CUIABÁ

MATO GROSSO

Cermac promove semana de conscientização e combate à hanseníase

Publicados

MATO GROSSO

O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove nesta semana (26 a 30.1) uma campanha de combate à hanseníase, com atendimento especializado, qualificado e humanizado de pacientes com dor crônica.

A ação é feita em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, a Associação Mato-Grossense de Fibromiálgicos “Daniel Lenz” (Afibromt-DL), o MT Hemocentro e o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), e faz parte das ações do Janeiro Roxo, para alertar a população sobre os sintomas, combater o estigma e a discriminação associados à doença.

A iniciativa é voltada a pacientes com dor crônica há mais de três meses atendidos na Rede de Atenção à Saúde de Cuiabá e Várzea Grande e que apresentem suspeita clínica ou diagnóstico de hanseníase ou fibromialgia.

A previsão é de atender cerca de 200 pacientes que já passaram por triagem da associação de fibromialgia e foram encaminhados pelas secretarias de Cuiabá e Várzea Grande.

“Os usuários passarão por avaliação clínica de um hansenólogo no Ambulatório de Dermatologia Sanitária do Cermac, com apoio de equipe multiprofissional especializada, com o objetivo de investigar, confirmar ou excluir o diagnóstico de hanseníase neural”, explicou a diretora-geral do Cermac, Jocineide Rita dos Santos.

Leia Também:  Expediente forense é suspenso em Porto Alegre do Norte por falta de internet

Segundo a diretora, a dor crônica representa um grande desafio para os serviços de saúde, especialmente quando associada a quadros de difícil definição do diagnóstico.

“Condições como fibromialgia, neuropatias periféricas, doenças autoimunes e, em especial, a hanseníase neural podem apresentar sintomas sobrepostos, como dor neuropática, dormência, sensação de queimação e alterações sensitivas, o que favorece erros diagnósticos e atrasos no início do tratamento adequado”, acrescentou.

A força-tarefa da campanha “Sentir e Cuidar” é composta por dois hansenólogos, dois enfermeiros e equipes de técnicos e funcionários administrativos do Cermac; quatro médicos, seis enfermeiros e um fisioterapeuta da Prefeitura de Cuiabá; e um enfermeiro e um fisioterapeuta da Prefeitura de Várzea Grande.

Durante os atendimentos, os pacientes terão consultas médicas especializadas em hanseníase e clínica de dor para o diagnóstico e tratamento adequado; teleconsultorias por meio do programa Saúde Digital Mato Grosso com avaliação dos especialistas em dor do Cridac e do MT Hemocentro para orientações e estratégias; além de exames laboratoriais no MT Hemocentro.

“Através desta ação, haverá uma troca de saberes entre equipes médicas e multiprofissionais, principalmente nos diagnósticos mais precisos, intervenções terapêuticas mais adequadas e melhoria significativa da qualidade de vida das pessoas com dor crônica persistente”, concluiu a diretora.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está liberado em meia pista para veículos leves

Após os atendimentos, os casos confirmados de hanseníase serão encaminhados para acompanhamento pela Atenção Primária à Saúde dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, garantindo a continuidade do tratamento, com o apoio do Cermac, que é referência no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova projetos de apoio à agricultura familiar, saúde e educação em sessão ordinária

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação e assistência social. Entre os destaques estão medidas de apoio aos produtores de queijo artesanal e à cadeia do leite.

Uma das principais discussões envolveu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 5/2026 , de autoria de Gilberto Cattani (PL), que susta os efeitos de decreto do Poder Executivo relacionado à regulamentação de produtos lácteos artesanais. Segundo o parlamentar, as regras dificultam a atividade das pequenas queijarias e aumentam os custos de comercialização.

Em entrevista concedida antes da sessão, Cattani afirmou que a regulamentação promoveu uma redistribuição tributária que estaria “penalizando os artesanais, ou seja, o pequeno produtor, a pequena queijaria, e beneficiando as grandes indústrias”. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União), chegou a pedir vista da proposta, mas devolveu a matéria durante a sessão, permitindo sua aprovação por unanimidade. Da mesma forma, foi aprovado o PDL nº 1/2026 , também de Cattani, que susta a obrigação de envio mensal de dados sobre produção, industrialização e comercialização por agroindústrias familiares e de pequeno porte. 

O plenário aprovou ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) nº 554/2025 , que altera critérios de representatividade dos produtores na administração do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite. 

Leia Também:  Investigação da Polícia Civil culmina na prisão de dois faccionados e na apreensão de um menor em Colniza

Por outro lado, foi rejeitado o PL nº 347/2022 , de autoria de Gilberto Cattani, que buscava facilitar o acesso à posse e ao porte de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas judiciais. Com a rejeição, a proposta segue para arquivamento. A matéria tinha parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Saúde e educação— Entre as matérias incluídas na ordem do dia, os deputados aprovaram, em primeira votação, o PL nº 336/2026 , de Fábio Tardin (Pode), que garante a oferta de toucas hipotérmicas para reduzir a queda de cabelo de pacientes submetidos à quimioterapia na rede estadual. 

Na área de educação, o plenário aprovou o PL nº 1888/2025 , de Janaina Riva (MDB), que prevê a inclusão da carne suína na merenda escolar, com alternativa para estudantes com restrições alimentares. Foi acatada a Emenda nº 1 à proposta. Os deputados também aprovaram o PL nº 1975/2024 em segunda votação. A proposta institui uma campanha de desconexão das telas digitais, incentivando a redução do uso excessivo de celulares e redes sociais. “O nosso objetivo agora é criar uma campanha de desconexão das telas digitais e reforçar o trabalho que a escola vem fazendo, principalmente nas atividades extracurriculares”, afirmou Silva.

Leia Também:  Seplag incentiva a prática de exercícios como forma de combate ao tabagismo

Outras deliberações— Entre os projetos aprovados estão ainda o PL nº 4/2025 (segunda votação), de Eduardo Botelho (União), que institui a Política Estadual de Combate à Fome; o PL nº 619/2026 (primeira votação), de Max Russi (Podemos), que cria o Dia Estadual do Professor Indígena; e o PL nº 175/2025 (segunda votação, nos termos do Substitutivo nº3 ), também de Russi, sobre conectividade em comunidades indígenas e quilombolas.

Também foi aprovado, em primeira votação, o PL nº 1123/2026 , do Executivo, que autoriza a doação à União da Gleba Pelissoli II, em Santa Terezinha, para fins de regularização fundiária. 

Já o PL nº 795/2026 , que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal, foi retirado de pauta a pedido da liderança do governo. Também houve pedido de vista de Wilson Santos (PSD) em proposta que altera a delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA