CUIABÁ

CUIABÁ

Afetada por temporal, UPA Leblon retoma atendimentos às 21h desta quarta

Publicados

CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon, em Cuiabá, retoma os atendimentos a partir das 21h desta quarta-feira (09). A liberação do funcionamento foi possível graças a uma força-tarefa realizada pelos servidores da unidade, com o apoio da SMS, para reorganizar a limpeza e garantir a segurança e a qualidade no acolhimento aos pacientes.

A unidade havia sido interditada após ser afetada pelo temporal que atingiu a capital mato-grossense na tarde de terça-feira (08), quando foram registrados cerca de 100 milímetros de chuva em poucas horas. A enxurrada causou alagamentos e comprometeu a estrutura da UPA, obrigando a interrupção temporária dos atendimentos.

Durante a interdição, cerca de 30 pacientes internados foram transferidos para outras unidades da rede municipal, como o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital São Benedito, o Pronto-Socorro Municipal e outras UPAs da cidade.

A secretária municipal de Saúde fez questão de agradecer a dedicação de todos os envolvidos na rápida resposta à situação. “Eu quero até externar meu agradecimento aos funcionários que, voluntariamente, estiveram aqui, inclusive de outras unidades que não estavam de plantão e, de forma solidária, estiveram aqui ajudando os colegas de trabalho e oportunizaram a gente conseguir voltar a atender em tempo breve. Eu quero externar a minha gratidão a esses funcionários que realmente vestiram a camisa da saúde e ajudaram os pacientes”.

Leia Também:  Emanuel assina permissão de uso de terreno público por Sindicato dos Agentes de Trânsito, que servirá também para ações sociais

Além da UPA Leblon, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Areão também foi afetada pelo temporal e segue com os atendimentos suspensos. A unidade foi alagada e sofreu prejuízos materiais. A previsão é de que volte a funcionar normalmente na próxima sexta-feira (11). Pacientes com consultas agendadas estão sendo remarcados. A orientação é que a população procure as unidades mais próximas, como a USF Pico do Amor, o Centro de Saúde Dom Aquino e, a partir de amanhã, a própria UPA Leblon.

A UPA do Jardim Leblon atende moradores do próprio bairro e de regiões vizinhas, como Pedregal e Coxipó, com uma média de 500 atendimentos por dia, nos períodos diurno e noturno. Essa unidade oferece serviços de pronto atendimento adulto e infantil, além de atendimento odontológico de urgência.

A SMS informou ainda que planos de reforma, adequações estruturais ou até mesmo a possível mudança de prédio para a UPA Leblon estão sendo analisados em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá, visando oferecer mais segurança e qualidade à população e evitar, que situações como essa volte a se repetir.

Leia Também:  Chico 2000 se reúne com vice-prefeito e secretário de Obras Stopa e oficializa pedido de planejamento de ‘tapa buraco’ em Cuiabá

#PraCegoVer

A imagem mostra a recepção da UPA Leblon completamente vazia devido à suspensão dos atendimentos no local. Na foto, é possível ver uma servidora que está ajudando na organização da unidade para que os atendimentos possam ser retomados. As cores da recepção se dividem entre branco e azul, com um painel de madeira centralizado no balcão de atendimento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência

Publicados

em

CBM/MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.

A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.

Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.

A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.

Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá inicia a elaboração do Plano Municipal de Cultura

Orientações

Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.

Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.

 

Fonte: CBM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA