CUIABÁ

CUIABÁ

Estudantes da rede pública municipal de Cuiabá são premiados nas categorias conto e música do Projeto MPT na Escola

Publicados

CUIABÁ

Os estudantes Kaio Alfaias Silva Amaral, 7º Ano da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Dr. Estevão Alves Correa e Felipe Guilherme de Lima Albuês, 4º Ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Luis Borges Garcia foram premiados nas categorias Música (2º lugar) e Conto (3º lugar), respectivamente, na etapa estadual do Projeto MPT na Escola 2024. A cerimônia de entrega dos Prêmios aconteceu na última quarta-feira (23), no Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 23º Região (PRT23), com a presença de estudantes, professores coordenadores, pais e representantes de 10 escolas de Mato Grosso. Os estudantes mais bem colocados de cada categoria receberam medalhas e troféus.

A premiação, dividida em quatro categorias – Conto, Desenho, Música e Poesia –, visa selecionar e premiar produções artístico-culturais de estudantes da rede pública de ensino fundamental, relacionadas à proteção da criança e do adolescente.

Pelo segundo ano consecutivo, a premiação é dividida em três grupos temáticos: “Trabalho infantil”, para estudantes dos 4º e 5º anos (Grupo I); “Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional”, para estudantes dos 6º e 7º anos (Grupo II) e “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho”, para estudantes dos 8º e 9º anos (Grupo III).

Projeto

O MPT na Escola, criado em 2009, é promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho e, faz parte do Projeto Resgate a Infância/Eixo Educação.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá disponibiliza ônibus extras para o Enem neste domingo (3)

O projeto é composto de vária etapas que incluem capacitação técnica de assessores das Secretarias Municipais de Educação participantes com palestras, exibição de vídeos, dinâmicas e debates sobre o conceito de trabalho infantil, os mitos e as concepções equivocadas sobre o assunto e as consequências dessa prática no futuro das crianças; capacitação dos coordenadores e pedagógicos e professores das unidades educacionais participantes; designação dos temas a serem abordados em sala de aula pelos professores sempre relacionados à temática do combate ao trabalho infantil e a inserção legal do adolescente no mercado de trabalho; incentivo aos estudantes para a elaboração de trabalhos que permitam uma avaliação dos resultados da ação.

Para coroar esse processo e reconhecer o empenho de estudantes e professores, é realizado o Prêmio MPT na Escola, que seleciona os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto.

Premiação

O objetivo principal da etapa estadual de premiação é levar a temática do trabalho infantil à sociedade por meio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre o tema e, fomentar a participação de crianças e adolescentes em ações de mobilização, conscientização, proteção e prevenção do trabalho infantil, além de iniciativas de promoção à saúde e segurança no trabalho.

Leia Também:  Secretário Marcrean protocola com o Ministro das Cidades projeto para construção de 1.843 casas

Ambos os prêmios são nacionais, mas compreendem três etapas até sua finalização: local (municipal), estadual e nacional.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a premiação. “É com muito orgulho que conhecemos os premiados da rede municipal pelos trabalhos desenvolvidos durante o período do projeto nas unidades e o resultado da parceria envolvendo ações que buscam o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos e das políticas de erradicação do trabalho infantil”, disse Débora Marque Vilar.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende, destacou a importância da iniciativa para a comunidade escolar. “As unidades educacionais contempladas com o Projeto MPT na Escola fomentam em seu currículo temas relativos à erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. A participação de outros atores promovendo a discussão com a participação de estudantes, professores, equipes gestoras e as famílias, no ambiente escolar, só tem a contribuir com a formação das nossas crianças”, disse Marcela Rezende.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina

Publicados

em

Imagens instagram

O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.

Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.

Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro assina Decreto concedendo 11.92% de RGA do ano de 2022 aos servidores da Educação

O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.

Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA