CUIABÁ

Cidades

Cuiabá mantém vacinação contra gripe USFs e anuncia Dia D em 25 de abril para toda população

Publicados

Cidades

A Prefeitura de Cuiabá está reforçando a estratégia de vacinação contra a influenza com foco na proteção dos grupos prioritários e na ampliação da cobertura vacinal no município. A imunização já ocorre de forma contínua nas 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Como parte das ações de intensificação, o município realiza no dia 25 de abril o Dia D de vacinação, com todas as USFs abertas das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço. A mobilização integra o esforço conjunto com a estratégia estadual para ampliar o alcance da imunização.

Neste momento, a vacinação segue direcionada aos públicos mais vulneráveis às complicações da gripe. Confira os grupos prioritários:

Rotina: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; idosos com 60 anos ou mais.

Grupos especiais: puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação); povos indígenas (aldeados ou não, a partir de 6 meses de idade); quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde (serviços públicos e privados); professores do ensino básico e superior (público e privado); profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbanos e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como doenças respiratórias crônicas; doenças cardíacas crônicas; doenças renais crônicas; doenças hepáticas crônicas; doenças neurológicas crônicas; diabetes; obesidade grave (IMC ≥ 40); pessoas com trissomias; transplantados; pessoas com imunossupressão.

Leia Também:  Mais de 5 mil buracos já foram tapados em janeiro pela Prefeitura de Cuiabá

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destaca que a estratégia é garantir proteção antecipada à população mais vulnerável e ampliar a cobertura vacinal na capital.

“Estamos atuando de forma estratégica, com a vacina disponível nas unidades de saúde e com foco nos grupos prioritários, que são os mais suscetíveis a complicações. No dia 25 de abril, teremos o Dia D, uma grande mobilização em toda a cidade para ampliar ainda mais a cobertura vacinal”, afirmou.

A influenza é uma infecção viral aguda com alta capacidade de transmissão e pode evoluir para quadros graves, principalmente entre pessoas com maior risco. A vacinação é a principal forma de prevenção e contribui diretamente para a redução de internações e óbitos.

A Prefeitura reforça que a vacinação dos grupos prioritários segue disponível nas unidades de saúde e é essencial para reduzir o impacto das doenças respiratórias na rede pública.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Prefeitura entrega nova rotatória na Lions facilitando acesso ao centro

Publicados

em

Ficou pronta nesta terça-feira (13), a nova rotatória construída na avenida Lions Internacional. A obra organiza melhor o trânsito dos veículos que estão percorrendo os dois sentidos, centro-bairro e bairro-centro, pela rua Pedro Ferrer, passando pelo bairro Vila Aurora.

Quem passa pelo local, nota que a dimensão da nova rotatória é maior do que as outras duas presentes na avenida. O secretário de Mobilidade Urbana do município, Thales Tati, explicou que as dimensões estão de acordo com a normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e vão trazer mais segurança e controle de veículos no local.

“Ela ficou com um diâmetro maior do que as outras presentes na mesma avenida pelo fato de que é preciso dar mais fluidez no trânsito da Pedro Ferrer. Uma rotatória com diâmetro menor faria com que o condutores que estão na avenida Lions não dessem a preferência para quem está tentando acessar a rotatória pela Pedro Ferrer”, comentou u secretário.

O diâmetro maior obrigada o condutor que está na via principal, no caso a Lions Internacional, a reduzir a velocidade, garantindo o acesso dos veículos que estão na Pedro Ferrer. A nova rotatória é mais uma via de ligação da região da Vila Aurora ao centro da cidade, nos dois sentidos, centro-bairro e bairro-centro.

Leia Também:  Polícia Militar intercepta tentativa de homicídio e apreende dois adolescentes e arma de fogo

A mudança exige maior atenção das motoristas que trafegam no local, respeitando o limite de velocidade da via e aumentando a atenção ao volante.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA