacados durante a reunião estão as ruas do bairro Planalto, Águas Claras e Adalgisa, consideradas áreas críticas neste momento. Na Águas Claras, por exemplo, a empresa informou que restam aproximadamente 30 metros de drenagem para a conclusão do trecho e que as caixas de visita estão em processo de execução.

Na Planalto, a Prefeitura cobrou medidas para permitir a retomada do tráfego em condições adequadas, incluindo o escoamento da água retida, a conclusão e o nivelamento das caixas de visita e a preparação do trecho para aplicação do Tratamento Superficial Duplo (TSD). A empresa informou que a aplicação do TSD no trecho com drenagem concluída deve começar no início da próxima semana.

Também foi estabelecido que a CTA não deverá avançar para novos trechos a montante antes da conclusão dos serviços atualmente em andamento, evitando a abertura de novas frentes sem a finalização das etapas anteriores.

Prazo de 15 dias

A partir da reunião desta terça-feira (6), a empresa assumiu o compromisso de, em 15 dias, cumprir uma série de medidas definidas no encontro. Entre elas estão o fechamento das valas abertas em Águas Claras, a abertura da rede de drenagem na Rua Alberto Baranjak, a preparação da Planalto para aplicação do TSD e a conclusão das caixas de visita nas ruas consideradas críticas, seguida dos serviços de aterro e reaterro.

Na Planalto, também deverá ser adotada uma solução para dar vazão à água retida junto ao meio-fio, além da instalação de tampas e do nivelamento das estruturas para permitir o trânsito.

A CTA deverá ainda apresentar, dentro do prazo, um cronograma físico consolidado das obras e um plano de finalização para o restante do ano. A empresa informou durante a reunião que já dispõe de material, mão de obra e equipamentos para avançar nos serviços e que pretende concentrar esforços na conclusão dos trechos atualmente em execução.

Leia Também:  Sinop inicia aplicação da vacina Pneumo 20 em todas as UBS's e CIA's a partir desta sexta-feira (10)

A Prefeitura de Sinop reforçou que a fiscalização continuará acompanhando diariamente a execução do contrato e que as medidas adotadas têm como principal objetivo reduzir os impactos sobre os moradores enquanto as obras avançam.

O vereador Célio Garcia destacou que o Poder Legislativo também tem recebido as demandas dos moradores e acompanha as providências adotadas pelo Executivo. “Mais uma vez nós estamos aqui na Prefeitura representando os colegas parlamentares, cobrando a empresa CTA, que é responsável pelo pavimento asfáltico em alguns pontos da nossa cidade. A Prefeitura, mais uma vez, chama os representantes dessa empresa e cobra celeridade, resolução para os problemas existentes. Esperamos que nos 15 dias eles já deem uma resposta positiva não para o vereador Célio Garcia ou para a Câmara Municipal, mas sim para a nossa comunidade”, afirmou.

Obra

O pacote de investimentos contempla 13 pontos, com mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e investimento superior a R$ 38,2 milhões. As obras contemplam mais de 15,2 quilômetros de vias públicas.

O pacote de obras contempla as seguintes localidades:

Bom Jardim (parcial);

Estrada Dalva (parcial);

Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial);

Comunidade Águas Claras;

Maria Carolina I;

Comunidade Adalgisa (Estrada Ruth e Estrada Cirineu Coan, além da comunidade);

Estrada Cláudia (parcial);

Cidade Jardim III (parcial);

Maria Carolina II;

Rua dos Caxins;

Estrada Áurea;

Chácaras Planalto;

Duplicação da Rua Alberto Baranjak.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA