CUIABÁ

Sinop

Avança construção de nova Unidade Básica de Saúde em Sinop

Publicados

Sinop

A construção da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Menino Jesus segue avançando e, atualmente, a obra está na fase de concretagem dos pilares. “Já estamos correndo atrás para abrir outras frentes de serviço. Creio que já estamos com uns 35% já executados […]. Nós estamos no estágio de concretagem dos pilares e estamos fazendo a parte de alvenaria, fechando já no nível da obra e, como o prefeito solicitou, a gente já está vendo o que a podemos fazer com a cobertura”, detalhou Gabriel Sena, administrativo da empreiteira responsável pela obra.

O prefeito Roberto Dorner fez uma recente vistoria no local e voltou a cobrar celeridade das equipes de trabalho. “Eu estou aqui cobrando para que as coisas aconteçam. Não é só fazer UBS, mas também, dobrar equipes e, hoje, nós temos uma equipe dobrada da que tinha no passado. É claro que precisamos dessa UBS aqui no Menino Jesus, que é um bairro populoso, mas o mais importante é que nós duplicamos as equipes para que a gente possa atender”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

Leia Também:  Sábado (17) tem ação de vacinação: confira os locais

A área de 607,17 m², que fica localizada na Rua João Pedro Moreira de Carvalho, no bairro Menino Jesus, terá estrutura composta por consultórios médicos; sala de procedimentos; sala de escovação; sala de curativos; sala de coleta; sanitários; recepção; sala de nebulização; consultório de enfermagem; sala de acolhimento; farmácia; sala de vacina e administração. Os investimentos são provenientes de recursos próprios e de emenda parlamentar do deputado Federal Juarez Costa.

A unidade terá equipes de saúde atendendo no local, onde serão ofertadas consultas médicas, consultas odontológicas, pequenos procedimentos ambulatoriais, medicação e orientação, para a população do dos bairros Menino Jesus l e ll e região circunvizinha. “É o grande anseio da população que, há muito tempo, aguarda essa obra. Vamos estar cobrando [a empresa] para que esse sonho [da nova UBS] se torne realidade em breve”, destacou o secretário de Saúde, Robinson Martins, que acompanhou o prefeito na vistoria.

HOSPITAL MUNICIPAL

A grande região do Menino Jesus também será a localização do hospital municipal, cuja ordem de serviço foi assinada em dezembro e a construção segue no sistema modular. Em recente contato com a empresa responsável pela obra, o prefeito Roberto Dorner cobrou o andamento dos trabalhos. De acordo com a empresa, a estrutura de monobloco está sendo construída na fábrica da contratada para, em seguida, ser transportada até a área de instalação. A expectativa é que a partir de abril comecem os trabalhos no local, com a fundação do terreno e instalação da estrutura.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop inicia entrega de mais de 21 toneladas de alimentos arrecadados na Exponorte 2026

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop cobra execução do contrato e estabelece prazo para medidas emergenciais

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop cobrou, na manhã desta terça-feira (6), da empresa responsável pelas obras de pavimentação e drenagem do pacote de investimentos em 13 pontos do município, medidas para acelerar os serviços e reduzir os transtornos enfrentados pelos moradores. A reunião foi realizada na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e contou com a participação do vice-prefeito, Paulinho Abreu; do diretor de Planejamento da CTA Empreendimentos, Fábio Souza; do secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves; do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida; e dos fiscais do contrato.

A reunião ocorre após a Prefeitura receber e acompanhar reclamações de moradores sobre as condições de algumas vias, especialmente em trechos onde as obras de drenagem e pavimentação ainda estão em fase inicial. Com a aproximação de um período de chuvas mais intensas, a Administração Municipal reforçou que, além da continuidade das obras, é necessário garantir condições mínimas de circulação para moradores e serviços essenciais, como ambulâncias e coleta de resíduos.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que a Prefeitura de Sinop tem recebido cobranças da população sobre a situação das vias onde a empresa deu início à terraplanagem. Segundo ele, a prioridade neste momento é assegurar a trafegabilidade e evitar que a intensificação das chuvas agrave os problemas já registrados.

“Não é a primeira vez que a Prefeitura chama a empresa que está executando a obra dos 13 bairros para medidas paliativas. A primeira preocupação nossa era a velocidade das obras. Agora, com a iminência do período de chuvas, nós cobramos a empresa que faça as ações mitigatórias para dar trafegabilidade nos bairros e garantir o direito de ir e vir da população”, afirmou.

Paulinho também ressaltou que a Prefeitura está limitada pelas obrigações e responsabilidades estabelecidas no contrato, mas tem utilizado os instrumentos de fiscalização disponíveis para cobrar a execução dos serviços. A empresa deverá apresentar um plano de finalização de ano e um cronograma físico consolidado, além de executar medidas emergenciais nos trechos considerados mais críticos.

Leia Também:  Desfile Cívico reúne mais de 70 pelotões e encerra com sucesso programação do Festeja Sinop 2023

Entre os pontos destacados durante a reunião estão as ruas do bairro Planalto, Águas Claras e Adalgisa, consideradas áreas críticas neste momento. Na Águas Claras, por exemplo, a empresa informou que restam aproximadamente 30 metros de drenagem para a conclusão do trecho e que as caixas de visita estão em processo de execução.

Na Planalto, a Prefeitura cobrou medidas para permitir a retomada do tráfego em condições adequadas, incluindo o escoamento da água retida, a conclusão e o nivelamento das caixas de visita e a preparação do trecho para aplicação do Tratamento Superficial Duplo (TSD). A empresa informou que a aplicação do TSD no trecho com drenagem concluída deve começar no início da próxima semana.

Também foi estabelecido que a CTA não deverá avançar para novos trechos a montante antes da conclusão dos serviços atualmente em andamento, evitando a abertura de novas frentes sem a finalização das etapas anteriores.

Prazo de 15 dias

A partir da reunião desta terça-feira (6), a empresa assumiu o compromisso de, em 15 dias, cumprir uma série de medidas definidas no encontro. Entre elas estão o fechamento das valas abertas em Águas Claras, a abertura da rede de drenagem na Rua Alberto Baranjak, a preparação da Planalto para aplicação do TSD e a conclusão das caixas de visita nas ruas consideradas críticas, seguida dos serviços de aterro e reaterro.

Na Planalto, também deverá ser adotada uma solução para dar vazão à água retida junto ao meio-fio, além da instalação de tampas e do nivelamento das estruturas para permitir o trânsito.

A CTA deverá ainda apresentar, dentro do prazo, um cronograma físico consolidado das obras e um plano de finalização para o restante do ano. A empresa informou durante a reunião que já dispõe de material, mão de obra e equipamentos para avançar nos serviços e que pretende concentrar esforços na conclusão dos trechos atualmente em execução.

Leia Também:  CRAS Boa Esperança é entregue totalmente revitalizado à população da região

A Prefeitura de Sinop reforçou que a fiscalização continuará acompanhando diariamente a execução do contrato e que as medidas adotadas têm como principal objetivo reduzir os impactos sobre os moradores enquanto as obras avançam.

O vereador Célio Garcia destacou que o Poder Legislativo também tem recebido as demandas dos moradores e acompanha as providências adotadas pelo Executivo. “Mais uma vez nós estamos aqui na Prefeitura representando os colegas parlamentares, cobrando a empresa CTA, que é responsável pelo pavimento asfáltico em alguns pontos da nossa cidade. A Prefeitura, mais uma vez, chama os representantes dessa empresa e cobra celeridade, resolução para os problemas existentes. Esperamos que nos 15 dias eles já deem uma resposta positiva não para o vereador Célio Garcia ou para a Câmara Municipal, mas sim para a nossa comunidade”, afirmou.

Obra

O pacote de investimentos contempla 13 pontos, com mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e investimento superior a R$ 38,2 milhões. As obras contemplam mais de 15,2 quilômetros de vias públicas.

O pacote de obras contempla as seguintes localidades:

Bom Jardim (parcial);

Estrada Dalva (parcial);

Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial);

Comunidade Águas Claras;

Maria Carolina I;

Comunidade Adalgisa (Estrada Ruth e Estrada Cirineu Coan, além da comunidade);

Estrada Cláudia (parcial);

Cidade Jardim III (parcial);

Maria Carolina II;

Rua dos Caxins;

Estrada Áurea;

Chácaras Planalto;

Duplicação da Rua Alberto Baranjak.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA