POLÍTICA MT
Deputado Valdir Barranco comemora criação do assentamento na Gleba Gama, em Nova Guarita
POLÍTICA MT
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) comemorou nesta terça-feira (7), em suas redes sociais, a criação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Gama I, no município de Nova Guarita (676 km de Cuiabá), oficializada por meio da Portaria nº 1.753, publicada no Diário Oficial da União. A medida garante a destinação de mais de 2.577 hectares para o assentamento de 95 famílias, consolidando uma das mais longas e emblemáticas lutas por reforma agrária no estado de Mato Grosso.
Segundo Barranco, a conquista representa o resultado direto de décadas de resistência no campo. “Essa vitória não é de gabinete, é do povo que resistiu por mais de 25 anos debaixo da lona, enfrentando sol, chuva, medo e abandono, mas nunca abriu mão do direito à terra. É a prova de que quando o povo luta, se organiza e não se curva, a vitória chega. Hoje é dia de celebrar, mas também de reafirmar: a reforma agrária é justiça social e nós vamos seguir enfrentando quem insiste em concentrar terra e negar dignidade ao nosso povo”, declarou.
O parlamentar também reconheceu o papel de instituições e lideranças que estiveram à frente da luta desde o início. Ele destacou a atuação da Advocacia-Geral da União, na figura do Dr. Cláudio Fim, “que nunca deixou de lutar por essas famílias”, além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, “que cumpre sua missão ao enfrentar a grilagem e garantir que a terra cumpra sua função social”.
Barranco ainda ressaltou a importância da Comissão Pastoral da Terra, a quem atribuiu “respeito e admiração por jamais abandonar essa causa, estando ao lado dos trabalhadores inclusive nos momentos mais difíceis”, e lembrou o papel de lideranças locais como os ex-vereadores Nevair Bugão, de Nova Guarita, e Valter do Sindicato, de Guarantã do Norte, além da companheira Sandra. O deputado também agradeceu ao ex-prefeito Catarino, de Nova Guarita, por ter dado início ao processo.
Barranco destacou ainda que essa conquista também é fruto de uma política nacional que voltou a priorizar a reforma agrária no país. Segundo ele, o governo do presidente Lula tem uma trajetória histórica de defesa da democratização do acesso à terra, com políticas voltadas ao assentamento de famílias, fortalecimento da agricultura familiar e garantia de dignidade no campo. “O presidente Lula em todos os seus governos lutou e segue lutando pela reforma agrária em Mato Grosso e em todo o Brasil, enfrentando a concentração fundiária e garantindo que a terra cumpra sua função social. Essa vitória na Gleba Gama também dialoga com esse projeto de país mais justo e igualitário”, afirmou.
“Essa conquista tem muitas mãos, muita coragem e muita história. É a vitória de quem nunca desistiu, de quem enfrentou a injustiça e de quem segue acreditando que a terra deve servir para produzir alimento, gerar dignidade e construir um Brasil mais justo. Seguiremos firmes, porque cada assentamento criado é um passo a mais na luta contra a desigualdade e contra a grilagem de terras”, concluiu Barranco.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Max Russi oficializa apoio do Podemos a Pivetta após consenso entre lideranças do partido
O presidente estadual do Podemos, deputado Max Russi, afirmou que o partido desistiu de lançar candidatura própria ao Governo de Mato Grosso por não reunir, em tempo hábil, as condições políticas necessárias para viabilizar o projeto. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5), durante a oficialização do apoio da legenda à candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos).
Segundo Russi, a intenção inicial da maioria da militância era disputar o Palácio Paiaguás, mas, após consultas à base partidária, prevaleceu o entendimento de que o cenário favorecia a manutenção da aliança com o grupo governista.
“Tempo exíguo, as condições não foram reunidas e isso fez com que a gente optasse por um projeto ao governo nos próximos quatro anos”, afirmou.
O deputado destacou que a decisão foi construída em conjunto com prefeitos, candidatos e lideranças do partido, e que o Podemos apresentou ao grupo governista uma série de pautas consideradas prioritárias, como valorização dos servidores públicos e políticas voltadas ao desenvolvimento do Estado.
De acordo com Russi, o histórico de alinhamento entre o Podemos e o Governo de Mato Grosso também pesou na decisão. “A nossa militância entendeu que o melhor caminho era caminhar com os Republicanos e com Otaviano Pivetta”, declarou.
Com a definição, o Podemos encerra o projeto de candidatura própria e passa a integrar oficialmente a base de apoio à reeleição de Pivetta nas eleições de 2026.
CLICK AQUI e veja o video completos nas redes sociais do Deputado.
-
Primavera do Leste7 dias atrásExpo Primavera 2026 começa em grande estilo e reúne milhares de pessoas
-
Sinop3 dias atrásSetor de Habitação da Prefeitura de Sinop passa a atender no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC)
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura convida empresários para o lançamento oficial do Programa “Prospera + Diamantino”
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais terá mais de R$ 100 mil em premiações
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop deve movimentar diversos setores da economia do município nos próximos dias
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste promove palestra sobre licitações e compras públicas
-
Sinop3 dias atrásPrefeitura anuncia ônibus gratuitos para a Praia do Cortado durante o Festeja Sinop
-
Sinop3 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura e forças de segurança alinham últimos detalhes para programação na Praia do Cortado


