CUIABÁ

Diamantino

Prefeitura de Diamantino fortalece atendimento na zona rural com entrega de motocicletas para agentes de saúde

Publicados

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira (16.06) a entrega de 10 motocicletas destinadas aos agentes comunitários de saúde que atuam nas comunidades rurais de Bojuí, Caeté, Posto Gil e bairro Deciolândia. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a Atenção Primária à Saúde, garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais e ampliando o atendimento à população.

As motocicletas são do modelo Trail, 0 km, com motor de 150 cilindradas, adequadas para deslocamentos em estradas de chão. Os veículos foram adquiridos com investimento de R$226.700,00, proveniente de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Coronel Assis.

Durante a entrega, o prefeito Chico Mendes falou sobre a importância de investir na estrutura de trabalho dos servidores.

“Quando investimos em estrutura e em melhores condições de trabalho para os nossos profissionais, estamos investindo também na qualidade do atendimento prestado à população. Essas motocicletas vão garantir mais segurança, mobilidade e eficiência para os agentes comunitários de saúde realizarem suas atividades junto às famílias.”

A coordenadora da Atenção Básica, Nêmora Barros, destacou a importância das motocicletas para o trabalho dos agentes comunitários de saúde na zona rural. 

Os agentes comunitários de saúde são o elo entre as unidades de saúde e a população. Essas motocicletas vão facilitar o acesso às comunidades mais distantes e de difícil acesso, contribuindo para a realização das visitas domiciliares, acompanhamento das famílias e demais ações desenvolvidas pelas equipes de saúde na zona rural.”

Leia Também:  Curso técnico inédito no país realiza primeiro concerto com apoio da Seciteci

O deputado federal, Coronel Assis, comentou sobre a parceria que possibilitou a destinação do recurso para o município. 

“A destinação desse recurso contribui para fortalecer a estrutura da Atenção Primária e garantir melhores condições para o desenvolvimento das atividades realizadas pelos agentes comunitários de saúde nas comunidades rurais do município.” 

A vereadora, Monnize Costa comentou sobre a parceria que viabilizou a conquista das motocicletas para os agentes comunitários de saúde da zona rural. 

“Essa é uma conquista construída por muitas mãos e que atende uma demanda apresentada pelos próprios agentes comunitários de saúde. Sabemos dos desafios enfrentados por quem atua na zona rural e, por isso, buscamos essa parceria para garantir mais estrutura e melhores condições para o desenvolvimento deste trabalho.”

A agente comunitária de saúde, Iraci Gomes, que atua na comunidade rural de Bojuí, falou sobre os benefícios que as motocicletas trarão para o trabalho realizado na zona rural. 

“Para nós, é uma conquista muito importante. As distâncias são grandes e muitas vezes enfrentamos dificuldades para chegar até as famílias. Essas motocicletas vão ajudar muito no nosso trabalho e no atendimento à população.”

Leia Também:  Wilson Santos promove 6º Simpósio sobre Autismo para fortalecer rede de cuidado e inclusão em MT

O agente comunitário de saúde Bento Caetano, da comunidade rural de Caeté, comentou sobre a conquista das motocicletas para os agentes da zona rural. 

“Esse era um sonho antigo dos agentes comunitários de saúde da zona rural. Quando a nova administração assumiu, retomamos essa conversa e apresentamos novamente essa demanda. A expectativa era que esse processo avançasse neste ano, mas a conquista veio antes do que imaginávamos.”

Ele completou: “Hoje estamos recebendo um equipamento que vai trazer mais condições para o desenvolvimento do nosso trabalho.”

A agente comunitária de saúde, Ezir dos Santos, da comunidade rural de Caeté, falou sobre a importância de contar com veículos adequados para o desenvolvimento das atividades.

“Nós utilizávamos nossas próprias motocicletas para realizar o trabalho nas comunidades, mas nem sempre elas eram adequadas para as condições das estradas rurais. Com esses novos veículos, que foram pensados para essa realidade, teremos mais segurança e melhores condições para chegar até as famílias.”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Confira a programação do Agosto Dourado nas Estratégias de Saúde da Família de Diamantino

Publicados

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante o mês de agosto a campanha Agosto Dourado, com uma programação de ações nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) voltada à conscientização, incentivo e apoio ao aleitamento materno. 

O Agosto Dourado é uma campanha de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A mobilização busca ampliar as informações e orientações às mães e famílias, destacando a amamentação como parte fundamental dos cuidados com a saúde e o desenvolvimento da criança.

De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é que o aleitamento materno seja exclusivo nos primeiros seis meses de vida e, após esse período, continue associado à alimentação complementar até os dois anos ou mais. Durante a campanha, essas e outras orientações serão trabalhadas com gestantes e puérperas nas ações realizadas no município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em Diamantino, a programação será desenvolvida nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), com rodas de conversa, orientações e atividades educativas voltadas às gestantes, puérperas e seus familiares.

Leia Também:  Assistência Social conclui curso de Pintura de Obras Imobiliárias e celebra formação de novos profissionais

As ações acontecerão em diferentes datas e horários. A ESF Deciolândia desenvolverá atividades durante todo o mês, conforme programação local. Também estão previstas ações na ESF Bom Jesus, no dia 11 de agosto, às 13h30; ESF Pedregal, no dia 18, às 17h.

Dando continuidade à programação, as atividades serão realizadas na ESF Jardim Alvorada, no dia 19, às 17h; ESF Buriti, no dia 21, às 18h no Centro de Formação Esportiva Mário Ferreira Mendes, na Rua dos Esportes; ESF Bojuí, no dia 24, às 7h30; ESF 4 e ESF Central, no dia 25, às 18h; Na ESF UniSaúde, no dia 26, às 18h; ESF Ponte, no dia 29, às 13h30; e ESF Caeté, no dia 31, às 7h30. 

Durante os encontros, as equipes de saúde abordarão temas relacionados ao aleitamento materno, técnicas de amamentação, cuidados com a mãe e o bebê, desafios durante a amamentação e a importância do apoio familiar, além de orientações sobre o Agosto Dourado. 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA