CUIABÁ

Rondonópolis

Câmara Municipal abre inscrições para “Vereador Mirim”

Publicados

Rondonópolis

Câmara Municipal abre inscrições para “Vereador Mirim”. A Câmara Municipal de Rondonópolis abriu as inscrições para o programa Vereador Mirim, voltado para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio das escolas estaduais e particulares. Na manhã desta terça-feira (1º), os vereadores estiveram na Escola Militar Dom Pedro II – André A. Maggi para dar início ao processo de inscrições, conversar com os alunos e compartilhar suas vivências na política. O presidente da Escola do Legislativo, vereador Ibrahim Zaher, destacou a importância do programa. “Esse projeto desperta nos jovens o espírito de liderança e mostra a relevância do trabalho legislativo para a sociedade. Eles terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um vereador e compreender como a política impacta diretamente a vida da população.” Ao todo, 21 estudantes serão eleitos e terão a chance de vivenciar a rotina de um vereador, participando de sessões, propondo projetos e sendo acompanhados por parlamentares em exercício. Além disso, terão acesso a cursos profissionalizantes oferecidos pela Escola do Legislativo, como robótica, inteligência artificial, inglês e espanhol. As inscrições podem ser feitas diretamente nas escolas participantes ou pelo perfil da Escola do Legislativo (@escoladolegislativoroo) no Instagram. O estudante João Pedro Silva, que já participou do programa, contou como a experiência impactou sua vida: “Andei muito pelo meu bairro e percebi que não havia rede de esgoto. Então, ajudei a criar um projeto para levar essa demanda ao poder público. Vale muito a pena participar, pois aprendemos muito e ainda temos acesso a cursos de capacitação.” O Tenente Francisco Teodoro de Almeida, que acompanha a participação dos alunos da Escola Militar, também ressaltou a relevância do projeto. “Para nós é muito importante o projeto. É uma forma de estar inserindo nossos alunos também no conhecimento da política, muito importante para a vida do cidadão, cada experiência que eles tem vão levar pra vida deles, trabalhando junto com a Câmara”, externou o tenente. Ainda estiveram presentes os vereadores José Felipe Horta, Dr. Ary Campos, Mariuva Valentin e Professor Alikson Reis. Os vereadores e a Escola do Legislativo vão percorrer as escolas estaduais e particulares para divulgar o programa e incentivar os estudantes a se candidatarem. CRONOGRAMA * 01 a 11 de abril – Inscrições abertas para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio. * 23 a 29 de abril – Eleições nas escolas participantes. * 15 de maio – Posse dos 21 vereadores mirins. https://forms.gle/oDM1SKrr8wNSYKda6

Leia Também:  Prorrogadas as inscrições para o cursinho gratuito "Zumbi dos Palmares"

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis prepara redução de impostos para aquecer construção civil

Publicados

em

O Município de Rondonópolis aposta em um ambiente de negócios menos hostil para todos os setores. O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e a secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, apresentaram nesta quinta-feira (15) as propostas dos programas “Regulariza” e “Avança Rondonópolis”, com foco no mercado imobiliário e que devem entrar em votação na Câmara na próxima semana.

As propostas foram apresentadas para empresários representantes do Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT), em uma reunião na sede da Prefeitura. “Essa é a primeira vez em 48 anos que moro em Rondonópolis que temos a oportunidade de sentar com o prefeito e apresentar nossas demandas e necessidades”, parabenizou o empresário Helmute Hollatz.

A secretária Rane Curto explicou que o programa Regulariza visa incentivar aquelas pessoas que adquiriram imóvel de loteadora ou incorporadora, mas em função das taxas ou dos impostos, não conseguiram fazer a transferência para o nome dela. A proposta é reduzir o ITBI de 2% para 0,5% e zerar juros e multas em IPTU atrasado.

Leia Também:  Sanear celebra Dia da Água com inauguração de poço e reservatório

Conforme Rane, o “Avança Rondonópolis”, por sua vez, é um incentivo para construção civil, em incorporação, loteamentos ou condomínio de lotes. Nesse caso, a proposta prevê reduzir o ITBI de 2% para 1% na aquisição das áreas/glebas e ainda na isenção do IPTU por até três anos na obra e, depois de pronto, desconto de até 8% por mais 3 anos nos lotes ou unidades.

O prefeito Cláudio Ferreira observou que a economia brasileira vive um momento crítico, com um alto índice de recuperação judicial de empresas. “Então, a gente está diminuindo as taxas, criando os incentivos, os programas para ajudar o mercado, a economia local, a se reerguer. Isso com muita seriedade, sem populismo, com muita responsabilidade”, disse o gestor, explicando que a intenção é melhorar o ritmo do crescimento da economia local.

Os programas foram muito bem recebidos pelo setor produtivo presente na reunião. “Fazer com que a Prefeitura olhe para a população e também para o empresário de forma harmônica. Esse é o principal benefício e é um mérito dessa gestão, na pessoa do prefeito Cláudio, com seus secretários, trazendo uma grande inovação”, avaliou Flávio Garcia de Sousa Júnior, da diretoria do Sinduscon Sul MT.

Leia Também:  Sanear anuncia programação de atendimento no feriado prolongado

“Em relação a incentivo para a parte de loteamentos e novos empreendimentos, vem trazendo com esses programas tranquilidade e possibilitando uma melhor gestão de fluxo de caixa para o empresário, principalmente não gerando custos, e incentivando uma nova onda de investimentos, uma nova onda de crescimento do município, sempre com muita responsabilidade”, acrescentou Flávio.

Para começarem a vigorar, os programas “Regulariza” e “Avança Rondonópolis” precisam agora serem aprovados pelos vereadores e, depois, pela sanção do prefeito – algo que espera-se que seja concluído até o final deste mês.

 


COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA