CUIABÁ
Quarenta e quatro representantes do Conselho da Mulher se reúnem para a avaliação anual com a presença da primeira-dama Márcia Pinheiro
CUIABÁ
Os 44 membros do Conselho Municipal da Mulher se reuniram na última terça-feira (11), no auditório da Secretaria Municipal da Mulher, para realizar a avaliação anual das atividades, garantindo a fiscalização dos projetos e a participação na construção de futuras políticas públicas direcionadas às mulheres em Cuiabá.
O encontro contou com a presença da primeira-dama Márcia Pinheiro, principal articuladora da integração do Conselho à estrutura da Secretaria da Mulher, considerada um marco histórico para as políticas voltadas ao público feminino cuiabano.
“Consideramos um marco histórico para Cuiabá porque essas mulheres, que estão nos bairros, conhecem de perto as necessidades das cuiabanas. Isso proporciona maior eficácia aos projetos, que já são referência em todo o Brasil”, destacou a primeira-dama.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Cuiabá tem se consolidado como referência nacional em políticas públicas voltadas às mulheres.
Programas como o Qualifica Cuiabá, o Programa de Auxílio aos Órfãos do Feminicídio e o Espaço de Acolhimento já são replicados em diversas cidades brasileiras e, inclusive, servem como modelo para a criação de leis nacionais.
De acordo com a presidente-conselheira, Vera Lúcia Rolin, a integração trouxe significativas melhorias organizacionais, garantindo melhor suporte à população.
“O Conselho foi reestruturado com um novo regulamento, uma sede nas instalações da Secretaria da Mulher e toda a estrutura necessária para atender associações de bairros, clubes de mães e outras entidades afins”, explicou Vera.
O órgão colegiado também orienta a Secretaria nas diretrizes para o planejamento e a implantação de programas e ações de políticas públicas. Além disso, assegura à população feminina a promoção da cidadania plena e a eliminação de todas as formas de discriminação.
“Nós também temos a função de acompanhar e avaliar os programas, projetos e serviços desenvolvidos no município, voltados especificamente para as mulheres. Fortalecemos a participação em seminários, fóruns e conferências sobre assuntos de interesse das mulheres, difundindo conhecimentos e colhendo sugestões para a atuação da Secretaria”, concluiu Vera.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásMaurício Mattar faz harmonização facial e comemora resultado natural: ‘Natural’
-
Rondonópolis5 dias atrásRondonópolis inova com dia de lanche especial na merenda escolar
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásVirginia Fonseca exibe presentes de luxo e momento romântico com Vini Jr: ‘Presentão’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásThiago Martins lança último volume do Quintal do TG com clipe inédito: ‘Ao vivo’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásAnitta lança ‘Choka Choka’ de Shakira e divulga lyric video: ‘Tô muito choka choka’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásFernanda Paes Leme mostra rotina de pilates e brinca com seguidores: ‘Gostosa!’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásBruna Gonçalves mostra treino ao lado de Ludmilla e brinca: ‘Nosso personal que lute’


