Sinop
Prefeito Roberto Dorner busca em Brasília recursos para impulsionar o desenvolvimento de Sinop
Sinop
O prefeito esteve com integrantes da bancada federal mato-grossense, entre eles o deputado Coronel Assis, os senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, a deputada Coronel Fernanda e o deputado Juarez Costa. A comitiva também manteve contato com representantes do Ministério das Cidades.
Entre os encaminhamentos discutidos estão a possibilidade de destinação de emendas parlamentares e o acesso a programas e linhas de investimento dos ministérios federais. A intenção é ampliar as fontes de financiamento para atender demandas de Sinop, especialmente nas áreas de infraestrutura, educação e outros setores fundamentais para acompanhar o crescimento do município.
A agenda também busca fortalecer o relacionamento institucional entre a Prefeitura e as diferentes esferas de governo, criando condições para que projetos municipais avancem e possam receber apoio técnico e financeiro da União.
O prefeito destacou a importância de levar as necessidades de Sinop diretamente aos representantes políticos e buscar caminhos para ampliar os investimentos na cidade. “Estivemos em Brasília para apresentar nossos projetos e construir caminhos para trazer novos investimentos ao município. Nosso compromisso é trabalhar para que esses recursos se transformem em obras e melhorias para a população”, afirmou o prefeito.
A articulação em Brasília integra o trabalho de planejamento e captação de recursos da Administração Municipal, especialmente diante das demandas geradas pelo crescimento de Sinop. O acesso a emendas parlamentares e programas federais representa uma possibilidade de ampliar o volume de investimentos e acelerar a execução de projetos que atendam às necessidades da população.
Com a agenda, a Prefeitura busca avançar nas tratativas iniciadas com parlamentares e representantes do Governo Federal, acompanhando os encaminhamentos necessários para transformar as demandas apresentadas em recursos e, posteriormente, em investimentos concretos para o município.
Sinop
Pré-conferência: Prefeitura amplia escuta de crianças e adolescentes e identifica demandas específicas da zona rural
A atividade integra uma mobilização que percorre diferentes territórios e espaços de atendimento do município, com o objetivo de reunir contribuições que serão levadas à VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A proposta é compreender, a partir da experiência dos próprios estudantes, como os serviços e as políticas públicas chegam até eles e quais pontos precisam ser considerados no planejamento das ações.
Na comunidade rural, a escuta já permitiu identificar demandas relacionadas ao transporte e à infraestrutura das vias. O facilitador das atividades, Mário Emmanuel, explica que as necessidades variam conforme a realidade de cada território e que, por isso, é importante garantir a participação de públicos de diferentes regiões. “É importante ter essa representatividade porque cada região vai ter uma demanda muito específica. Aqui na zona rural, as demandas que os meninos têm apresentado são mais em torno de transporte, infraestrutura, nas pistas. Cada lugar, cada território vai ter uma dinâmica diferente, uma necessidade diferente”, destacou.
O diretor-técnico da Secretaria de Assistência Social e conselheiro do CMDCA, Juliano Heberle, ressalta que a iniciativa busca avaliar se as políticas públicas estão alcançando crianças e adolescentes de acordo com suas necessidades. Para ele, ouvir quem utiliza os serviços é uma etapa importante para identificar pontos que podem ser aprimorados. “Falar de política pública é também ouvir o público que dela se utiliza. A gente escuta os adolescentes e as crianças para entender se a política de saúde, de educação, de assistência, se a infraestrutura chega do jeito que eles querem e do jeito que eles precisam”, explicou.
A participação da comunidade rural também reforça a importância de considerar as particularidades de cada região na elaboração das propostas municipais. As contribuições reunidas nas pré-conferências serão organizadas e encaminhadas para discussão na conferência municipal, ampliando a participação de crianças e adolescentes no debate sobre as políticas que impactam diretamente suas vidas.
A iniciativa é desenvolvida pelo CMDCA, com parceria da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social.
A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada no dia 27 de novembro de 2026. A etapa é um espaço de participação e controle social voltado à avaliação das políticas existentes e à formulação de propostas para fortalecer a promoção e a proteção integral dos direitos desse público. As contribuições das pré-conferências deverão ser entregues até 20 de novembro.
A iniciativa considera os desafios decorrentes do crescimento de Sinop e a necessidade de ampliar e aprimorar os serviços públicos destinados à infância e à adolescência, especialmente nas áreas de educação, convivência, esporte, cultura e proteção social.
-
CURIOSIDADES7 dias atrásNoPing explica como testar a conexão no WoW: Forever
-
ECONOMIA7 dias atrásPitney Bowes Brasil e Clique Retire oficializam parceria
-
CURIOSIDADES7 dias atrásFundación Reintegra Vence o F1® Allwyn Global Community Award no México por Transformar a Reintegração Social dos Jovens
-
ECONOMIA7 dias atrásCipriano Ayala leva pauta do terceiro setor ao Paraguai
-
CURIOSIDADES5 dias atrásOs intercâmbios culturais entre a China e a Alemanha florescem
-
ESPORTES2 dias atrásRádio Nacional transmite Botafogo X Atlético-MG pelo Brasileirão
-
CURIOSIDADES6 dias atrásHolafly for Business revela diferenças de velocidade dos Wi-Fi dos aeroportos
-
ECONOMIA3 dias atrás99Food estreia em Florianópolis e amplia mercado de delivery


